domingo, 16 de maio de 2021

Analisando o ouro de Funa Tonaki em Kazan


Funa Tonaki (JPN) exibiu destreza em newaza e tachi-waza no Grand Slam de Kazan, que ela ganhou facilmente. Ela venceu sua primeira luta, contra o Aliyeva (AZE), com um koshi-jime de inserção de perna, mais usado por lutadores europeus. A maioria dos lutadores japoneses tende a fazer a forma mais tradicional de koshi-jime, onde você não insere a perna e não rola o uke. Em vez disso, você apenas agarra a perna do uke e faz um giro no sentido horário para executar o estrangulamento (é por isso que é chamado de "estrangulamento do relógio" no Jiu-Jitsu).

Contra Milani (ITA), Tonaki voltou a usar o alicerce para a vitória. Ela se viu em cima da lutadora italiana, mas com uma de suas pernas firmemente emaranhada. A italiana estava decidida a não deixar essa perna soltar. Mas, como Neil Adams costuma dizer, os japoneses são especialistas em desenredar as pernas e não é sempre que eles não as soltam. Tonaki provou que isso é verdade. Embora tenha demorado um pouco, ela finalmente soltou as pernas e se agarrou ao que é conhecido no Reino Unido como "mune-gatame". Esta não é uma técnica reconhecida pelo Kodokan, que a considera uma forma de yoko-shiho-gatame.

Em seguida, Tonaki usou um drop tai-otoshi contra Rishony (ISR). Novamente, isso é bastante incomum, pois o drop tai-otoshi é tipicamente associado a lutadores coreanos e europeus. Ela fez isso muito bem e girou a lutadora israelense de costas. Por precaução, Tonaki prendeu um mune-gatame, mas não foi necessário porque o ippon foi chamado.

Em sua final contra Dolgova (RUS), ela usou um kosoto sticky-foot, que foi inicialmente pontuado waza-ari. Mas como a lutadora russa acertou apenas em um cotovelo, o placar foi cancelado. Mas não importou, já que Tonaki imediatamente segurou um yoko-shiho-gatame. Enquanto Dolgova se contorcia agressivamente, Tonaki mudou para kami-shiho-gatame e a segurou por 20 segundos.

Tonaki parece estar crescendo cada vez mais. Anteriormente, ela havia perdido para Daria Bilodid (UKR) quatro vezes consecutivas, mas em seu último confronto, no Mundial de Doha, em janeiro, ela derrotou Bilodid.

Sua principal desafiante agora parece ser Krasniqi (KOS), que também parece estar ficando mais forte a cada dia. Elas lutaram na final do Doha World Masters, onde Tonaki foi lançada pela Kosovan com uchimata para waza-ari.

Nem Bilodid nem Krasniqi estavam em Kazan. Será interessante assistir ao próximo confronto de Tonaki com essas duas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada