sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Por que o Judô tem uma base tão sólida no UFC?

Ronda Rousey

O UFC incorpora uma grande variedade de estilos de luta e artes marciais; sua imprevisibilidade é parte do que o torna tão emocionante de assistir. O UFC torna-se emocionante pela vasta gama de técnicas de luta que incorpora, ao longo do ano o judô provou ser uma arte marcial favorecida por alguns dos melhores lutadores da competição.

Os torcedores do Judô participam das apostas online do UFC com regularidade, justamente por esse motivo. O judô é considerado uma das artes mais úteis no UFC por muitos. Um dos aspectos mais importantes de qualquer luta é ter a habilidade de usar a alavanca para colocar seu oponente no chão e conseguir uma posição forte quando lá chegar. Os movimentos usados ​​no judô, como o lançamento do quadril, ajudam a alcançar exatamente isso.

Existem muitos grandes lutadores de MMA no UFC que utilizam o judô como parte de seu estilo de luta. Alguns exemplos são o campeão peso médio Anderson Silva, o campeão meio-pesado Christian M'pumbu e a campeã do Strikeforce Ronda Rousey.

O judô é um esporte extremamente popular. Estima-se que cerca de 40 milhões de pessoas praticam judô de alguma forma em todo o mundo. Organizações como o UFC ajudam a chamar ainda mais a atenção para o judô, o que por sua vez estimula mais jovens a se interessarem e a se dedicarem à arte.

Porém, nem toda organização de judô está feliz com o envolvimento dessa arte marcial no UFC. Este é principalmente o caso em organizações europeias e não tanto nos Estados Unidos. O Campeonato Europeu de 2014 foi originalmente agendado na Grã-Bretanha e apoiado pelo UFC, mas foi movido pela União Europeia de Judô devido a esse envolvimento e concedido a Montpellier na França.

Existem várias razões para isso, sendo uma delas possivelmente as organizações de Judô se sentirem ameaçadas pelas oportunidades financeiras disponíveis no MMA. É muito mais fácil para alguém ganhar dinheiro e ganhar a vida com MMA do que com Judô.

Outro motivo é que certos movimentos dentro do UFC decorrem de ações como socar o adversário no chão sendo vistos como obsessivos. Para alguns, a conquista do ouro no judô olímpico supera em muito a vitória no UFC como judoca. Diferentes organizações de judô ao redor do mundo têm padrões diferentes sobre o que é aceitável.

Apesar dessas atitudes que alguns têm em relação ao judô no UFC, é a arte marcial favorita de muitos lutadores da indústria do UFC e está começando a ter cada vez mais influência.

Aqui está porque alguns dos lutadores de ponta do UFC usam o judô em suas competições:

A ex-campeã Ronda Rousey é um exemplo brilhante disso. Ela usou seu conhecimento de judô para finalizar seus oponentes de várias maneiras, incluindo seu famoso armlock.

Ronda Rousey foi a primeira mulher americana a ganhar uma medalha olímpica no judô em 2008. Ela também ainda é a única mulher a ganhar um campeonato tanto no UFC quanto no WWE.

Rousey é conhecido por ter uma das melhores técnicas de armlock de toda a história do UFC.

O lutador sabe como adaptar o armlock para combinar com a direção em que seu oponente se move e estar ciente da influência que tem sobre ele.

No UFC 184, Cat Zingano atacou Rousey com uma joelhada voadora, mas Rousey rapidamente ajustou sua posição em uma batalha de grappling e foi capaz de finalizar seu oponente com um armlock direto. Da mesma forma, a see conseguiu que Liz Carmouche e Miesha Tate se submetessem usando essa técnica tradicional. Sem todo o treinamento anterior de judô, Rousey pode não ser a lutadora de MMA que é hoje.

Khabib Abdulmanapovich Nurmagomedov

Outro lutador de MMA apaixonado pelo judô é o russo Khabib Abdulmanapovich Nurmagomedov. Muitos acreditam que ele é um dos melhores lutadores de MMA da história do UFC, tendo garantido o título de campeão peso leve do UFC mais antigo. Nurmagomedov frequentemente incorpora movimentos de judô, sambo e luta livre em seu estilo de luta. O lutador disse que embora adore o wrestling, ele acha que o judô é classe . Ele começou a treinar judô durante a infância e tinha muito que viver considerando que seu pai, Abdulmanap Nurmagomedov, detinha o cobiçado título de Mestre do Esporte de judô. Um golpe de judô que o lutador é conhecido por usar são as simples quedas leg trip, que também é um movimento popular nas quedas de wrestling.

Khabib Abdulmanapovich, Rick Hawn e  Jimmy Hettes

Outro lutador de MMA que vem conquistando grandes sucessos no judô é Jimmy Hettes. A ficha de registro de Who mostra 11 vitórias e apenas três derrotas. No UFC 141 em 2011, Hettes usou suas habilidades no judô para derrubar o oponente Nam Phan e manter um controle impressionante no chão.

Rick Hawn também é um judoca com um histórico impressionante, ele ficou em 9º nas Olimpíadas de 2004. Depois de não conseguir entrar na competição de judô das Olimpíadas de 2008, Hawn passou para a luta de MMA. Rick demonstrou como arremessos como Kouchi Gari podem ser lutas de MMA simples, mas eficazes.

Por: JudoInside


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada