terça-feira, 25 de maio de 2021

FIJ: 'JUDOQUINHAS' - UMA FAMILIA DO JUDÔ


Judoquinhas é uma série de projetos criados no Brasil em 2016, integrando a sabedoria do judô com as mais modernas descobertas científicas no campo do desenvolvimento humano, de forma adaptada à linguagem infantil. Inspirado pelo legado de Jigoro Kano Shihan, o judôquinhas expande e aprofunda a conexão das crianças com o judô, cultivando o amor pelo aprendizado e enraizando os princípios e valores que fazem do judô um estilo de vida vencedor profundamente em seus ambientes.

Atualmente, o Judoquinhas oferece mais de 150 vídeos educacionais, vistos mais de 2 milhões de vezes e reúne mais de 24.000 assinantes em 50 países do mundo.

“A nossa equipe é a nossa família, composta pelo meu marido, pelos meus dois filhos e por mim. Com exceção do meu filho mais novo, cada um de nós trabalha profissionalmente na área do desenvolvimento humano e também somos todos professores de judô”, disse Patrícia Amaral.

“O judô faz parte do estilo de vida da nossa família, mas nem sempre foi assim. Houve uma época em que eu e meu marido éramos apenas pais de 'judoquinha'. Inicialmente acreditávamos que aprender a lutar ajudaria nosso filho mais velho a enfrentar as lutas da vida. Afinal, o maior sonho de todos os pais é preparar seus filhos para lutar pelos seus sonhos, ter uma vida de sucesso e se tornarem pessoas realizadas e felizes. pensando nisso, concordamos em matriculá-lo nas aulas de judô da escola ”, acrescentou.


Como pais, participavam de todas as atividades do filho e procuravam proporcionar-lhe as melhores oportunidades no esporte. No entanto, eles estavam totalmente desconectados da profundidade do judô e não entendiam realmente como a sabedoria do judô poderia ser usada como uma ferramenta poderosa de transformação e educação.

Vários anos se passaram antes que Patrícia e seu marido decidissem praticar judô junto com o filho, “Na nossa vida de família existe um antes e um depois do judô. Começamos a frequentar os treinos no dojo 'Judocas de Cristo Missão Internacional'. o começo era apenas para praticar atividade física, até que começamos também a experimentar os poderosos benefícios do judô em outras áreas da vida e adotamos o judô como um estilo de vida vencedor.

Uma das transformações mais incríveis que nos aconteceram foi em relação à maneira como vemos a vida. Abandonamos a mentalidade que antes nos limitava a apenas nos ajustar e nos adaptar ao mundo à nossa frente. Mudamos para uma mentalidade mais potente que nos impele a viver nossos sonhos e trabalhar nosso potencial para fazer a diferença, para influenciar e contribuir para a construção de um mundo melhor para o benefício de todos. À medida que treinávamos juntos, o desejo de aprofundar os ensinamentos de Jigoro Kano se tornou mais importante. À medida que estudávamos, começamos a identificar várias pontes entre as ideias de Jigoro Kano e nossos próprios campos de estudo. Juntos, esses estudos representaram nosso ponto de inflexão. "


Patrícia e seu marido queriam que outras famílias experimentassem o mesmo, a fim de descobrir e adotar o mesmo estilo de vida vitorioso do judô. Eles queriam trazer o judô para dentro de casa e esperavam que outros pais procurassem saber mais sobre judô, junto com seus filhos. “Acreditamos que ao se aproximarem do esporte, eles conseguiriam criar um vínculo mais forte com os filhos e fortalecer suas famílias. Quem sabe, talvez também usassem o judogi e, como nós, experimentassem o judô e descobrissem juntos as suas potencialidades com seus filhos no tatame e depois se tornarão pais de judocas melhores do que antes. "

Com o tempo, o casal e o filho mais velho se formaram e se tornaram faixas pretas. Como faixas-pretas, eles têm a convicção de que têm a responsabilidade de passar o legado de Jigoro Kano para outras pessoas.

Em meio a tudo isso, um segundo filho nasceu. Eles queriam que ele amasse judô assim como eles. “Eu estava constantemente em busca de materiais, vídeos e recursos que pudessem ensinar judô na linguagem de uma criança, mas naquela época não encontrava o que procurava. Comecei então a desenhar e refinar algumas atividades para ajudar as crianças em diferentes projetos sociais da 'Judocas de Cristo Missão Internacional' e de incentivo ao nosso filho. O resultado foi muito positivo. As crianças se identificaram com os personagens, entenderam melhor os conceitos, levaram as atividades para casa e mostraram aos pais. as atividades eram restritas ao nosso dojo e eram feitas apenas no papel ”, explica Patrícia.


Ela também disse: "Então, queríamos dar um passo maior e transformar nosso trabalho no legado de nossa família para a sociedade, mas como poderíamos fazer isso? Nossa estratégia foi baseada em um esquema adaptado para falar com as crianças e optamos por fazê-lo através de vídeos e outros materiais, que enfocam história, filosofia, técnicas, comportamento e outros aspectos do desenvolvimento humano. Não sabíamos quais seriam as repercussões na comunidade do judô, mas colocamos nossa estratégia em prática e, como primeira iniciativa, iniciamos um canal no YouTube em 2016 e batizamos nosso projeto de Judoquinhas. ”

Rapidamente eles receberam centenas de comentários de crianças, pais e professores de judô, expressando seu apoio e apreço pelos vídeos, até sugerindo conteúdo. Com base nesse impacto positivo, eles começaram a tratar seu canal no YouTube como um dojo virtual, que atualmente é composto por mais de 24.000 corações apaixonados pelo esporte.

“Uma de nossas ações mais significativas foi a celebração do tema 'Mais fortes juntos' do Dia Mundial do Judô de 2020. Todos os anos participamos da campanha FIJ WJD. Em 2019, por exemplo, mobilizamos nossa comunidade local e virtual para plantar árvores, mas 2020 foi um ano atípico. O FIJ convocou judocas de todo o planeta para se unirem para lutar pela proteção dos valores universais da humanidade e para superar a crise global gerada pela pandemia de Covid-19. Precisávamos criar algo que realmente pudesse ajudar as crianças a superar os desafios do presente e permitir que se sintam capazes e confiantes para transformar o futuro.


Um programa baseado nas 17 metas das Nações Unidas para 2030, as metas de educação do século 21 da UNESCO, o programa Valores Olímpicos do COI e o Projeto 'Meu Herói', projetado para celebrar o melhor da humanidade, foi desenvolvido.

“Foi um desafio criar o programa Stronger Together Judoquinhas e disponibilizá-lo para a comunidade, pois não tínhamos patrocínio ou parceiros comerciais e trabalhamos no programa na época de nossos outros trabalhos, já que é oferecido à comunidade gratuitamente cobrar. No entanto, estávamos muito animados por podermos, de uma forma criativa e alegre, proporcionar uma experiência de aprendizagem significativa para crianças que já estavam sofrendo muito com os impactos negativos da pandemia em seu desenvolvimento global. "

O trabalho foi muito gratificante. Mais uma vez, muitas mensagens chegaram. Os participantes foram muito ativos e criaram o 'Muro da Atitude' com base nas atividades que realizaram durante todo o mês de outubro.

Como mais uma consequência positiva de todo o trabalho árduo, a Prefeitura de São Paulo reconheceu o impacto do programa na prevenção ao uso de drogas. “Nosso papel como agentes do bem para a sociedade é algo importante para que nossos judocas também se espelhem e se inspirem”.


Com o passar do tempo, os judôquinhas foram ultrapassando as fronteiras do ambiente online, realizando diversas iniciativas durante campeonatos, festivais e outros eventos, “Criamos um conceito inovador dentro dos campeonatos e festivais de judô infantil. Estamos presentes, sempre que possível, com nossas oficinas de judôquinhas, onde montamos nossa mesa amarela cheia de atividades relacionadas ao judô, para crianças, onde os mais jovens podem se divertir à vontade.

Em nossas Oficinas, também realizamos atividades relacionadas ao empoderamento das meninas, como uma extensão do trabalho que já era feito no dojo e em resposta à grande repercussão dos vídeos do canal de Judoquinhas voltados para meninas. A título de exemplo, podemos citar o vídeo explicativo sobre a primeira menstruação e o ciclo menstrual, que atingiu mais de 190.000 visualizações. ”

O que os criadores de Judoquinhas mais valorizam em suas oficinas é a oportunidade de conversar com as crianças e seus familiares. Procuram sempre deixá-los mais positivos, valorizando o aprendizado, a experiência e a diversão. Um dos workshops mais marcantes, por exemplo, foi realizado na renomada Japan House, em São Paulo, como parte integrante do 'DO:' o caminho da virtude.


“Entre nossas maiores conquistas está nossa contribuição como pesquisadores. Tivemos a honra de ter nosso artigo selecionado para a primeira edição das Artes e Ciências do Judô, produzida pela FIJ. Nosso artigo trata das contribuições do judô para o desenvolvimento do século XXI. Na área de gestão, meu filho Caio e eu nos formamos como Gestores pela FIJ ”, completa Patrícia.

“Também tivemos a oportunidade de divulgar o judô por meio da criação de uma série de vídeos enfatizando o poder do esporte como ferramenta de mudança de vida. Realizamos o sonho de gravar a série 'Judô: uma jornada vitoriosa' nos estúdios do YouTube em São Paulo.

Mas este não é o fim da história e atualmente toda a família se dedica ao estudo e preparação de aulas e materiais para o judô inclusivo e o ensino híbrido, “Nosso sonho é promover recursos para que muitas crianças de todo o mundo possam ter acesso à sabedoria do judô podendo vivenciar os benefícios do esporte em sua totalidade porque, afinal, o judô deve sempre se adaptar às novas realidades e cumprir seu papel de disciplina universal e profunda, inventada para alcançar uma vida melhor. ”



A família:

● O Sensei Ricardo Gabriel é bacharel em Educação Física, com especialização em ludicidade, recreação e lazer e em aprendizagem motora para o crescimento e desenvolvimento humano 

● Sensei Caio Gabriel é psicoterapeuta, com especialização em neuropsicologia

● Sensei Patrícia Amaral é fonoaudióloga e especialista em neuropsicopedagogia 

Igor Amaral Gabriel é nossa inspiração, dublador, testador e crítico oficial de nossos conteúdos e materiais.

Conheça o artigo do Judoquinhas na revista Artes e Ciências do Judô na p.60:

As Artes e Ciências do Judô, Volume 1, Nº 1, 2021 Download

Por:  Nicolas Messner e Leandra Freitas - Federação Internacional de Judô

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada