domingo, 14 de novembro de 2021

Bárbara Timo enfrenta depressão, perde peso e se desafia para Paris 2024


No alto do pódio do Grand Slam de Paris, a medalha no peito de Bárbara Timo era especial. No último ano a brasileira naturalizada portuguesa havia enfrentado duas cirurgias, despedido-se precocemente no Mundial e nas Olimpíadas e descoberto que sofria de depressão. A perda de peso intensificada pelo tratamento a levou a um novo desafio na categoria até 63kg, na qual começa a corrida olímpica para Paris 2024 com um título e motivação para seguir em frente.

Pódio do Grand Slam de Paris teve a britânica Lucy Renshall, Barbara Timo, a francesa Manon Deketer e a polonesa Angelika Szymaska — Foto: Getty Images

Bárbara assumiu a nova cidadania em 2018 graças a um projeto do Comitê Olímpico Português e da Federação Portuguesa de Judô. No ano seguinte alcançou a maior glória da carreira com o vice-campeonato até 70kg no Mundial de Tóquio. Mas, depois da prata, uma lesão no cotovelo a castigou. Logo após a segunda cirurgia, em fevereiro de 2021, sentiu um grande pico de ansiedade e decidiu que precisava buscar ajuda especializada.

A perda de peso havia começado em 2020 com as mudanças de hábitos forçadas pela pandemia. E a medicação para lidar com a depressão acelerou este processo, com Bárbara chegando aos Jogos de Tóquio com peso considerado baixo para a categoria. Eliminada nas oitavas, ela avaliou as possibilidades para o futuro.

- Eu sentia que não tinha motivação de fazer o mesmo caminho. Eu tinha opção de parar, fazer transição de carreira... Olhei para o meu peso e também vi a opção de descer (de categoria). Não foi nada decidido na hora. Tanto que só falei para minha família mesmo. Estava no Brasil e fazendo dieta. Ninguém entendia nada, porque eu estava de férias. A vida de atleta é tão difícil, tão dura, e temos que buscar algo que nos motive e nos leve além pelos nos próximos três anos. E deu certo, eu já ganhei o Grand Slam.

Bárbara Timo ergue as mãos à cabeça ao comemorar título do Grand Slam de Paris — Foto: Gabriela Sabau / IJF

Foi justamente uma semana antes da vitória em Paris, na primeira competição que disputou já no início do novo ciclo, que Bárbara tornou pública a perda de peso e a luta diária conta a depressão. Abriu o coração nas redes sociais, concedeu algumas entrevistas a veículos de imprensa portugueses e depois se questionou se o momento era oportuno para se expor. Mas, com a conquista na França, ficou aliviada sentindo que tinha tomado as decisões corretas.

- Não quis falar com ninguém antes porque não queria que sentissem pena. A forma que eu falei foi sem pretensão e acabou tendo tanta repercussão que eu não imaginava. Tive tantas mensagens boas, me apoiando, pessoas falando que também passam por isso. Não é algo muito confortável de falar sobre, mas temos que normalizar um pouco, encarar que faz parte da vida. Pessoas que têm depressão podem ter sucesso.

Bárbara Timo, de quimono branco, imobiliza a britânica Lucy Renshall na final do Grand Slam de Paris — Foto: Gabriela Sabau / IJF

Bárbara segue em tratamento e com clareza da importância de viver um dia de cada vez, normalizando algumas das dificuldades que naturalmente enfrentará pelo caminho. Neste processo, ela ressalta a importância de o movimento esportivo entender que o ambiente de treinamento tem relação direta com a saúde mental do atleta..

- Acho muito importante um ambiente de alto rendimento ser um ambiente saudável. O atleta já é uma pessoa autocritica, dá o limite. Acho importante clubes, federações, treinadores perceberem que é importante ter um clima saudável. Já há a concorrência no próprio campeonato, mas o clima de disputa, aquele ambiente hostil por muitas vezes não é saudável.

- A carreira de atleta tem um fim. Nós apostamos tudo na nossa vida. Saí do meu país, mudei de continente, troquei tudo por isso. Sei mais do que ninguém o quanto lutei por isso. Mas é muito mais do que conquistar medalhas. É sobre amizade, sobre os valores do esporte. Com certeza um atleta em um ambiente saudável vai produzir muito mais.

Por: Helena Rebello — Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada