domingo, 10 de janeiro de 2021

Um começo ideal para a temporada de judô

Desde a retomada do World Judo Tour no Grand Slam Hungria, em outubro passado, o mundo do judô espera com impaciência o lançamento de uma temporada de 2021, que promete ser emocionante e cheia de reviravoltas. O lançamento agora é feito após o sorteio do World Judo Masters em Doha, no Catar, no domingo, 10 de janeiro de 2021.

As condições sanitárias são rigorosas e totalmente respeitadas por todos os participantes. Eles foram objeto de uma preparação particularmente cuidadosa por parte das autoridades do Catar, da federação nacional e da Federação Internacional de Judô. Para além dos constrangimentos impostos pela crise global da saúde, o facto de toda a família do judô se ter reunido para esta estreia da época desportiva mostra que nada é impossível e que o judô prova mais uma vez que é engenhoso.

Isso é o que o Presidente da IJF, Sr. Marius Vizer, enfatizou durante seu discurso de boas-vindas por ocasião do sorteio, que aconteceu inteiramente online, “Eu gostaria de agradecer ao Emir do Qatar, Sheikh Tamim bin Hamad al-Thani e seu governo, o Comitê Olímpico Nacional, a União Asiática de Judô, a Federação Catariana de Judô, os patrocinadores e a mídia, bem como todos os participantes do Mundial Masters de Judô, por terem feito tudo o que estava ao seu alcance para tornar possível este grande evento.

Marius Vizer, presidente da IJF

O Masters é um dos maiores eventos do mundo. Os melhores judocas estão presentes. Ao entrarmos na última fase antes das Olimpíadas de Tóquio em julho no Japão, desejo a todos muita saúde e sucesso.

Agora estamos abrindo a temporada esportiva no Qatar e em breve também nos encontraremos para os Grand Slams de Tel Aviv, Tashkent, Tbilisi e Paris, antes do Campeonato Mundial em Budapeste em junho.

Agradeço o seu verdadeiro valor, os esforços feitos por todos. No difícil contexto atual, todas as federações nacionais têm feito grandes esforços para elevar o nível do judô mundial o mais alto possível. Que todos sejam agradecidos e felicitados. Boa sorte a todos!"

O Sr. Obaid Al Anzi, Presidente da União de Judô da Ásia, disse: “Gostaria de agradecer às autoridades do Catar e da Federação de Judô pelo trabalho que realizaram. É uma grande honra para a Ásia sediar essa competição. Obrigado ao Sr. Marius Vizer por acreditar em nossa capacidade de fazê-lo. "

O Sr. Khalid Hamad Alatiya, Presidente da Federação de Taekwondo, Judô e Karatê do Qatar, disse: “Estamos muito felizes em recebê-lo em nosso país. Após a organização do Seminário de Arbitragem e Treinamento da IJF no ano passado e com o Campeonato Mundial de 2023 no horizonte, nosso objetivo é desenvolver o judô a fim de torná-lo uma ferramenta educacional para nossos jovens, para que estejam prontos para viver em uma caminho. Os Mestres Mundiais de Judô irão contribuir muito para isso.

Meus mais sinceros agradecimentos pelo endereço de Marius Vizer, que nos apoia e acredita em nós. ”

Após esta introdução, a Dra. Lisa Allan, Gerente de Competição da IJF, lançou o aspecto técnico do sorteio, “Muito obrigado ao Sr. Mohamed Bouheddou e sua equipe por realizar este World Judo Masters. Temos o orgulho de ter a família do judô se reunindo pela segunda vez desde o início da pandemia, para colaborar e superar as adversidades. Vamos continuar seguindo as regras para ter um evento de sucesso e seguro. Devemos trabalhar juntos para proteger a família do judô!

Começaremos o dia 1 às 10:00, o dia 2 às 11:00 e o dia 3 às 10:00. O bloco final é às 17:00 de cada dia. "

Daniel Lascau, Diretor de Esportes da IJF e Diretor de Arbitragem em exercício disse: “Estamos muito felizes e orgulhosos de estar aqui. Os melhores judocas do mundo estão em Doha e também selecionamos os melhores árbitros, para que vencam os melhores competidores em espírito de respeito e lealdade ”.

O local está pronto

Vladimir Barta, Diretor de Esportes da IJF, deu mais algumas estatísticas antes do procedimento formal do sorteio: "Temos quase 400 competidores, 399 para ser preciso (215 homens, 184 mulheres), de 69 países. Os melhores judocas vão competir nos próximos três dias e esperamos um judô incrível. "

Com esse nível de participação, é particularmente difícil prever os resultados finais. Tudo é absolutamente possível e tudo será surpresa e confirmação nos dias que virão.

Will Distria KRASNIQI (KOS) conseguirá manter a liderança no ranking mundial com -48kg, enquanto a bicampeã mundial Daria BILODID (UKR) que estará de volta à sua categoria favorita após um teste em -52 em Budapeste em outubro e os japoneses a judoca TONAKI Funa, também estará presente.

Na categoria -52kg, Amandine BUCHARD (FRA) terá muito o que fazer, com Majlinda KELMENDI (KOS), SHISHIME Ai (JPN) ou mesmo Odette GIUFFRIDA (ITA) em pé na frente dela, enquanto no próximo peso Jessica KLIMKAIT (CAN) poderia marcar pontos valiosos na ausência de sua grande rival e compatriota, a campeã mundial Christa Deguchi.

Na categoria -63kg assistiremos com atenção para ver se alguém consegue competir com a grande favorita Clarisse AGBEGNENOU (FRA), enquanto a campeã mundial de -70kg, Marie Eve GAHIE (FRA), tentará retomar o topo do pódio em sua divisão de peso. Ela terá muito que fazer para chegar lá, com a outra lutadora francesa, Margaux PINOT (FRA), que vem se revelando cada vez mais perigosa no circuito mundial. Não importa o resultado, haverá apenas uma vaga de -70kg nas Olimpíadas para a delegação francesa.

Outra campeã mundial francesa, Madeleine MALONGA, estará no tatame com -78 kg, categoria onde a delegação francesa alinhará nada menos que três atletas.

Por fim, nas categorias femininas, o título dos pesados ​​poderia ser disputado pela lenda Idalys ORTIZ (CUB), pelas duas brasileiras Beatriz SOUZA (BRA) e Maria Suelen ALTHEMAN (BRA) ou Iryna KINDZERSKA (AZE), mas as surpresas não estão excluídas.

Para os homens o show já vai valer a pena no grupo de abertura -60 kg, com a equipe russa e o vencedor da edição 2018 do Guangzhou Masters, Robert MSHVIDOBADZE (RUS).

O pequeno italiano em constante escalada, Manuel LOMBARDO, vai querer provar que merece o primeiro lugar do mundo, numa categoria em que mongóis, georgianos e brasileiros puderam decidir o vencedor. Tudo é possível.

HASHIMOTO Soichi (JPN) será um espantalho na categoria de -73kg. Ele conseguiu encontrar nas quartas de final um certo Fabio Basile (ITA), campeão olímpico dos -66kg.

A categoria -81 kg será seguida com atenção porque vamos encontrar o belga Matthias CASSE, que não faz muito barulho mas que avança a cada competição. Haverá também o inerradicável Antoine VALOIS-FORTIER (CAN), o atual campeão mundial Sagi MUKI (ISR) e, claro, Saeid MOLLAEI (MGL), só isso!

Os homens de -90kg não ficarão para trás com Ivan Felipe SILVA MORALES (CUB), Krisztian TOTH (HUN), o campeão mundial de 2019 Noel VAN T END (NED) e outro campeão mundial no judogi da Sérvia Nemanja MAJDOV (SRB).

Será que Peter PALTCHIK (ISR) será capaz de reafirmar sua forma de título europeu duramente conquistado, a partir do final de 2020? Varlam LIPARTELIANI (GEO) conseguirá mostrar que ainda é um dos favoritos ao título olímpico no próximo verão? Jorge FONSECA (POR) continuará a ser o melhor do Mundo, após a sua atuação nos últimos campeonatos mundiais? Estas são algumas das perguntas que podemos nos colocar na categoria até 100kg.

Finalmente, nos pesos pesados, eles estão quase todos lá. Haverá HARASAWA Hisayoshi (JPN), David MOURA (BRA), Roy MEYER (NED), Rafael SILVA (BRA), Inal TASOEV (RUS), Or SASSON (ISR), Guram TUSHISHVILI (GEO) e Henk GROL (NED) , sem esquecer ... Teddy RINER (FRA) que, e é uma prova clara do nível da competição, não será semeado. Esfregamos nossas mãos com antecedência.

Este Masters Mundiais de Judô em Doha, no Catar, não apenas dará início à temporada, mas permitirá que todos se posicionem na corrida pelo título mundial em junho próximo e pelo título olímpico poucas semanas depois. É com grande impaciência que aguardamos aqui os primeiros jogos, que terão início na segunda-feira, 11 de janeiro, às 10 horas. Acompanhe a competição em www.ijf.org

PROGRAMA

Dia 1
Mulheres -48 kg, -52 kg, -57 kg Homens -60 kg, -66 kg

Dia 2
Mulheres -63 kg, -70 kg Homens -73 kg, -81 kg

Dia 3
Mulheres -78 kg, +78 kg Homens -90 kg, -100 kg, + 100 kg

Por: Nicolas Messner - Federação Internacional de Judô


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada