quarta-feira, 26 de maio de 2021

FIJ: TUDO SOBRE A QUALIFICAÇÃO PARALÍMPICA


Demorou mais de um ano e muita paciência para os atletas de judô do IBAS, mas agora temos uma boa notícia para contar! Todas as competições foram canceladas no ano passado devido à pandemia Covid-19. Graças ao IBAS, à IJF e ao Comitê Paraolímpico do Azerbaijão, Baku se tornou a cidade-sede do primeiro Grande Prêmio do IBAS de 2021.

É uma das duas eliminatórias que faltam para os Jogos Paraolímpicos de Tóquio. A campeã paralímpica Lenia RUVALCABA do México declarou em  ibsasport.org , “Com muitos sentimentos, entusiasmo, nervosismo e mais nervosismo, estou começando a jornada depois de mais de um ano sem competir”. 

As palavras de Lenia falam muito sobre a ânsia do judoca, algo que pudemos constatar durante as disputas desse primeiro dia de competição. Estava repleto de judô enérgico, táticas fortes e ótimas técnicas. Como resultado, vimos o surgimento de algumas novas estrelas.


-48kg
Foi Ecem TACIN da Turquia quem encontrou o tão esperado ouro, o primeiro de sua carreira. Ela foi consistente ao longo do dia e com um direito o-uchi-gari comprometido garantiu a vitória, contra Lobar KHURRAMOVA, do Uzbequistão.

As medalhas de bronze foram conquistadas por Shahana HAJIYEVA do Azerbaijão e Yuliia IVANYTSKA da Ucrânia. É uma satisfação ver o país-sede conquistar uma medalha tão cedo na competição. 

Resultados finais
1. TASIN, Ecem B1 (TUR) 2. KHURRAMOVA, Lobar B3 (UZB) 3. HAJIYEVA, Shahana B2 (AZE) 3. IVANYTSKA, Yuliia B2 (UKR) 5. BRUSSIG, Carmen B2 (GER) 5. EKE , Cahide B2 (TUR) 7. PEREIRA, Giulia B1 (BRA) 7. POTAPOVA, Victoria B1 (RUS)


- 60kg
Um dos atletas mais empolgantes para assistir na turnê mundial do IBAS é Florin Alexandru BOLOGA da Romênia. Ele não decepcionou hoje, batendo o medalhista de bronze mundial Vugar SHIRINLI do Azerbaijão nas semifinais. Em uma final muito acirrada com o atual campeão paraolímpico Sherzod NAMAZOV do Uzbequistão, foi este último quem abriu o placar, mas o incansável BOLOGA continuou atacando e avançando até marcar waza-ari, mudando de seoi nage para o-ochi-gari . Depois disso, era apenas uma questão de tempo até que NAMAZOV pegasse seu terceiro shido, para passar outro ouro para BOLOGA.

As medalhas de bronze foram entregues a Anuar SARIYEV do Cazaquistão e Vugar SHIRINLI do Azerbaijão. 

Resultados finais
1. BOLOGA, Florin Alexandru B1 (ROU) 2. NAMOZOV, Sherzod B3 (UZB) 3. SARIYEV, Anuar B3 (KAZ) 3. SHIRINLI, Vugar B3 (AZE) 5. OULDKOUIDER, Ishak B2 (ALG) 5. ZURABIANI, Zurab B3 (GEO) 7. MARQUES, Thiego B3 (BRA) 7. SUKHBAATAR, Yadamdorj B3 (MGL)


-52kg
Na categoria de -52kg, o favorito paraolímpico e número um do mundo Inna SYCH da Ucrânia (anteriormente Inna CHERNIAK) estava faltando hoje. As cabeças-de-chave Cherine ABDELLAOUI da Argélia e Sevinch SALAEVA do Uzbequistão não hesitaram em aproveitar a vantagem e chegar à final. Foi ABDELLAOUI quem derrotou SALAEVA com um judô enérgico e confiante para ganhar o ouro. Após 31 segundos de pontuação de ouro, SALAEVA pegou seu terceiro shido e teve que se contentar com a prata.

As medalhas de bronze foram concedidas a Yui FUJIWARA do Japão e Basti SAFAROVA do Azerbaijão.

Resultados finais
 1. ABDELLAOUI, Cherine B3 ALG) 2. SALAEVA, Sevinch B3 (UZB) 3. FUJIWARA, Yui B3 (JPN) 3. SAFAROVA, Basti B3 (AZE) 5. ABDULLAYEVA, Sabina B2 (AZE) 5. BRUSSIG, Ramona B2 (GER) 7. ISHII, Ayumi B2 (JPN) 7. NIKOLAYCHYK, Nataliya B1 (UKR)


-66kg
Nos últimos anos, o Azerbaijão investiu pesadamente no judô paraolímpico e está valendo a pena. O jovem Namig ABASLI (AZE) está se destacando na categoria -66kg. Depois de conquistar as medalhas de prata e bronze no GP do IBAS anterior, ele agora conseguiu subir ao topo do pódio, tendo enfrentado o experiente campeão paraolímpico Utkirion NIGMATOV do Uzbequistão, na final. Era o NIGMATOV que parecia dominante em ne-waza, até que se enredou em osae-komi-waza. Foi uma grande vitória para o jovem azerbaijano.

As medalhas de bronze foram reivindicadas por Eduardo GAUTO GALLEGOS da Argentina e Uchkun KURANBAEV do Uzbequistão.

Resultados finais
1. ABASLI, Namig B2 (AZE) 2. NIGMATOV, Utkirjon B3 (UZB) 3. GAUTO GALLEGOS, Eduardo B1 (ARG) 3. KURANBAEV, Uchkun B3 (UZB) 5. KHORAVA, Davyd B2 (UKR) 5. ORAZALYULY, Olzhas B3 (KAZ) 7. AAJIM, Munkhbat B3 (MGL) 7. TANAKA, Robert B3 (EUA)


-57kg
Aqui brilhou outra estrela em ascensão do Azerbaijão. Foi Sevda VALIYEVA quem mostrou um judô atraente o dia todo. Infelizmente, não pudemos ver um confronto entre ela e o atual campeão mundial, Zeynen CELIK da Turquia, já que este último saiu da competição, mas vimos uma repetição da final do último Grande Prêmio do IBAS em Tashkent, Uzbequistão. Em 2019, foi Parvina SAMANDAROVA, do Uzbequistão, quem garantiu a vitória. Desta vez, VALIYEVA venceu de forma convincente. Nos segundos finais do concurso, ela apareceu com um belo maki-komi do lado esquerdo para levar o ouro.

As medalhas de bronze foram para Lucia ARAUJO do Brasil e Afag SULTANOVA do Azerbaijão.

Resultados finais
1. VALIYEVA, Sevda B3 (AZE) 2. SAMANDAROVA, Parvina B3 (UZB) 3. ARAUJO, Lucia B3 (BRA) 3. SULTANOVA, Afag B2 (AZE) 5. CELIK, Zeynep B2 (TUR) 5. OVCHINNIKOVA , Natalia B1 (RUS) 7. GONZALEZ, Laura Candela B2 (ARG) 7. HIROSE, Junko B2 (JPN)

-73kg
Em uma forte categoria de -73kg, com a presença do atual campeão paraolímpico Ramil GASIMOV do Azerbaijão e do atual campeão mundial Feruz SAYIDOV do Uzbequistão. Giorgi KALDANI pode ser declarado a surpresa do dia, vencendo os dois a caminho da final. Aqui ele teve que enfrentar o vencedor do Grande Prêmio de Tashkent de 2019, Vasilii KUTUEV da Rússia. Em um longo concurso de pontuação de ouro, foi KUTUEV que apresentou a maioria dos ataques perigosos. KALDANI não apenas os defendeu, com um grande pedaço de ashi-waza ele terminou o dia com um estrondo e uma merecida medalha de ouro.

Resultados finais
1. KALDANI, Giorgi B2 (GEO) 2. KUTUEV, Vasilii B2 (RUS) 3. KORNHASS, Nikolai B2 (GER) 3. KURBANOV, Shakhban B2 (RUS 5. ENKHTUYA, Davaadagva B3 (MGL) 5. GASIMOV, Ramil B2 (AZE) 7. IAFA, Djibrilo B1 (POR) 7. MAHOMEDOV, Rufat B3 (UKR)

Por: Esther Stam 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada