domingo, 7 de novembro de 2021

Grand Slam de Baku: Resultados do terceiro dia


No terceiro e último dia do Grand Slam de Baku, eles foram poucos, mas todos corajosos. Não são tantos os 71 judocas divididos em cinco categorias, mas em troca nos ofereceram esforço e talento. Eles foram generosos e apostaram tudo no ippon.

-90 kg A Velha Guarda 

Escreva os nomes: Mammadali Mehdiyev, Nemanja Majdov, Beka Gviniashvili, Altanbagana Gantulga. A categoria de -90kg era como se tivéssemos encontrado a legião do Império Romano que desapareceu no Oriente Médio. Todos veteranos, centuriões endurecidos em mil batalhas. Não entendem de sorte, têm muita experiência para isso e lutam com o desejo dos recém-chegados porque todos buscam a glória que perderam; todos menos um. Mehdiyev, por orgulho patriótico, enquanto luta em casa e porque quando está bem é temível; ele agüentou até o fim. Ele vem de uma vitória em Zagreb e continua entre os dez primeiros. Na final enfrentou o japonês Kosuke Mashiyama, de 22 anos e que não quer respeitar a hierarquia. 

Em outras palavras, a força crescente de Mehdiyev contra o talento técnico incessante dos japoneses contribuíram para uma final atraente. Com estilos tão opostos, pareciam dois esportes diferentes, mas com as mesmas regras. Mashiyama acabou vencendo por três shido, mas isso não era indicativo do ritmo, ferocidade e poder técnico explosivo em exibição.


Resultados finais
1. MASHIYAMA Kosuke ( JPN )
2. MEHDIYEV Mammadali ( AZE )
3. GVINIASHVILI Beka ( GEO )
3. MAISURADZE Luka ( GEO )
5. TAJIMA Goki ( JPN )
5. SHEROV Erlan ( KGZ )
7. TALIBOV Vugar ( AZE )
7. ISMAYILOV Rufat ( AZE )

-78 kg Elegância e Classe

Mulheres com esse peso geralmente são muito altas, com pernas longas e ombros fortes. Eles são fortes e elegantes; eles têm aula. Em Baku, a primeira e a terceira sementes se destacaram: a alemã Luise Malzahn e a israelense Inbar Lanir, números 5 e 15 do ranking mundial. Os dois conquistaram o bronze em Paris, o que significa que em Baku pode haver equilíbrio de forças. 

Malzahn venceu uma competição agressiva com experiência e determinação. Uma pegada limpa trouxe o ouro de volta para a Alemanha com osoto-gari, que Lanir tentou contra-atacar, mas não foi bom o suficiente.

"Estou sempre satisfeito com o ouro. Já faz um tempo que não ganhei. Na verdade, a última vez que estive aqui em Baku em 2019, acho que Baku é um bom lugar para mim. Estou feliz por ter feito um bom trabalho e tudo o que fiz queria tornou-se realidade hoje ", disse Malzahn.


Resultados finais
1. MALZAHN Luise ( GER )
2. LANIR Inbar ( ISR )
3. PRODAN Karla ( CRO )
3. LEON Karen ( VEN )
5. ZENKER Teresa ( GER )
5. DUDENAITE Migle ( LTU )
7. BATBAYAR Erdenet-Od ( MGL )
7. LIALINA Tatiana ( RUS )

-100 kg Garotos de Capuz

Três azeris, dois canadenses, dois brasileiros, 2 mongóis e 2 georgianos: parecia uma luta de gangues pela conquista de um bairro. Shady Elnahas, do distrito canadense, começou a odiar o número 5. Ele foi o quinto no campeonato mundial e nas Olimpíadas. Baku serviu para quebrar essa barreira e chegar à final que lhe correspondia por status. Ele é o número quatro do mundo e mediu forças com o russo Niaaz Bilalov, velha raposa do Tour Mundial de Judô, em forma no final do ano. 

Foi uma luta de kumi-kata em que o russo estava constantemente agarrado, tornando difícil para o canadense acertar seus punhos favoritos. Dois guerreiros canhotos sempre produzirão algumas soluções interessantes. Um minuto e meio para o placar de ouro Bilalov tirou uma técnica de sua mochila que não tínhamos visto durante o resto da luta. Um grande osoto-gari era a passagem segura do russo para o topo do bairro.

“Tive um dia muito intenso e más notícias porque hoje perdi um dente”, declarou Bilalov. -100kg é um bairro muito difícil.


Resultados finais
1. BILALOV Niiaz ( RUS )
2. ELNAHAS Shady ( CAN )
3. SANEBLIDZE Onise ( GEO )
3. IIDA Kentaro ( JPN )
5. KARIMLI Adil ( AZE )
5. HUMBERTO Andre ( BRA )
7. KUMRIC Zlatko ( CRO )
7. JAPARIDZE Mikheil ( GEO )

+ 78kg Luchtansa

Raz Hershko havia entrado em uma nova dimensão. O jovem israelense levou a melhor na categoria peso pesado. Suas vitórias em Antalya e Paris a catapultaram para a parte nobre do ranking e ela era uma clara favorita em Baku. No entanto, a alemã Renee Lucht soube forçar a sorte e derrotou Hershko no período de ouro da semifinal por osae-komi. Lucht ratificou o grande dia da delegação alemã, lutando pelo ouro contra o mongol Adiyasuren Amarsaikhan. Para o judoca alemão foi a oportunidade de voar muito alto porque é lá que se encontra o ouro.  

Lucht ratificou o grande dia da delegação alemã, lutando pelo ouro contra o mongol Adiyasuren Amarsaikhan. Para o judoca alemão foi a oportunidade de voar muito alto porque é lá que se encontra o ouro. Era tudo uma questão de poder, mas finalmente Lucht usou um judô técnico fantástico para lançar para o ippon com um enorme makikomi. Ela voltou para casa com sua primeira medalha de ouro do Grand Slam como cartão de embarque.

Para Lucht, "Foi uma boa competição. Lutei muito até o último segundo e estou muito feliz que minha primeira medalha de Grand Slam seja ouro."


Resultados finais
1. LUCHT Renee ( GER )
2. AMARSAIKHAN Adiyasuren ( MGL )
3. MARANIC Ivana ( CRO )
3. HERSHKO Raz ( ISR )
5. FACCHOLLI Sibilla ( BRA )
5. SZIGETVARI Mercedesz ( HUN )
7. JABLONSKYTE Sandra ( LTU )

+ 100 kg O tamanho importa 

Na sexta-feira, Keiji Suzuki nos contou sobre Tatsuru Saito e estávamos muito interessados ​​em vê-lo em detalhes. Ele nos disse que é bom. Na verdade, Keiji poderia ter acrescentado que é muito bom, apontando para um prodígio: 19 anos, 1,93cm e 168 quilos. Bem, o menino se move com uma agilidade surpreendente. Em Baku, ele eliminou os dois representantes do Azerbaijão desde o início e um deles, Ushangi Kokauri, foi vice-campeão mundial há quatro anos. Na semifinal, ele se livrou do mongol Tsetsentsengel Odkhuu sem perturbar seu judogi. A final contra Temur Rakhimov, camisa 11 do mundo, permaneceu. Desta vez, após observar Saito, a juventude era uma clara favorita contra o ranking.   

Saito não quer ficar parado, provando que o judô pesado pode ser tão dinâmico quanto qualquer outro peso. Seu primeiro placar veio em um minuto, enquanto ele lutava contra um aperto estranho de Rakhimov. Um sasae-tusuri-komi-ashi reminiscente de Muneta veio em seguida, mas sem pontuação. Faltando 50 segundos para o fim do relógio, Saito de 19 anos terminou o trabalho e, afinal, executou o sasae.


Resultados finais
1. SAITO Tatsuru ( JPN )
2. RAKHIMOV Temur ( TJK )
3. ODKHUU Tsetsentsengel ( MGL )
3. KOKAURI Ushangi ( AZE )
5. PALMINI Tiago ( BRA )
5. HEINLE Sven ( GER )
7. ALLERSTORFER Daniel ( AUT )
7. ERDOGAN Cemal ( TUR )

O Japão terminou em primeiro lugar no quadro de medalhas com cinco medalhas de ouro e vários rostos novos que certamente veremos no topo do pódio. A Rússia terminou em segundo e graças a um esplêndido dia final, a Alemanha subiu para o terceiro lugar. Vejo vocês em breve em Abu Dhabi. 

Por: Jo Crowley, Pedro Lasuen - Federação Internacional de Judô
Fotos: Emanuele Di Feliciantonio e Lars Moeller Jensen





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada