quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

FIJ: Judô escolar causa menos ansiedade social entre os jovens


O programa holandês 'Schooljudo', iniciado por Ruben Houkes (campeão mundial e medalhista olímpico de 2007) e Ziggy Tabacznik, provou seu valor. Desde 2005, um número incalculável de crianças passou pelas mãos de 'empreendedores' qualificados, que permitiram aos jovens do país saborear a felicidade da prática do judô, uma juventude que se inspirou nos seus valores.

Um estudo independente acaba de ser publicado mostrando resultados interessantes e importantes. Ruben Houkes, Diretor de Judô para Crianças da IJF, comentou: “Esta é a prova do valor agregado de nosso esporte e de sua posição única”.

Conforme referido no estudo solicitado pela seguradora De Friesland, no ano passado 39 escolas primárias da região da Frísia participaram no Judô Escolar em vários concelhos do território. Em 9 dessas escolas, foi oferecido espaço adicional para participação no programa com pesquisas. A pedido de De Friesland, o pesquisador Maurice Topper (GGZ Noord Holland) realizou um estudo científico sobre o efeito do Judô Escolar na saúde física e mental das crianças. Os resultados mostraram claramente que houve um efeito positivo.


Antes, durante e após as aulas de judô no ensino fundamental, foram realizadas pesquisas sobre os possíveis efeitos. Além de perguntas sobre como as aulas e como foram avaliadas, eles também fizeram perguntas sobre comportamento social. Os principais resultados mostraram que o conflito com os pares diminuiu consideravelmente e que a ansiedade social e a preocupação também diminuíram. As crianças relataram menos outros problemas emocionais também. (Antes de receber aulas de judô, mais de 1 em 5 relatou estar preocupado com esses problemas, mas na pesquisa mais recente, era apenas 1 em 6). O estudo também mostrou que as crianças buscam menos aprovação dos outros e escondem menos suas emoções, ao mesmo tempo que sacrificam menos e se sentem menos vulneráveis. Todos expressaram grande apreço pelas aulas e deram ao judô escolar uma média de 8/10.

Hoje, está claro que saúde não é apenas 'não estar doente'. É sobre saúde física e mental. O judô escolar desenvolveu uma linha de aprendizagem, na qual sete valores são centrais. Estes são confiança, cooperação, respeito, controle, resiliência, disciplina e diversão.


Ao refletir esses valores no tapete do judô e na sala de aula estruturalmente, o judô escolar empodera a criança e a sala de aula. Graças à colaboração desenvolvida com a Disney, cada tema é uma nova experiência para as crianças, adaptada à sua percepção.

Hoje, o esporte nas escolas primárias atinge mais de 40.000 alunos frísios. O judô escolar traz a filosofia do judô, voltada para o desenvolvimento físico e socioemocional das crianças, para o ensino fundamental em 400 localidades da Holanda.

Por: Nicolas Messner - Federação Internacional de Judô


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada