quinta-feira, 27 de maio de 2021

IBSA JUDO GP BAKU: NOVOS ROSTOS ENTRAM NA CENA


É evidente que o judô paralímpico está se desenvolvendo rapidamente. Em cada torneio IBAS subsequente, vemos novos rostos subindo ao pódio. Hoje vimos os recém-chegados Ina KALDANI da Geórgia e Zhanbota AMANZHOL (KAZ) ganhando medalhas de bronze, mas o melhor exemplo vem do Uzbequistão. Davurkhon KAROMATOV apareceu pela primeira vez há apenas dois anos, em 2019, e venceu todos os grandes prêmios em que participou desde então. Hoje ele conquistou sua terceira medalha de ouro com -81kg.

O Diretor de Esportes do IBAS, Janos Tardos, explica: “Vemos que a colaboração entre o IBAS e a IJF é muito frutífera. A decisão de selecionar árbitros da FIJ para os torneios do IBAS foi uma boa decisão. Ajustamos alguns detalhes nas regras para aproximar o judô IBAS do judô FIJ e torná-lo mais atraente. Depois disso, todo o visual e a sensação tornaram-se mais profissionais. Isso é essencial para que ele se torne um acessório maduro e reconhecível.

No passado, a diferença entre o judoca de ponta e os demais era muito marcante. No início do dia, você poderia fazer muitas previsões sobre quem venceria. Hoje não se sabe quem serão os medalhistas, pois há mais favoritos e mais diversidade entre os atletas com um nível de habilidade impressionante. Vemos as novas faces e o nível muito mais alto de técnicas e táticas. Para mim, isso é uma indicação clara da melhoria e do endurecimento de todos os aspectos do judô IBAS. ”

Jhon Ramaekers, árbitro da FIJ e do IBAS, concorda com Tardos. “Muita gente se concentrou na diferença entre o IBAS e o judô da FIJ, mas a gente se concentra na semelhança. A diferença nas regras é muito pequena. O que vejo é um judô atraente e emocionante. Um lema dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos é 'unidade na diversidade'. Para mim, o judô IBAS, com sua comunidade, é um exemplo clássico. ”


-81kg
 Desde a chegada de Davurkhon KAROMATOV (UZB) ao circuito de judô do IBAS em 2019, ele parecia imparável. Na final, não demorou muito para que ele jogasse o favorito Huseyn RAHIMLI (AZE) com um livro didático koshi guruma.

As medalhas de bronze foram atribuídas a Eduardo Adrian AVILA SANCHEZ (MEX) e Jung Min LEE (KOR).

Resultados finais
1. KAROMATOV, Davurkhon B3 (UZB) 2. RAHIMLI, Huseyn B2 (AZE) 3. AVILA SANCHEZ, Eduardo Adrian B3 (MEX) 3. LEE, Jung Min B2 (KOR) 5. PETIT, Nathan B3 (FRA) 5. SMAGULY, Galymzhan B2 (KAZ) 7. MOLLOY, Evan B3 (GBR) 7. VILLALOBOS CORRALES, Antero Freed B1 (PER)


-63kg
Khanim HUSEYNOVA (AZE) está crescendo a cada torneio. Depois de se tornar campeã europeia em 2019, ela conquistou seu primeiro título de Grande Prêmio hoje, em casa. Depois de marcar waza-ari com um contra-ataque, ela não foi mais ameaçada pela medalhista mundial Olga POZDNYSHEVA da Rússia. Mais um ouro para o Azerbaijão!

As medalhas de bronze foram entregues a Duygu CETE ARTAR (TUR) e Iryna HUSIEVA (UKR).

Resultados finais
 1. HUSEYNOVA, Khanim B3 (AZE) 2. POZDNYSHEVA, Olga B2 (RUS) 3. CETE ARTAR, Duygu B2 (TUR) 3. HUSIEVA, Iryna B2 (UKR) 5. ARCE PAYNO, Marta B3 (ESP) 5 . MUTIA, Liana B1 (EUA) 7. ELSHERBENY, Nada B1 (EGY) 7. SHARMA, Poonam B2 (IND)


-90kg
Um dos destaques de hoje foi o judô cada vez mais emocionante de Zhanbota AMANZHOL do Cazaquistão. Com uma taxa de ataque impressionante, ele teve dificuldade para ocupar o segundo lugar, Vahid NOURI, do Irã, perdendo por apenas uma diferença mínima. Ele derrotou Shukhrat BOBOEV (UZB) em sua disputa de medalhas e ganhou a medalha de bronze em sua primeira aparição em um Grande Prêmio do IBAS.

A final foi entre os dois primeiros colocados Oleksandr NAZARENKO da Ucrânia e Vahid NOURI do Irã. Estranhamente, esses dois, campeões mundiais e vencedores de vários grandes prêmios, nunca se conheceram antes. Em uma final muito tática, um belo de-ashi-barai de NAZARENKO foi o suficiente para um placar de waza-ari e a vitória.

Resultados finais
 1. NAZARENKO, Oleksandr B2 (UKR) 2. NOURI, Vahid B2 (IRI) 3. AMANZHOL, Zhanbota B3 (KAZ) 3. LATCHOUMANAYA, Helios B2 (FRA) 5. BOBOEV, Shukhrat B3 (UZB) 5. STEWART , Elliot B3 (GBR) 7. AVAZOV, Jaloliddin B3 (UZB) 7. CAVALCANTE DA SILVA, Arthur B1 (BRA)


-70kg
O outro recém-chegado a ser mencionado é Ina KALDANI da Geórgia. Ela causou grande reviravolta ao vencer a atual campeã paralímpica Lenia Fabiola RUVALCABA ALVAREZ, do México. Com uma transição rápida como um raio para o solo e um shime-waza liso, ela forçou RUVALCABA ALVAREZ a bater para fora.

A semente número um Alana MALDONADO do Brasil não foi ameaçada durante o dia. Com um judô forte e controlado, ela parecia segura o dia todo. Na final, contra uma das judocas mais experientes do torneio, Zulfiyya HUSEYNOVA (AZE), ela abriu o placar com um uchi-mata de esquerda. Não muito depois disso, ela garantiu a vitória e sua posição como favorita com um shime-waza de sucesso. Tóquio parece promissora para MALDONADO.

KALDANI (GEO) e ZABRODSKAIA (RUS) ganharam medalhas de bronze, para derrubar o pódio a favor da Europa Oriental.

Resultados finais
 1. MALDONADO, Alana B2 (BRA) 2. HUSEYNOVA, Zulfiyya B3 (AZE) 3. KALDANI, Ina B2 (GEO) 3. ZABRODSKAIA, Olga B2 (RUS) 5. RUVALCABA ALVAREZ, Lenia Fabiola B3 (MEX) 5 . ULUCAM, Raziye B3 (TUR) 7. ALIBOEVA, Vasila B3 (UZB) 7. MEDEROS, Mariana B3 (URU)


-100kg
Paralímpico e multi-campeão mundial Zviad GOGOTCHURI da Geórgia voltou a campo hoje e mostrou-se em grande forma. O mesmo poderia ser dito do especialista número um em sementes e ne-waza, Christopher SKELLEY, da Grã-Bretanha. GOGOTCHURI fez uma partida inteligente e tática ao não se envolver em nenhuma troca de chão com SKELLEY e, em vez disso, abriu o placar em tachi-waza, aos dois minutos. Depois disso, SKELLEY não teve escolha a não ser correr mais riscos e acabou sendo combatido por um segundo waza-ari.

As medalhas de bronze foram concedidas a Sulaymon ALAEV e Sharif KHALILOV, ambos membros da equipe uzbeque. Parece que o Uzbequistão está fazendo grandes avanços nas turnês mundiais da FIJ e do IBAS.

Resultados finais
1. GOGOTCHURI, Zviad B2 (GEO) 2. SKELLEY, Christopher B2D (GBR) 3. ALAEV, Sulaymon B3 (UZB) 3. KHALILOV, Sharif B3 (UZB) 5. SHEVCHENKO, Anatolii B1 (RUS) 5. UPMANN , Oliver B2 (GER) 7. GOODRICH, Benjamin B2 (EUA) 7. TENORIO, Antonio B1 (BRA)


A campeã européia de + 70kg
, Carolina COSTA da Itália, estava em boa forma, vencendo e chegando à final sem problemas. Ela só foi parada pela semente número dois Meg EMMERICH do Brasil. EMMERICH fez uso inteligente dos movimentos de seu oponente, jogando COSTA para um belo ippon.

As medalhas de bronze foram entregues a Zarina BAIBATINA do Cazaquistão e Rebeca SILVA do Brasil.

Resultados finais
 1. EMMERICH, Meg B3 (BRA) 2. COSTA, Carolina B2 (ITA) 3. BAIBATINA, Zarina B2 (KAZ) 3. SILVA, Rebeca B3 (BRA) 5. DAVIS, Katie B2 (EUA) 5. HARNYK , Anastasiia B1 (UKR) 7. KARIMOVA, Dursadaf B3 (AZE) 7. SAVOSTIANOVA, Tatiana B2 (RUS)


+ 100kg
Na categoria + 100kg vimos um confronto dos sonhos entre o número um e o segundo colocado, Shirin SHARIPOV (IZB) e o atual campeão mundial Mohammadreza KHEIROLLAHZADEH (IRI). Tendo se encontrado cinco vezes antes, foi uma batalha desafiadora para os dois. Embora KHEIROLLAHZADEH tenha começado com força, foi SHARIPOV quem abriu o placar. Depois disso, o equilíbrio mudou drasticamente em favor de SHARIPOV, que defendeu com sucesso sua vantagem no waza-ari e levou outra medalha de ouro para a cada vez mais impressionante equipe uzbeque.

As medalhas de bronze foram para Gwang Geun CHOI (KOR) e Yordani FERNANDEZ SASTRE (CUB), dando ao pódio e à categoria como um todo uma diversidade interessante, que será testada ainda mais em Tóquio. 

Resultados finais
1. SHARIPOV, Shirin B3 (UZB) 2. KHEIROLLAHZADEH, Mohammadreza B2 (IRI) 3. CHOI, Gwang Geun B2 (KOR) 3. FERNANDEZ SASTRE, Yordani B3 (CUB) 5. ARAUJO, Wilians B1 (BRA) 5 . HODGSON, Jack B2D (GBR) 7. HAYRAN, Dursun B3 (TUR) 7. TASTAN, Onur B1 (TUR)

Graças à colaboração com a FIJ, o Comitê Paraolímpico do Azerbaijão e a Federação de Judô do Azerbaijão, concluímos um torneio de muito sucesso, com um sentimento positivo, pois o Grande Prêmio IBSA de Judô de 2021 em Baku segue para seu destino final antes de Tóquio. A única qualificação restante para os Jogos Paralímpicos será realizada em Warwick, Grã-Bretanha, de 19 a 20 de junho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada