domingo, 7 de novembro de 2021

Com Fernando Catalano como Mestre de Cerimônias, São Paulo homenageia pioneiras do judô

Felipe, Cristina, Fernando e Bell

Em cerimônia realizada neste sábado, 06 de novembro, no dojô do Centro de Aperfeiçoamento Técnico (CAT) da FPJ, judocas de São Paulo prestaram homenagens às judocas pioneiras que participaram do primeiro Campeonato Mundial de Judô Feminino, realizado em Nova Iorque nos Estados Unidos.

Fernando Catalano em ação como cerimonialista

O professor Fernando Catalano Calleja, sexto dan, foi o Mestre de Cerimônias do evento. Lisonjeado e acompanhado da esposa Cristina, da irmã Bell Calleja, ambas faixas pretas, e pelo filho caçula Felipe, publicou uma nota em suas redes sociais onde conta também um pouco da história das pioneiras do judô.


"06/11 - Um dia muito especial e inesquecível para o Judô Feminino Brasileiro! 
Tive a honra em ser o Mestre de Cerimônias da Homenagem “Aos 40 anos do Judô feminino na FPJUDÔ e as Pioneiras do Judô Paulista e Nacional.”

Em 1980, São Paulo e os demais estados do Brasil, organizaram seus campeonatos estaduais visando apurar as representantes da equipe nacional, que iriam para o Primeiro Campeonato Mundial. Em São Paulo na cidade de Americana realizou-se o primeiro Campeonato Paulista. 

As campeãs paulistas: Gislaine Lamano, Selma de Almeida, Solange Pessoa, Heliana do Carmo, Carla Lívia, Patuá e Soraia André, foram as primeiras representantes do estado de São Paulo e passaram a treinar no Dojo localizado na Rua França Pinto. 

Em seguida, rumaram para o primeiro Campeonato Brasileiro de JUDÔ, realizado na Universidade Gama Filho e assim formou-se a seleção brasileira, que representou o Brasil no I Campeonato Mundial em Nova York.

Obrigada mulheres maravilhosas!

Que emoção estar presente ontem e ver esta linda e justa homenagem para  as nossas inspirações de coragem, determinação, resiliência e empoderamento!

Que venham mais momentos  como este e  que a história do judô feminino, seja cada vez mais divulgada e estudada! "

Por: Boletim OSOTOGARI
Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal Família Catalano


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada