terça-feira, 25 de maio de 2021

ICI: ENAPEGS ONLINE 2021 - DOIS ARTIGOS E UM LIVRO


No maior Congresso de Gestão Social do Brasil, o ENAPEGS Online 2021, Instituto Camaradas Incansáveis (ICI) contribui com dois artigos e um livro.

O ENAPEGS é o Encontro Nacional de Pesquisados e Gestão Social realizado pela Rede de Pesquisadores em Gestão Social (RGS) e organizado por centros de pesquisa na área de gestão social vinculados às universidades desde o ano de 2007, que reúne cerca de 450 pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. Além de pesquisadores brasileiros, progressivamente a rede de pesquisadores em gestão social passou a estabelecer laços com pesquisadores de outros países, a exemplo de Chile, França, Espanha, Equador, Argentina e Colômbia, que participam dos Enapegs e/ou vinculam-se a projetos em curso.


O Enapegs consiste em um fórum bianual de pesquisadores, estudantes e todo o conjunto de profissionais atuantes na área de gestão social com interesse em estudar, pesquisar e ensinar as temáticas em torno deste campo de saberes e práticas interdisciplinares, promovendo a apreensão, prospecção, discussão e difusão de conhecimentos teóricos e práticos que compreenda a Gestão Social. A cada ano, busca-se aprofundar um tema já presente nos debates e que esteja em consonância com a instituição e região que o acolhe.

O ENAPEGS é um ambiente de aproximação, pois sua concepção foi pensada para realizar a discussão relacionada as práticas e o debate conceitual. Neste sentido é que damos privilégio a exposição de práticas de referência em gestão social advindas de organizações públicas, privadas e da sociedade civil que promovem o desenvolvimento ou aprimoramento das abordagens teóricas sobre gestão social. Isto contribui para, por um lado, difundir o conhecimento sistematizado em gestão social, além de incentivar novos estudos nas diversas áreas do conhecimento envolvidas na construção de um olhar interdisciplinar do campo.


O primeiro foi realizado em 2007, na cidade Juazeiro do Norte, no Campus Cariri da Universidade Federal do Ceará (UFC) com a temática “Práticas em debate, teorias em construção”. Na ocasião foi estabelecida a Rede de Pesquisadores em Gestão Social (RGS), e elaborada sua carta de princípios. Desde então, o Enapegs passou a ser um evento anual, realizado prioritariamente em cidades localizadas fora dos grandes centros acadêmicos e urbanos, já como parte da política da Rede de Pesquisadores em Gestão Social. De 2008 a 2014, os Encontros foram realizados em 2008 Palmas (Tocantins), 2009 Juazeiro (Bahia)/ Petrolina (Pernambuco), 2010 Lavras (Minas Gerais), 2011 Florianópolis (Santa Catarina), 2012 São Paulo (São Paulo), 2013 Belém (Pará), 2014 Cachoeira (Bahia), 2016 Porto Alegre (Rio Grande do Sul), em 2018 voltou a Juazeiro do Norte e em 2021 será em Maceió (Alagoas).

Com isto, já se passaram dez edições repletas de experiências, construção mútua de saberes, expansão de fronteiras e acima de tudo, contribuindo para a consolidação dos construtos que permeiam esta temática situada no seio da experiência democrática contemporânea, a partir da articulação entre os diversos núcleos de pesquisa sobre o tema e, especialmente, permitindo a inclusão da comunidade acadêmica e profissional nesta discussão interdisciplinar emergente. Aos poucos, é possível avançar e criar relações cada vez mais intrínsecas com a natureza interdisciplinar da Gestão Social, tendo hoje a compreensão que facilmente se aproxima de um ideal de governança democrática substantiva, que também se situada em processos dialógicos, mobilizadores, participativos, deliberativos, inclusivos e emancipadores, contrapondo-se cada vez mais a processos gerencialistas tradicionais, hierárquicos, isolados, burocráticos, privatistas e mercantis.


Sintetizando, o ENAPEGS é um fórum de encontro de pesquisadores, estudantes, profissionais e atores sociais envolvidos ou interessados em debater formas dialógicas, deliberativas, mobilizadoras e emancipadoras de gestão das organizações, reunidas sob o signo de gestão social.

No ano de 2021, em sua décima primeira edição, convidamos a todos para pensar a gestão social como um processo em movimento que se dá a medida que atores sociais diversos se mobilizam, se solidarizam, mas também se antagonizam e com isso produzem novos saberes, consensos, dissensos, no alternativas para transformar e também para conservar status, recursos e valores na arena pública.



Por: ASCOM ICI



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada