quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

FIJ: Não hesite em sonhar e apontar para as estrelas.

 


Você ama judô e nós também. Isso é ótimo porque com a nova série de vídeos técnicos produzidos pela FIJ com e para crianças, você poderá continuar a amar o judô.

Ao longo do ano de 2020, oferecemos oportunidades para você se manter ativo e se divertir. Oferecemos-lhe a possibilidade de participar num concurso de desenho ou de fazer exercícios para se manter saudável. Também oferecemos a oportunidade de aprender mais sobre como preservar nosso meio ambiente, graças às mensagens de nossos embaixadores do clima da FIJ, Sabrina Filzmoser e Flavio Canto. Dito isso, em breve teremos mais algumas boas surpresas para você.

Apesar de tudo, embora em muitos lugares do mundo tenha sido e continue sendo difícil praticar nosso esporte favorito, encontrar-se no tatame e aprender as mais belas técnicas do judô, continua a proporcionar um prazer incomparável.

Por isso pedimos às federações nacionais que nos ajudem a continuar a ensinar-lhe o que há de mais bonito no judô: uma técnica perfeita e bem dominada que permite atirar seu parceiro nas costas para marcar ippon. Você não sonha em um dia se tornar tão bom quanto Shohei Ono ou Clarisse Agbegnenou? Desejamos-lhe isso.

Antes de chegarmos lá, há várias etapas a serem seguidas. Você não se torna campeão mundial da noite para o dia, mas pode trabalhar nisso todos os dias.

Até o momento, mais de 15 federações (Japão, Uzbequistão, França, Brasil, Grã-Bretanha, Cazaquistão, Hungria, Rússia, Eslovênia, Marrocos, Portugal, Alemanha, Austrália, EUA, Coreia do Sul) foram solicitadas a fazer coisas pequenas, divertidas e interessantes filmes que a Federação Internacional de Judô e a Comissão de Judô para Crianças têm organizado e que temos o prazer de compartilhar aqui e nas redes sociais. Já fizemos, com a ajuda de crianças de todo o mundo, seus treinadores, seus pais, seus clubes e suas federações, quase trinta filmes.

Nesta série, você descobrirá as técnicas que nossos campeões do World Judo Tour realizam de maneira brilhante, mas desta vez realizadas pelas próprias crianças.

É certo que quando você tem apenas cerca de dez anos e tem uma faixa branca, amarela, laranja ou verde, você ainda não atingiu o nível de domínio dos faixas-pretas, que têm anos de uchi-komi e nage-komi atrás deles , sabendo que até os faixas-pretas continuam a se aperfeiçoar no dia a dia. No entanto, estamos convencidos de que você pode gradualmente se aproximar das maiores alturas e um dia você mesmo será um grande judoca.

Apesar das pequenas imperfeições, da falta de domínio técnico e tático e enquanto você ainda está crescendo, você vai descobrir que pode se aproximar de seus ídolos, passo a passo.

Também estamos convencidos de que se as crianças da Rússia, Marrocos ou Japão podem demonstrar essas técnicas, então as da França, Ruanda, Panamá ou qualquer outro lugar, também podem praticá-las. O judô é para todos. O judô tem uma marca universal de DNA. O que é feito na Europa pode ser reproduzido na Oceania. Um o-soto-gari no Japão também será chamado de o-soto-gari em Portugal ou na Austrália.

A dimensão educativa destes filmes é fundamental e reforça a filosofia preconizada pela FIJ, nomeadamente que o judô é divertido, que é útil e que podemos fazer ali muitos amigos, que partilham os mesmos valores. Você pode aprender habilidades para a vida, como aprender a cair sem se machucar, respeitando seu parceiro.

Não hesite em sonhar e apontar para as estrelas. É certo que o judô permitirá que você ganhe mais de um.

Confira os vídeos clicando aqui

Por: Jakhongir Toshpulatov, Nicolas Messner e Leandra Freitas - FIJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada