terça-feira, 4 de maio de 2021

FIJ: Por último mas não menos importante - Sorteio oficial do GS do Kazan


Acaba de acontecer o sorteio oficial do último grand slam de judô antes do Campeonato Mundial de Budapeste (6 a 13 de junho) e das Olimpíadas de Tóquio, que serão disputadas em julho no Japão. É um último grand slam crucial para muitos atletas, mas não o menos importante. Embora a assinatura do contrato para a organização do evento tenha ocorrido recentemente, em poucas semanas, a Federação Russa de Judô e a Federação de Judô do Tartaristão trabalharam arduamente com a Federação Internacional de Judô para oferecer uma competição que promete ser emocionante.

Dra. Lisa Allan, Diretora de Eventos da IJF, deu as boas-vindas aos participantes e apresentou os convidados: Vice-Presidente da IJF e Presidente da União Europeia de Judô, Sr. Sergey Soloveychik, Diretor de Esportes, Sr. Vladimir Barta, Diretor de Árbitro Interino, Sr. Florin Daniel Lascau, Presidente da a Federação de Judô da República do Tartaristão, Sr. Pavel Nikolaev, o Diretor Executivo da Federação Russa de Judô, Sr. Valentin Khabirov, e o Diretor de Esportes, Sr. Kirill Denisov.

O Sr. Soloveychik declarou: “Em nome do Presidente da FIJ, Sr. Marius Vizer e de toda a família do judô, gostaria de dar as boas-vindas a Kazan, a capital do Tartaristão. Também podemos dizer que Kazan é a capital do esporte russo e para nós representa muito organizar um dos eventos mais importantes da FIJ, aqui. Acho que Kazan quebrou um recorde de tempo entre a decisão de sediar o evento e a implementação real dele. Gostaria de agradecer ao Presidente do Tartaristão, Sr. Rustam Minnikhanov e à sua administração, pela excelente preparação e organização. Também quero agradecer ao presidente Pavel Nikolaev e à Federação de Judô do Tartaristão por sua paixão e dedicação. O Grand Slam de Kazan é uma parte muito importante do período de preparação olímpica para todos os nossos atletas.


Da esquerda para a direita: Diretor de Esportes da Federação Internacional de Judô, Sr. Vladimir Barta, Vice-Presidente da FIJ e Presidente da União Europeia de Judô, Sr. Sergey Soloveychik e Sr. Florin Daniel Lascau, Diretor de Árbitro Interino

Para a Federação Russa de Judô, o Sr. Kirill Denisov disse: "Caros participantes, treinadores da Federação Internacional de Judô e representantes da federação nacional, dou as boas-vindas ao Grand Slam de Kazan. Fico feliz que este evento seja realizado aqui e que suas equipes possam participar . A Federação Russa de Judô foi recentemente incumbida de sediar a competição e quero expressar minha gratidão ao presidente Marius Vizer por isso. Por algumas semanas, junto com nossos colegas do Ministério do Esporte e da Federação de Judô do Tartaristão, fizemos muito de trabalho e agora você pode ver e avaliar os resultados, no entanto, a luta principal está para acontecer nos próximos dias e quero desejar tudo de bom a todos os atletas. Estamos ansiosos por competições justas e vitórias marcantes. "

Seguindo as palavras de Denisov, a Dra. Lisa Allan explicou a todos os participantes dos eventos do FIJ World Tour: "Como atletas e treinadores, vocês têm a responsabilidade de proteger seu esporte, sua carreira e seu trabalho árduo. A manipulação da competição acontece quando os atletas intencionalmente têm um desempenho inferior ou perdem. É também quando os funcionários intencionalmente tomam decisões erradas que afetam a competição. Estamos muito orgulhosos de que Telma Monteiro (POR) seja uma Embaixadora da Prevenção da Manipulação da Competição do COI. ”

A Dra. Lisa Allan acrescentou: "Todas as federações nacionais membros da FIJ serão informadas sobre as diretrizes e políticas de prevenção da manipulação da competição. Há informações no site do COI e publicamos regularmente informações na página da FIJ Clean Judo ( https: // www. ijf.org/cleanjudo ). Se você for contatado, testemunhar ou suspeitar de manipulação na competição, você deve denunciar. A plataforma FIJ Clean Judo é segura e confidencial. Você também pode entrar em contato com um oficial da FIJ. "

Ela também disse: "Este grand slam é uma parceria e a FIJ agradece a colaboração da Federação Russa de Judô e seu presidente, Sr. Anisimov. Agradecemos ao Presidente da República do Tartaristão, Rustam Minnikhanov, ao comitê organizador local e ao Direção de Desporto e Projectos Sociais. Agradecimentos especiais também aos patrocinadores locais pelo apoio. Agradecemos a todos os treinadores, dirigentes de equipas e atletas pelo apoio, paciência e respeito pelos regulamentos da FIJ Covid. Continuemos a trabalhar juntos, seguindo as regras , para ter um evento de sucesso. "

Dra. Lisa Alan, Diretora de Eventos da FIJ

Antes do início do procedimento de sorteio em si, o Sr. Florin Daniel Lascau disse: "Para este grand slam, mais uma vez, selecionamos os melhores árbitros do circuito e eles farão uma arbitragem da melhor qualidade".

Aí o Sr. Vladimir Barta conduziu o sorteio, uma categoria após a outra e o mínimo que podemos dizer é que o show será ótimo nos próximos três dias, já que 409 competidores de 79 países estão engajados (245 homens e 164 mulheres).

A competição promete ser acirrada, com lugares ainda por tomar para embarcar em um vôo para Tóquio neste verão. Ninguém está participando casualmente e até a Equipe Japão fez de Kazan um passo importante em seu programa, refinando a preparação de seus atletas, já que três de seus competidores selecionados para os Jogos, Tonaki Funa (-48kg), Abe Uta (-52kg) e Arai Chizuru (-70kg) estará em ação na Rússia.

Da esquerda para a direita: Presidente da Federação de Judô da República do Tartaristão, Sr. Pavel Nikolaev, Diretor de Esportes da Federação Russa de Judô, Sr. Kirill Denisov e Diretor Executivo da Federação Russa de Judô, Sr. Valentin Khabirov

Na categoria -48kg, ficaremos atentos à atuação da francesa Shirine BOUKLI, que, na opinião de muitos, poderá abrir a safra de medalhas para a França em Tóquio. Em -52kg, a ABE Uta poderia estar em perigo? Nada menos certo, apesar da presença do medalhista olímpico Charline VAN SNICK (BEL).

Na categoria -57kg, Timna NELSON-LEVY, vencedora em Tel Aviv em fevereiro, mas posteriormente não medalhista, será a cabeça-de-chave número um. No grupo dos -63kg, na ausência dos grandes favoritos ao título mundial e olímpico, os jogos serão muito abertos, enquanto a ARAI Chizuru (JPN) na -70kg parece conseguir vencer, caso a interrupção devido à cessação de competições durante vários meses em 2020, não atrapalhou muito sua preparação. Preparar-se para os Jogos Olímpicos quando você é o país-sede nunca é fácil. O Japão terá um atleta garantido em cada categoria de peso, mas não tendo a pressão da classificação e, por outro lado, tendo a pressão de jogar em casa, é complicado de lidar, principalmente quando todo o programa foi virado de cabeça para baixo devido para a crise global de saúde. 

Com -78kg, o torneio se resumiu na luta entre as duas alemãs, Anna Maria WAGNER e Luise MALZAHN. Quem irá aos Jogos? Com + 78kg, esperamos mais uma vez um forte desempenho do judoca francês Romane DICKO, que só tem crescido em força nos últimos meses.

Em casa, esperamos muito da atuação dos russos e talvez seja nos -60kg que a primeira medalha pode chegar, com Robert MSHVIDOBADZE semeado em primeiro lugar. Até -66kg Denis VIERU (MDA) conseguiu mostrar mais uma vez todo o seu talento técnico e subir no pódio, mas outros terão a mesma ideia.

Nos sub-73, Tohar BUTBUL (ISR) terá muito que fazer, na mesma quarta parte do sorteio que o judoca francês Guillaume CHAINE, que já provou prata em Grand Slam e ouro em Grand Prix, mas olhando mais de perto, notamos outros grandes nomes da categoria: o Campeão Olímpico Fábio Basile, Denis IARTCEV (RUS), Tommy MACIAS (SWE) e Somon MAKHMADBEKOV (TJK). Estes são apenas para citar alguns, mas muitos outros poderiam estar no pódio no segundo dia em Kazan.

O atual campeão mundial, Sagi MUKI (ISR), veio a Kazan para somar pontos até -81kg, com certeza, mas também para ganhar confiança, após sua medalha de bronze europeia há pouco tempo. O resultado estará lá? Descobriremos em breve.

Nos sub-90, a campeã mundial de 2017, Nemanja MAJDOV (SRB), será a grande favorita. Assistiremos ao retorno às competições de Axel CLERGET (FRA), que está voltando de lesão e vai querer provar a si mesmo que pode sonhar com uma medalha neste verão em Tóquio.

Peter PALTCHIK (ISR) é um homem em forma. Ele provou isso inúmeras vezes nos últimos meses e sua posição de semente número um prova isso. No entanto, ele perdeu o campeonato europeu. Portanto, tudo é possível.

Por fim, na categoria peso pesado as coisas ainda não parecem totalmente decididas entre os dois brasileiros, David MOURA e Rafael SILVA. Kazan pode decidir quem representará o Brasil no Japão, enquanto o russo Tamerlan BASHAEV vai querer encerrar esses três dias tártaros em grande estilo.

Kirill Denisov, Diretor de Esportes da Federação Russa de Judô

Kirill Denisov, no final do sorteio, explicou: “Depois do Campeonato da Europa, que decorreu recentemente em Portugal, temos uma ideia melhor de quem se prepara para o Campeonato do Mundo e os Jogos Olímpicos. Foi um bom teste para nossos atletas. Com os dois eventos sendo próximos um do outro, não foi fácil decidir quem vai competir e onde. Alguns atletas queriam fazer os europeus e outros estavam muito interessados ​​em competir em casa. Temos atletas que com certeza participará das Olimpíadas e que também estará aqui em Kazan. Para cada categoria foi uma decisão diferente, mas o que já temos em mente é Tóquio, mas também Paris 2024, pois faltam apenas três anos para a próxima Olimpíada Jogos. É por isso que também decidimos alinhar uma equipe jovem em Kazan, porque precisamos preparar a nossa futura geração."

Essas são as palavras sábias de um grande atleta, que alguns anos atrás ainda estava ativo no circuito. Três vezes medalhista mundial, Kiril se tornou o Diretor de Esportes da Federação Russa de Judô no ano passado. Ele vai olhar atentamente para os seus atletas, mas também para as outras nações, porque o que vai acontecer nos próximos três dias já será uma boa indicação do que vai acontecer nos próximos meses e anos. Kazan é o último Grand Slam antes do grande encontro, mas não é o torneio menos significativo da temporada. Promete ser muito emocionante.

PROGRAMA
Dia 1
Início: 10h30 * Bloco final: 17h00 * Mulheres -48 kg, -52 kg, -57 kg Homens -60 kg, -66 kg

Dia 2
Início: 11:00 Bloco final: 17:00 * Mulheres -63 kg, -70 kg Homens -73 kg, -81 kg

Dia 3
Início: 11:00 Bloco final: 17:00 * Mulheres -78 kg, +78 kg Homens -90 kg, -100 kg, + 100 kg

* Horário local

Por: Nicolas Messner - Federação Internacional de Judô
Fotos: Emanuele Di Feliciantonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada