terça-feira, 25 de maio de 2021

FIJ: 'THE ESSENCE OF JUDO' - DA INSPIRAÇÃO À OBRA DE ARTE


A FIJ publicou recentemente a primeira edição da revista Arts and Sciences of Judo e agora está trabalhando na segunda edição. Na primeira edição, uma obra de arte de Neil Eckersley, medalhista olímpico de bronze que se tornou artista depois de sua carreira no judô competitivo, foi escolhida para ilustrar a capa. Neil nos conta por que ele criou aquela pintura.

“Esta peça foi produzida em colaboração com o lendário fotógrafo de judô David Finch. David me mandou uma foto de Teddy Riner, o peso-pesado francês, e me perguntou se eu poderia ou não criar uma obra de arte usando a fotografia original como inspiração. Depois de muitas tentativas fracassadas, 'The Essence of Judo' nasceu.

O que tentei captar nesta peça não é apenas o movimento, a potência e a velocidade executados pela técnica, mas também o espírito e a essência do nosso desporto fantástico, de uma forma puramente abstracta e contemporânea. A parte central da imagem representa o movimento e a aplicação da técnica de Teddy Riner. A parte externa da peça representa o espírito interno, o conhecimento dos espectadores e a compreensão das complexidades e da execução do lance em si.

Poucas pessoas sabem que tenho dislexia e as duas disciplinas nas quais me destacava eram arte e esporte. Voltei para a arte mais tarde na vida após um trágico acidente envolvendo meu irmão mais velho, Paul. Como você pode imaginar, no começo eu estava realmente lutando para lidar com a perda e precisava encontrar um meio adequado para ajudar a expressar minhas dificuldades em aceitar sua morte. O que é realmente incrível é que consegui transformar uma situação difícil e desafiadora em uma com um resultado muito positivo. Eu sei que Paul ficaria muito orgulhoso de quanto eu me desenvolvi como artista.

Neil Eckersley

O trabalho que produzo é fortemente influenciado e inspirado não só pelas minhas memórias e experiências em torno da minha carreira no judô, mas também por viajar pelo mundo representando tanto a arte quanto o judô. Sinto que treinar e praticar judô me ajuda, como artista, a ter uma compreensão mais profunda das complexidades do movimento que podem ser transferidas para a tela. É por isso que acho que minhas peças relacionadas ao judô não apenas captam a imagem visual da prática do judô, mas também representam uma compreensão profunda que nós, como judocas, achamos difícil explicar verbalmente.

Eu sou um artista abstrato, então vejo o mundo de uma maneira um pouco diferente. O que procuro captar no meu trabalho é o movimento, a energia e a vitalidade do tema que estou pintando. Acho que o judô me deu confiança para correr riscos e estar mais aberta ao processo criativo ”.

Para a segunda edição das Artes e Ciências do Judô, a FIJ está aberta para receber novas inscrições de artigos. O prazo para inscrição é 1º de agosto.

Outros documentos
   Chamada de contribuições ASJ 2021.pdf Download
   ASJ Author Submission Guidelines 2021.pdf Download
   OBJETIVOS E ESCOPO - ASJ 2021.pdf Download
   As Artes e Ciências do Judô, Volume 1, Nº 1, 2021 Download

Por: Nicolas Messner - Federação Internacional de Judô


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada