quarta-feira, 12 de maio de 2021

Rio Grande do Sul: Com volta de Mayra Aguiar, Sogipa tem sete convocados para o Mundial


Em uma temporada atípica, os atletas de judô terão em sequência as duas principais competições da modalidade quase em sequência, o Mundial e os Jogos Olímpicos, entre junho e julho. E o judô gaúcho estará presente em ambas as disputas. Nesta terça-feira, a CBJ confirmou a convocação de sete atletas da Sogipa para o Mundial, que será realizado em Budapeste, entre 6 e 13 de junho.

A lista de convocados conta com Mayra Aguiar (78kg), que retorna aos torneios após se recuperar de lesão e tentará um inédito tricampeonato mundial para o judô brasileiro. Além dela, o judô gaúcho teve convocados Aléxia Castilhos (63kg), Ketleyn Quadros (63kg), Maria Portela (70kg), Daniel Cargnin (66kg), Rafael Macedo (90kg) e Leonardo Gonçalves (100kg).

Além deles, o Brasil contará com outros 11 atletas: Gabriela Chibana (48kg), Larissa Pimenta (52kg), Ketelyn Nascimento (57kg), Maria Suelen Altheman (+78kg) e Beatriz Souza (+78kg); Eric Takabatake (60kg), Eduardo Barbosa (73kg), Eduardo Yudy (81kg), Rafael Buzacarini (100kg), Rafael Silva (+100kg) e David Moura (+100kg).

CBJ utilizou ranking para convocação

Para o Mundial, a CBJ usou como critério o ranking mundial. Cada país pode inscrever, no máximo, nove atletas mulheres e nove atletas homens. Dessa forma, foram chamados os melhores brasileiros em todas as 14 categorias. Para as dobras, foram selecionados os dois melhores do Brasil por pontos por gênero.

Por meio deste critério, Aléxia e Leonardo se garantiram no grupo, assim como Beatriz e David. Para os Jogos Olímpicos, no entanto, é permitido apenas um judoca por peso.

O Campeonato Mundial é a etapa do circuito da FIJ que mais dá pontos no ranking de classificação olímpica. São 2 mil pontos para o campeão, o dobro de um Grand Slam, por exemplo. Para estar em Tóquio, o atleta precisa figurar entre os 18 melhores de sua categoria ou conseguir uma cota continental pelo ranking do seu continente que classifica apenas um atleta por país.

“Grande feito”

Entre o fim do Mundial e o início dos Jogos Olímpicos, em 24 de julho, são cerca de 40 dias. O calendário atípico chama a atenção, mas o diretor técnico da Sogipa, Antônio Carlos Pereira, o Kiko, garante o grupo focado. “Será um bom treino para os Jogos Olímpicos”, afirmou ele. “Importante é que praticamente já confirmadas cinco vagas nas Olimpíadas. Para o Leonardo, o Mundial será a oportunidade para ele se garantir como o nosso sexto nome em Tóquio.”

A Federação Gaúcha de Judô é a segunda entidade com maior número de filiados na delegação da Seleção Brasileira, atrás apenas de São Paulo, que tem dez. O elevado número foi destacado pelo presidente Luiz Bayard. “Demonstra o trabalho sério desenvolvido aqui no Estado e o crescimento do judô gaúcho”, avaliou. “É um grande feito para a Sogipa e para o RS.”

Por: Assessoria de Imprensa da Federação Gaúcha de Judô


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada