quinta-feira, 6 de maio de 2021

FIJ: O Grand Slam de Kazan, pelos olhos de uma criança

Durante o Grand Slam de Kazan

Kirill Denisov, agora Diretor de Esportes da Federação Russa de Judô, também é cinco vezes medalhista mundial, duas vezes campeão europeu e doze vezes medalhista do World Judo Tour. Ele veio para Kazan acompanhado por 25 famílias, que participam das atividades de seu clube de judô, 'Ichiban'.

Kirill Denisov e as crianças 'Ichiban'

A escola de judô, que pode ser traduzida como 'número um', está localizada em Chelyabinsk, consistindo em 4 dojôs, treinando mais de 900 judocas. Nos últimos três anos, o número de membros da escola foi multiplicado por 15, pois começou com apenas 60 alunos.

Diferentes grupos estão representados: as crianças pequenas (4-5 anos), que é uma mistura de educação física e judô básico, os filhos mais velhos que fazem judô regular e também as famílias, onde os pais treinam junto com os filhos.

O último grupo reúne 140 famílias que estão envolvidas no desenvolvimento do esporte. Alguns dos pais que começaram a praticar judô, agora também ajudam na organização e promoção do judô.

Kirill Denisov disse: “Esta viagem ao Grand Slam de Kazan deu a essas famílias a oportunidade de não apenas ver a beleza da capital do Tartaristão, mas também de se aproximar do mundo do judô, sentir o espírito e se inspirar para vitórias futuras e conquistas esportivas. Essa viagem mostra a eles que o judô também pode ser um feriado ”.

O objetivo do Ichiban não é apenas levantar futuros campeões, mas também popularizar este belo esporte, suas ideias e filosofia, entre as massas e tornar nosso planeta melhor. O clube concentra-se especialmente no desenvolvimento pessoal e participa de atividades beneficentes.

Ichiban também pode ser associado à interatividade. Lá, o treinamento é uma combinação de jogos, master classes, esportes radicais, atividades ao ar livre e eventos ecológicos como o plantio de árvores. O judoca participa de competições na Rússia, Europa e países vizinhos e em 2020 o clube ganhou bolsas do Presidente da Federação Russa e do Governador da região de Chelyabinsk.

Kirill explicou: “Esta viagem deve se tornar uma motivação para as crianças e seus pais, para seguir seus objetivos e sonhos, para trabalhar duro e nunca desistir. O judô não é apenas um esporte, é uma forma de viver e pensar; portanto, é tão importante incutir o amor pelo esporte. ”


Em seguida, o campeão acrescentou: “A cada ano no dojo, vemos cada vez mais rostos aparecerem, com olhos brilhantes, sonhando em deixar um rastro na história mundial. Talvez alguém dessas crianças seja essa pessoa e em alguns anos esteja competindo no tatame diante de uma plateia cheia de gente, lembrando o Grand Slam de Kazan de 2021. É significativo dar ao jovem judoca a possibilidade de olhar para os profissionais e tentar ser melhor. Quando muitos atletas se aposentam, as crianças inspiradas pisam no tatame e é por isso que o futuro desenvolvimento do judô está em suas pequenas mãos ”.


As 25 famílias que fizeram a viagem de Chelyabinsk a Kazan, com certeza têm essas palavras em mente e se lembrarão para sempre do que testemunharam no Tartaristão. Não seria surpresa nos próximos anos se alguns deles se tornassem os atores principais da Volta Mundial de Judô. É tudo o que podemos desejar para eles.

Por: Irina Florescu - Equipe de mídia da FIJ
Fotos: Gabriela Sabau e Emanuele Di Feliciantonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada