sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Sabrina Filzmoser e Flavio Canto são nomeados Embaixadores do Clima da FIJ

 

Sabrina Filzmoser da Áustria e Flavio Canto do Brasil foram nomeados 'Embaixadores do Clima da IJF' pelo Presidente da IJF, Marius Vizer. Eles nos ajudarão a espalhar a mensagem para salvar o planeta.

Entre as ameaças que pairam sobre nossas cabeças, o aquecimento global é talvez o mais perigoso e preocupante a longo prazo.

A cada dia, somos confrontados cada vez mais com episódios climáticos perigosos, que têm um impacto considerável em nossas vidas. A saída mais fácil seria desistir e dizer que não há muito que possamos fazer a respeito, mas isso não está na filosofia do judô; pelo contrário.

Ficamos felizes por ver Sabrina Filzmoser e Flavio Canto juntarem-se a nós para levar uma mensagem de esperança, principalmente aos mais jovens, a quem o mundo de amanhã pertencerá. Cabe-nos a nós oferecer-lhes uma casa nas melhores condições possíveis.

O desafio é grande e os obstáculos são inúmeros. Do desmatamento massivo à poluição do solo por meio do hiperconsumo, nossa civilização tem um grande impacto no meio ambiente. As calotas polares estão derretendo e o nível do mar está subindo. Estamos enfrentando uma grande extinção da vida selvagem.

Além das observações alarmistas, podemos atuar e é isso que a comunidade mundial de judô decidiu fazer.

Sabrina Filzmoser disse: “Como judoca, sabemos como lutar pelos nossos sonhos, indo além da lua, visando mais longe do que as estrelas mais brilhantes. Todos nós temos o dever de lutar pelo nosso ambiente frágil neste planeta. "

Flavio Canto acrescentou: “Como judoca, todos nós fomos criados com base em princípios que levamos para nossas vidas fora dos tatames. O judô é respeito, convivência com os outros e com o planeta. Temos todo um continente de plástico, jogado nos oceanos, matando a vida marinha e extinguindo espécies. Devemos mudar o que temos feito. Junte-se a nós no desafio mais importante da nossa geração! ”

O presidente da IJF, Sr. Marius Vizer, disse: “A Federação Internacional de Judô está comprometida em contribuir para a luta global contra as mudanças climáticas. Como signatários da estrutura de Ação de Esportes para Mudanças Climáticas das Nações Unidas ( https://www.ijf.org/news/show/ijf-joins-the-sports-for-climate-action-initiative), estamos determinados a educar os jovens e aumentar a conscientização em todos os níveis e em todos os cantos do mundo. Utilizando o poder educacional do judô, temos a certeza de que podemos alcançar muitos judocas, de todas as idades e mobilizá-los, de forma a trazer uma contribuição sólida para o combate global às mudanças climáticas. É um grande prazer para a IJF nomear dois grandes campeões, que são modelos tanto no tatame quanto além, como Embaixadores do Clima da IJF. Sabrina Filzmoser e Flavio Canto são bem conhecidos por sua paixão e envolvimento em muitos projetos sociais e, portanto, estou convencido de que serão um bom exemplo para seus colegas atletas, para judocas e fãs de judô em todo o mundo. ”

A questão é: o que podemos fazer como judoca? A resposta que nossos dois embaixadores nos dão é clara: temos o dever de fazer algo. Isso começa com a educação. Ao ensinar nossos filhos e nossos alunos, em todos os nossos clubes, que eles também podem agir pelo meio ambiente, estamos realizando um importante ato cívico.

Nas próximas semanas vamos convidar os mais jovens a participar de um evento especial, cujos detalhes serão confirmados em breve. No ano passado, nossa comunidade de judô plantou 6.000 árvores em todo o mundo durante a campanha 'Plante uma árvore', por ocasião do Dia Mundial do Judô de 2019. Nos próximos meses, desenvolveremos ainda mais projetos e ideias, onde nossos embaixadores serão protagonistas.

Sabrina e Flavio não foram escolhidos aleatoriamente. Ambos são ativistas de uma sociedade melhor e de um planeta mais seguro e suas vozes contam. Sabrina ainda é uma judoca ativa, com o objetivo de se classificar para os Jogos Olímpicos de Tóquio e há muitos anos desenvolve programas educacionais no Nepal e no Butão. Ela também é alpinista, que reivindicou um dos picos mais altos do mundo sem oxigênio suplementar. Flavio, desde sua aposentadoria, tem trabalhado incansavelmente para oferecer uma vida melhor aos jovens que vivem em condições difíceis no Brasil. Seu programa Reacão é um grande sucesso.

Agora é a hora de todos nós agirmos. Sabrina e Flavio estão contando com você; contamos todos contigo e estaremos contigo!

Por: Nicolas Messner -Federação Internacional de Judô


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada