quarta-feira, 26 de maio de 2021

HOLANDA: CAMPEÃO MUNDIAL VAN 'T END FOCADO NOS JOGOS OLÍMPICOS


Uma foto de mais de vinte anos atrás mostra Anton Geesink com um grupo de crianças que ele ensinou. Um menino se destaca porque é muito pequeno e usa óculos. Esse é Noël van 't End. Mais tarde, ele seguirá os passos do lendário holandês ao se tornar campeão mundial no mesmo salão, o famoso Budokan em Tóquio, onde Geesink conquistou o ouro olímpico em 1964. Van 't End também venceu um oponente do Japão, o berço do judô, na cova dos leões na final.

O Budokan Hall em Tóquio é a Meca do judô, um templo erguido para os Jogos Olímpicos de Tóquio de 1964, que mais uma vez sediará os eventos de judô dos próximos Jogos Olímpicos. Dois anos antes desta reunião olímpica, o Nippon Budokan, uma estrutura octogonal atraente ainda ostentando suas características arquitetônicas originais, estava hospedando o Campeonato Mundial de 2019. “Quando eu entrei no Budokan”, lembra Van 't End, “havia pôsteres de Anton Geesink por toda parte. Eu quase podia sentir sua presença, como vibrações. Então, antes de cada luta, pedi a ele que me ajudasse. Principalmente antes da final . "

Quando ele subiu ao tatame com uma medalha de ouro do Campeonato Mundial em jogo, Van 't End estava seguindo os passos pioneiros de seu compatriota Geesink. 35 anos depois, ele também enfrentou um judoca japonês diante de uma multidão expectante.

“Fechei os olhos e pedi ajuda a Anton mais uma vez, para vencer um japonês na final, assim como ele.”

Ao derrotar Shoichiro Mukai, Noël van 't End conquistou à Holanda o primeiro título mundial em 10 anos. Ele permanece convencido até hoje de que foi levado pelo espírito da lenda de Utrecht. “Anton esteve aqui comigo o dia todo”, diz ele.

Desta vez, quando Van 't End ganhou o ouro, o Japão não derramou uma lágrima. Embora continue sendo a nação líder no judô mundial, pelo menos aprendeu a dividir os despojos. A derrota de Mukai em casa foi uma decepção, mas não um drama nacional. Mas durante as Olimpíadas de Tóquio, 55 anos antes, a história era diferente. Naquela época, um homem - embora um homem da estatura elevada de Anton Geesink - conseguiu colocar um país inteiro de joelhos.

Em " Superman" Noël van 't End fala sobre o longo e cansativo caminho para o sucesso final que o levou a enfrentar muitas derrotas e outros contratempos. Menos de um ano antes de conquistar o título mundial em 29 de agosto de 2019, ele ainda estava no auge de sua carreira no judô e pensava em desistir. Agora ele está cheio de confiança e seu próximo objetivo é, claro, se tornar o campeão olímpico em Tóquio em 2021 e evitar o campeonato mundial em Budapeste.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada