domingo, 23 de maio de 2021

FIJ: A audácia de ser você mesmo


Ele se parece com um guerreiro Viking, com cabelo mais longo e uma barba cheia. Ele diz que está tão ocupado que não tem tempo de ir ao cabeleireiro. Nikoloz Sherazadishvili é um tesouro para qualquer jornalista porque sempre tem uma surpresa reservada. Desta vez, ele foi ainda mais longe e nos dá, exclusivamente, uma pitada de notícias de última hora.

Nikoloz Sherazadshvili

A última vez que nos encontramos com o espanhol foi em Tel Aviv. O ex-campeão mundial e atual número um na categoria –90kg ganhou a medalha de prata em Israel e nos disse que o Campeonato Europeu seria sua última competição antes das Olimpíadas. Agora ele está inscrito para o Campeonato Mundial e aqui começa a história que o leva às grandes novidades. 

"Não foi meu melhor ano", explica ele. “Não tenho estado mal, mas também não estou no meu melhor nível. No começo eu não tinha planos de ir para Budapeste, mas desde fevereiro, as coisas mudaram. " 

Nikoloz faz uma pausa e nos mostra aquele sorriso travesso, quase marcado pelo comércio, que anuncia algo grande. “Mudei de ideia porque gostaria de ser campeão mundial pela segunda vez antes de mudar de categoria”.

Pare a imprensa! Faça uma pausa, retroceda. Diga de novo por favor.

“Depois das Olimpíadas, vou mudar de categoria e competir até -100kg”. Quando ele diz mais tarde, Nikoloz não está se referindo ao próximo ano, mas a setembro de 2021 e ao Grande Prêmio de Zagreb.

A razão é simples; é um problema de peso. O peso é a obsessão do judoca. “Tenho dificuldade em manter o peso ideal, ainda mais com a pandemia e o confinamento. Eu não acho que meu corpo seria capaz de durar mais um ano na minha categoria atual. "

Então, por que mudar então e não antes? Nikoloz sorri novamente. “Quero ser campeão olímpico em duas categorias diferentes. Seria histórico, ninguém teve sucesso aqui. ”

Isso significa que, além de Tóquio, haverá uma continuação para Paris. Isso é o que se chama de planejamento de curto e médio prazo. Claro, ninguém pode dizer que o judoca espanhol não tem ambição! Além disso, é sincero e educado, mas não gosta de diplomacia e anuncia o seu objetivo. 

“O principal objetivo desta temporada é Tóquio. No entanto, não vou tomar Budapeste como um exercício de treinamento. Vou com a intenção de vencer porque o Mundial é algo muito especial. É verdade que vai me ajudar muito a ganhar mais experiência e estudar meus sentimentos um pouco antes dos Jogos, mas não venho como turista ”. 

Em Budapeste estarão os dois lutadores japoneses, Nagasawa Kenta e Murao Sanshiro. Quem fala Japão também fala perigo, para o resto. Também estará Krisztian Toth, número quatro do mundo, no lugar certo para agradar o público porque lutará em casa. 

Nikoloz Sherazadshvili e Francisco Garrigós

“Sinto-me muito bem. Não tenho nenhuma lesão e nos últimos meses mudamos a preparação. O plano físico tem sido muito pesado, mas há alguns meses trabalhamos de uma forma diferente, para sermos mais rápidos e ágeis. Em Budapeste estarei quase em ótima forma, mas chegarei a Tóquio com cem por cento de minhas habilidades físicas. "

Nikoloz não é daqueles que aprecia a ausência dos melhores. Em uma categoria tão aberta, ele gosta que todos estejam lá porque é a própria essência do judô; vencer por habilidade é sempre melhor do que vencer por omissão

“De qualquer forma, o nível é incrivelmente alto com –90 kg. Será na Hungria e será tremendo no Japão. "

Neste ponto, estamos interessados ​​em saber sua opinião sobre os adversários. 

“Qualquer um entre os dez primeiros pode ganhar a medalha de ouro, tanto em Budapeste quanto em Tóquio. Depois vêm os outros! Há muitos que, talvez, nunca conquistem um título importante, mas são perfeitamente capazes de eliminar um dos dez primeiros no primeiro ou segundo turnos. É o que esta categoria tem, mas o mesmo acontece em –81kg e –100kg. É por isso que são categorias tão divertidas. Sempre há surpresas. "

Quino Ruiz é o treinador de Nikoloz. Até a chegada do pupilo e do título mundial em Baku em 2019, Ruiz era o melhor judoca espanhol masculino da história, com medalha de ouro no Europeu e medalha de prata no Mundial. “Ele diz que vamos vencer, tanto em Budapeste quanto em Tóquio. Ele não diz isso para nos animar, mas porque ele realmente acredita nisso."

Nikoloz é o principal planeta da galáxia espanhola, mas não o único. Francisco Garrigós acaba de vencer o Campeonato Europeu na categoria de –60kg e também estará presente em Budapeste. “Ele está em uma forma espetacular e Alberto Gaitero também”, confessa Nikoloz. Ambos treinam diariamente no dojo de Quino Ruiz, nos arredores de Madrid.

Nikoloz acaba de chegar ao dojo, é hora de treinar, então ele conclui a entrevista deixando outra pérola de presente. “Estamos todos convencidos de que a Espanha conquistará mais de uma medalha, tanto em Budapeste quanto nos Jogos Olímpicos”.

O futuro é sempre imprevisível. O que não podemos negar é o entusiasmo e a honestidade de Nikoloz. Como um famoso médico disse certa vez, "conquiste o respeito dos outros tendo a ousadia de ser você mesmo".  

Fotos: Gabriela Sabau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada