quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Por último mas certamente não menos importante


Abu Dhabi se prepara para receber o último evento do World Judo Tour, em uma temporada que cumpriu todas as promessas. Apesar da situação de saúde global que coloca o mundo do esporte no caminho de um grande desafio, o judô tem conseguido se unir em torno de seus valores para oferecer um espetáculo que atenda às altas expectativas que milhões de fãs depositam em nosso esporte todos os anos.

2021 começou em Doha com o Mundial de Judô que deu o tom para este ano olímpico. Depois os acontecimentos se sucederam, no mais estrito respeito ao protocolo sanitário, garantindo a segurança de todos.

Agora estamos em Abu Dhabi, onde o World Judo Tour está presente desde o primeiro Grande Prêmio de Abu Dhabi, em 2009. Para abrir os procedimentos, a Diretora de Eventos da IJF, Dra. Lisa Allan, deu as boas-vindas a dignitários, convidados e toda a comunidade do judô ao 2021 Abu Dhabi Grand Slam e apresentou os presentes no sorteio.

O Diretor-Geral da IJF, Sr. Vlad Marinescu, então ofereceu algumas palavras calorosas: "Olá e bem-vindo ao Grand Slam de Abu Dhabi, o final da temporada. Gostaria de agradecer ao Conselho de Esportes de Abu Dhabi por seu trabalho árduo e colaboração. É um prazer sempre voltem para sua cidade com o tradicional sempre visível, mas com um toque moderno. Obrigado a todas as delegações, treinadores e funcionários por todo o trabalho árduo ao longo do ano. É um prazer absoluto continuar a levar o judô para os atletas e fãs de judô ao redor o mundo, depois de um período tão difícil. ”

Vlad Marinescu

Em nome da nação anfitriã, o Vice-Presidente da Federação de Luta Livre e Judô dos Emirados Árabes Unidos, Sua Excelência Naser Al Badoor fez seu discurso de boas-vindas: “Prezado Presidente da IJF, membros do Comitê Executivo, treinadores, funcionários e convidados, pois é nosso Golden Jubilee National Day e em nome do nosso presidente, gostaria de dar as boas-vindas a Abu Dhabi e à 11ª edição do evento Abu Dhabi World Judo Tour. Em parceria com a IJF, continuamos a garantir que a saúde seja uma prioridade neste momento de mudança. Gostaria de agradecer aos heróis da linha de frente por sua bravura durante a pandemia. Desejo a todos os judocas e times o melhor durante a competição e durante sua estada nos Emirados Árabes Unidos. ”


O Dr. Allan então entregou os lembretes necessários da competição e informações atualizadas do programa: “Pedimos a todos os participantes que sigam as regras para manter todos seguros, respeitando os regulamentos dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi e IJF Covid. Devemos continuar a proteger o trabalho árduo investido durante sua carreira. A segurança de todos é nossa maior prioridade e isso significa que todos os participantes devem permanecer dentro da bolha da competição, usar máscaras e higienizar regularmente. É responsabilidade de toda a família do judô. 

Além dos regulamentos da Covid, todas as informações do programa da competição podem ser encontradas no canal Telegram do evento. ”

O Diretor de Arbitragem Principal da IJF, Sr. Armen Bagdasarov explicou os assuntos de arbitragem e reiterou que a Comissão de Arbitragem está presente com quatro Supervisores de Arbitragem e muitos árbitros dos Jogos Olímpicos, bem como os novos árbitros do World Judo Tour. “Desejo a todos boa sorte neste último evento do ano.”

O Diretor de Esportes da IJF, Vladimir Barta, conduziu a mecânica do sorteio com suas próprias boas-vindas: “Estamos prontos para fechar o ano e também a temporada olímpica. Obrigado a todos os colaboradores e equipas pelo seu trabalho neste período. Agora vamos nos preparar para o ciclo de Paris. ”

Finalmente, o Dr. Allan fechou o sorteio, “Por favor, use #JudoAbuDhabi e acompanhe todos os resultados e a transmissão ao vivo no Live.IJF.org para o que promete ser uma competição muito emocionante aqui na bela Abu Dhabi.”

Com o sorteio concluído, o potencial para partidas espetaculares é claro. Uma forte seleção francesa já viajou, por exemplo, com 21 atletas. É uma equipa composta por ex-glórias como Loïc Pietri e Marie-Eve Gahié, ambas campeãs mundiais e estreantes Francis Damier e Chloe Devictor. É também com grande prazer que observamos o retorno de Amandine Buchard, medalhista de prata em Tóquio e agora pronta para lançar o próximo capítulo de sua já tão bem sucedida carreira.

Amandine Buchard nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Notamos a presença de Telma Monteiro (POR) na categoria -57kg, cujo recorde é absolutamente incrível: 1 medalha olímpica, 5 medalhas mundiais, quatro vezes no pódio Mundial Masters de Judô, 17 WJT podia e 11 medalhas continentais. Ela ainda está motivada para competir no mais alto nível.

Com -63 kg, Andreja Leski (SLO) dominou o Grande Prêmio de Zagreb há algumas semanas e parece estar em muito boa forma depois de sua medalha de prata no Campeonato Mundial em junho. Ela estará mais uma vez no topo do pódio?

Com 20 competidores inscritos nas divisões masculina e feminina, a Mongólia mostra que deseja estar entre os melhores nos próximos anos. É o caso de muitas nações, já em plena preparação. Ramazan Abdulaev dará início à campanha russa. O três vezes medalhista do World Judo Tour em 2021, em Tel Aviv, Kazan e Paris, quer encerrar sua temporada com a nota máxima.

Lasha Shavdatuashvili é um herói, sem dúvida, e não apenas na Geórgia. O tricampeão olímpico e agora campeão mundial, desde junho em Budapeste, está de volta e isso revela o nível desta edição do Grand Slam de Abu Dhabi.

Shavdatuashvili (GEO), triunfante em Budapeste, junho de 2021

Matthias Casse (BEL) também está presente nos Emirados Árabes Unidos Depois do título mundial em Budapeste e da medalha de bronze em Tóquio neste verão, sua volta não foi fácil, com o campeão belga não conseguindo chegar ao pódio em Paris muito recentemente. Abu Dhabi vai sorrir para ele?

A seleção uzbeque, comandada pelo técnico Ilias Iliadis, já se prepara para o Mundial do ano que vem, em Tashkent. Nove atletas estão presentes em Abu Dhabi. É seguro imaginar que alguns conseguirão medalhas.

Cada categoria terá seu grupo de favoritos e azarões, enquanto mais uma vez a categoria -100kg mostrará alguns competidores com armários de medalhas cheios e também aqueles que se tornaram regulares na tribuna: Arman Adamian (RUS), Shady Elnahas (CAN), Michael Korrel (NED), Toma Nikiforov (BEL).

Cada categoria está indecisa, pois os atletas de ponta podem não estar em sua melhor forma e os jovens estão se esforçando muito para chegar aos holofotes. É por isso que Abu Dhabi não será apenas o último evento da temporada, mas também um bom indicador do que acontecerá nos próximos meses.

Amanhã já está quase a chegar e convidamos você a curtir a batalha final de 2021, em Abu Dhabi. 

Fotos: Emanuele Di Feliciantonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada