O desempenho das atletas femininas do Kosovo não passou despercebido. A popular equipe de judô do Kosovo é o esporte de ponta no pequeno país. O Comitê Olímpico de Kosovo (KOC) anunciou que dobrará o apoio dado a 20 atletas em sua lista de beneficiários de bolsas para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020. A equipe de judô é liderada por Driton Kuka.
Recentemente Distria Krasniqi apresentou mais uma vez sua candidatura à medalha de ouro olímpica, vencendo o Masters de Judô da IJF em Doha. Majlinda, como campeã olímpica em título, é a base do novo financiamento e Nora Gjakova e Lorian mostram-se constantemente candidatas a medalha em Tóquio também.
O KOC disse que o apoio permitirá que os atletas se beneficiem dos campos de treinamento no exterior na preparação para as Olimpíadas de 2020 remarcadas.
Os atletas terão suas despesas cobertas pelo KOC por um determinado número de dias, dependendo de sua categoria. Os da categoria 'A' - judoca Majlinda Kelmendi, Distria Krasniqi, Nora Gjakova, Loriana Kuka e Akil Gjakova - podem ter suas despesas cobertas por até 80 dias.
Os campeões olímpicos Rio 2016 Kelmendi, Krasniqi e Gjakova foram os únicos atletas a usarem a verba total no ano passado.
O KOC disse que os atletas elegíveis para o apoio vêm do judô, boxe, luta livre, caratê, atletismo, natação, tiro e tiro com arco.
O financiamento será aplicado durante os primeiros seis meses de 2021 em preparação para os Jogos, que estão programados para ocorrer de 23 de julho a 21 de agosto.
O apoio também se aplica a campos organizados no Kosovo e na região durante a pandemia COVID-19.
O KOC também decidiu cobrir as despesas dos atletas de elite para uma das competições que oferece pontos de qualificação para os Jogos Olímpicos e espera ser representado por uma equipe de 12 membros no Tokyo 2020, dos quais o judô tem a maioria dos atletas.
Por: JudoInside
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!