quinta-feira, 6 de maio de 2021

FIJ: Sorria por favor!

ABE Uta (JPN), Dzmitry MINKOU (MLR) e Hélène RECEVEAUX (FRA) foram todos
medalhistas em Kazan em 2021

Nenhuma competição pode se expandir sem a contribuição de fotógrafos e equipes de filmagem. Visualizar competições, obter emoções e entender o processo de um evento é uma parte muito importante da vida do judô. Apesar do grande interesse da mídia de todo o mundo, a FIJ possui equipe própria e estúdio.

O FIJ Photo Studio foi inspirado por uma sugestão da Gabriela SABAU e foi criado há 3 anos. A ideia principal é tirar boas fotos de cada atleta e promovê-los da maneira que eles merecem.

Gabriela disse: “As fotos antigas não tinham qualidade suficiente para publicidade e criação de banners, mas agora o problema está resolvido e muito melhor do que esperávamos. Graças a este estúdio, hoje é possível criar novas fotos de atletas. Às vezes tínhamos um atleta de 26 anos com uma foto de quando ele tinha 14 anos e isso é fixo. Também nos oferece a possibilidade de criar diferentes colagens que podemos usar para banners e pôsteres e que podem ajudar a promover o judô em todo o mundo ”.

Emanuele Di Feliciantonio no estúdio

As sessões de estúdio não são só para os esportistas, mas também para os integrantes da IJF, incluindo staff, técnicos, médicos, fisioterapeutas, etc. Então, suas fotos diferem das dos atletas, sendo mais formais, como em um passaporte. Eles são usados ​​para documentos, cartões de credenciamento e papéis importantes.


A equipe do FIJ Photo Studio é formada por dois profissionais, que dedicaram suas vidas à fotografia. Tanto Gabriela SABAU quanto Emanuele DI FELICIANTONIO começaram a fotografar aos 14 anos. Ela era fotógrafa amadora com a câmera do pai. Ele era um fotógrafo de judô novato. Ambos estudaram outras especialidades na universidade, mas ganharam experiência com fotógrafos mais experientes. Gabriela foi cercada por cinegrafistas competentes, enquanto Emanuele foi criado pelo pai, que também é um hábil fotógrafo de judô. Atrás deles está um novo arquivo abundante de trabalho árduo e paciência, mas ainda há muito trabalho a ser feito.

Gabriela Sabau

O estúdio é organizado um dia antes de cada competição. Quando a sala do fundo preto (para o contraste com o judogi branco) for escolhida e todos os equipamentos e luzes instalados, o estúdio pode iniciar o processo. Funciona todos os dias durante as preliminares, até  às 16h00.

Mais da metade dos atletas do Circuito Mundial de Judô e quase todos os judocas de ponta já tiraram fotos de estúdio. De cada vez, são tiradas pelo menos 4 fotos: de frente, lado esquerdo e direito, mais uma extra que é muito especial. “Chama-se imagem de celebração e mostra emoções sinceras. Pedimos que pensem em ganhar a medalha de ouro no Mundial ou nas Olimpíadas ”, explica Emanuele.

Teddy Riner (FRA)

A interação com os atletas também é uma arte, uma arte de entender as pessoas, uma arte da visão e da beleza e de estudar coisas novas. Gabriela e Emanuele têm que enfrentar a barreira da linguagem, mas ela não atrapalha o processo, pois sabem se comunicar por meio da linguagem corporal e das expressões faciais. Eles mostram ao judoca as poses e dizem o que devem fazer no quadro. “Os fotógrafos precisam ser abertos, engraçados e comunicativos para obter as emoções certas dos atletas”, disse Emanuele. Tanto ele quanto Gabriela tentam fazer todos os judocas rirem, para criar condições confortáveis. Esta é a única maneira de obter fotos tão vívidas, cheias de alegria e grandes esperanças.

Este estúdio vai continuar vivendo, enquanto o judô estiver vivo, porque a cada ano novos atletas passam a fazer parte de uma grande família do judô e todos deveriam ter uma bela memória capturada pela câmera.

Quando o evento acabar

“Esta foto é um retrato para as gerações futuras”, disse Emanuele. Os fotógrafos mal podem esperar para tirar novas fotos e conhecer novas gerações de campeões, que contribuirão para o desenvolvimento futuro do judô.

O FIJ Photo Studio está atualmente trabalhando duro no Grand Slam de Kazan e se preparando para o Campeonato Mundial em Budapeste, que começará em 6 de junho de 2021.

Por Irina Florescu - Equipe de mídia da FIJ
Fotos: Gabriela Sabau, Emanuele Di Feliciantonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada