Uma das categorias de peso mais competitivas no judô é a divisão masculina U81kg. Muitos atletas e muitos jovens que querem ganhar a medalha mais importante do mundo no judô em julho no Budokan de Tóquio. Também é uma categoria de peso em que o Japão pode não ser tão forte…. É uma suposição, porém, como você simplesmente não viu um dos principais candidatos à medalha de ouro olímpica, ele está se escondendo, mas mostrará a cara um pouco antes dos Jogos Olímpicos, pois não precisa se classificar.
O campeão mundial de judô de 2015, Takanori Nagase, conquistou o bronze olímpico no Rio 2016. Nagase o IJF Masters anteriormente U81kg. Em 2013, 2014 e 2016 ele ganhou o Grand Slam em Tóquio. Após uma lesão, ele voltou em 2019 e Nagase venceu o Grand Slam em Brasília. Ele é o número dez do Ranking Mundial da IJF e considerado uma perspectiva muito perigosa.
Com o U81kg entramos em uma categoria fascinante. Desde o início, qualquer um dos quinze primeiros pode vencer. É um nível muito alto, muito exigente e antever um vencedor seria uma loucura porque, durante dois anos, parecia uma montanha-russa. O atual líder é o belga Matthias Casse, em constante evolução, calado e muito sério. Em segundo está o campeão mundial, Sagi Muki, bronze em Doha, muito sólido e recuperado de várias lesões. O terceiro vem da Geórgia e explodiu na categoria. Seu nome é Tato Grigalashvili e ele acabou de vencer em Doha e se tornou o candidato indiscutível dos georgianos nesta categoria. Como tem apenas 21 anos, poucos o conhecem a fundo e essa é a sua principal arma. O holandês Frank De Wit perdeu para o georgiano na final do Masters.
Saúde mental necessária
Claro, não podemos nos esquecer de Saeid Mollaei; aquele que foi campeão mundial em 2018 agora defende as cores da Mongólia e ainda não recuperou seu melhor nível. Se o fizer, será outra história, porque todos sabem que fisicamente ele é o mais forte. Muitos suspiram com a ideia de um confronto sem precedentes entre Mollaei, o ex-iraniano, e Muki, o israelense. Mas, para isso, precisam da autorização dos demais, entre os quais estão também o alemão Dominic Ressel, o canadense Antoine Valois-Fortier, o búlgaro Ivaylo Ivanov e nem mencionamos o atual campeão olímpico Khasan Khalmurzaev que com certeza será preparado para ser bom apenas naquele dia.
As circunstâncias do judô olímpico forçam os atletas a se prepararem para o teste definitivo de saúde mental.
Por: JudoInside
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!