sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

FIJ apresenta sua retrospectiva: 2020 - um mosaico de conquistas!


Chegamos em 2020 cheios de entusiasmo, pois o ano olímpico havia chegado até nós e estávamos prontos para brigar por uma posição no ranking, para finalizar voos e pular aqueles anéis para testemunhar novos campeões sendo feitos e a história sendo registrada.

Nenhum de nós poderia ter previsto o que nos esperava. Nenhum de nós poderia ter se preparado para o que estava por vir, exceto, descobrimos que nossa preparação durou toda a vida e nossos valores de judô nos protegeram e infundiram nosso espaço aéreo, forçando-nos a fazer muito melhor do que apenas enfrentar. 

Covid chegou. Covid ficou. Isso nos fez tropeçar, mas nosso ukemi foi adaptável a esse vírus tanto quanto ao ataque de nossos oponentes. Nós enfrentamos isso. Seguimos em frente e mostramos que judocas de todos os níveis de todo o mundo têm um espírito mais forte do que qualquer germe. Nós realmente temos sido mais fortes juntos.

Este ano sem dúvida foi diferente de qualquer outro na história do judô e nos abalou, mas nosso argumento final contra essa anomalia é simples; valores vencem! Em cada capítulo do calendário 2020, houve motivos para comemorar e tivemos esta grande oportunidade de focar em coisas maravilhosas não apenas relacionadas ao Tour Mundial de Judô, mas dentro de nossa família mais ampla.

Destaques de 2020

janeiro

O Catar ofereceu sua mão em amizade quando Doha sediou o seminário IJF de Esporte e Educação de Arbitragem para quase 300 delegados. Houve um compartilhamento de conhecimento entre participantes de todos os continentes e um número recorde de mulheres participou, ultrapassando 50 pela primeira vez. Árbitros, treinadores, staff da IJF e dignitários locais fizeram deste um evento que não vale a pena perder, estabelecendo os padrões para a etapa final do ciclo olímpico.

fevereiro

Em Düsseldorf, vimos a primeira e importante medalha de grand slam dos Camarões, com Hortence Mballa Atangana representando seu país e continente. Foi uma apresentação inovadora e certamente uma inspiração para todos os jovens judocas africanos. Ganhar o campeonato africano no final do ano, em Madagascar, em novembro, a deixou ainda mais perto de uma possível vaga de qualificação direta para Tóquio. Esta é uma conquista notável e mostra o quanto o alcance global do judô está elevando os padrões de desempenho em todos os lugares.

março

No meio de nossa compreensão de que realmente estávamos entrando em uma pandemia global, nossa elite de judô pegou seus laptops e abriu seus diários de treinamento para que todos pudéssemos ver. Vimos treinos, treinamento solo de judô, entrevistas e todo tipo de contato inspirador. Eles nos mostraram sua vulnerabilidade e tornaram aceitável falar sobre como todos nós nos sentimos e vez após vez eles nos mostraram que mesmo separados não nos permitiremos ser outra coisa senão mais fortes juntos. Vimos suas refeições, seus gatos, suas casas e em alguns casos vimos seu isolamento. Eles mostraram liderança e excelência verdadeiras de maneiras que nunca poderíamos ter imaginado. De Amandine a Iliadis, eles vieram em nosso auxílio. Eles reacenderam nossa compreensão do jita kyoei e por isso só podemos agradecê-los. 

abril

Engajar as crianças do judô mundial passou a ser nosso foco, com o lançamento do concurso de desenho 'Great 8'. Centenas de crianças em todo o mundo enviaram suas ilustrações dos valores do judô e nos lembraram de sua visão do nosso esporte. Houve prêmios e orgulho e muitas crianças felizes cujas jornadas no judô puderam continuar apesar da ausência de seus dojos.

Maio

A Associação Zambiana de Judo e o projeto Judo pela Paz da IJF arrecadaram fundos para apoiar milhares de pessoas em algumas das áreas mais pobres da Zâmbia com doações de máscaras, para proteger as pessoas da infecção indiscriminada de Covid-19. Os campos de refugiados, alguns dos lugares mais pobres da Terra, foram alvo de ajuda.

Enquanto a África se recuperava, nossa comunidade online também começou a trabalhar, lançando o programa IJF JudoFit, convidando judocas de todo o mundo a competir entre si e também contra as estrelas do judô, em desafios de preparação física. Os medalhistas olímpicos, treinadores de clubes e iniciantes puderam competir do mesmo ponto de partida e foi divertido, muito divertido.

Junho

A Confederação Pan-Americana de Judô estabeleceu sua Comissão de Equidade de Gênero continental, alinhada com a comissão da IJF de mesmo nome. Com uma missão de educação e igualdade, a comissão foi direto ao trabalho, incentivando o envolvimento das mulheres em todos os níveis. Enquanto isso, na Argélia, o membro da Comissão de Equidade de Gênero da IJF e olímpica Salima Souakri estava orgulhosa por ter assumido um papel no governo, dedicando seu tempo à promoção de todos os esportes e seus valores. Foi um mês muito bom para a igualdade no esporte! 

Julho 

Duas outras iniciativas foram lançadas em resposta à imobilização de nossa família do judô pelo coronavírus: Arte do Judô e Kata em Casa. O primeiro convida o judoca a ilustrar suas fotos favoritas do judô da IJF, criando novas peças de arte, explorando a criatividade e produzindo belos trabalhos com os quais alimentar nosso espírito. Este último é um guia claro para o treinamento em casa, mesmo sem um uke, usando o kata como modelo para nosso desenvolvimento contínuo do judô. Julho ofereceu-nos outras formas de adaptação e superação.

agosto

Alemanha e Áustria combinaram forças para oferecer um espetáculo tão esperado, a chance de assistir ao judô competitivo novamente. Esses países vizinhos deram as mãos e treinaram juntos em um campo de treinamento extremamente eficiente, aplicando os protocolos de segurança da Covid em todas as partes. Essa operação foi então levada adiante em uma partida da equipe, transmitida ao vivo e assistida por milhares. Lentamente, mas com segurança, o judô estava voltando e eram a Áustria e a Alemanha nos trazendo essa nova esperança.

setembro

Continuando com nosso foco nas crianças em nosso esporte, convidamos jovens judocas de todo o mundo para nos enviarem perguntas em preparação para um novo estilo de entrevista. Com a ajuda da All Japan Judo Federation, pudemos passar algum tempo com o treinador do "rei do judô", Shohei Ono, Yusuke Kanamaru. Esta colaboração única entre as crianças e os sentados no cume da montanha de performance do judô mostrou mais uma vez o ethos familiar que envolve o judô. Envolver nossos jovens é muito importante. Todos nós sabemos que eles são nossos futuros atletas olímpicos, líderes e educadores e devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para envolvê-los neste período desafiador e além.

Outubro

O mês do Dia Mundial do Judô foi tão especial como sempre, não apenas celebrando nosso tema de 'juntos mais fortes', mas realmente vivendo-o. De projetos contínuos de Judo pela Paz em todo o mundo a novos projetos comunitários, atendendo aos vulneráveis ​​em risco durante a pandemia de Covid. Então, em um ato de extrema bravura e eficiência, a IJF deu um salto adiante com a encenação do Hungría Grand Slam, o primeiro evento do World Judo Tour desde que todos nós fechamos em março, em um esforço para deter a destruição causada por Covid. Foi um grande sucesso graças a todos os envolvidos e reafirmamos a nossa convicção de que com adaptação, trabalho em equipa e eficiência podemos continuar ao mais alto nível.

novembro

Houve uma verdadeira agitação em torno do 40º aniversário do primeiro campeonato mundial feminino. Dezenas de entrevistas, webinars e fotos compartilhadas deram vida às memórias daquela ocasião. Nos foram mostrados os esforços indescritíveis do falecido grande Rusty Kanokogi e fomos apresentados às mulheres que lutaram, algumas apenas adolescentes na época. Ouvimos reflexões e ficamos maravilhados com as carreiras que esses pioneiros fizeram para si próprios e, acima de tudo, agradecemos a eles por embaçarem no chão e tornarem o mundo do esporte mais justo.

Ao celebrar os pioneiros, também trouxemos nossas gerações mais jovens de volta online, lançando a JudoFit Kids Golden League, projetada para envolver jovens judocas em exercícios competitivos e saudáveis. Milhares de jovens embarcaram nos mostrando o quanto estão comprometidos com o judô e com o aprimoramento. Ficamos impressionados com suas habilidades e atitudes.

dezembro 

Este mês nos trouxe uma das maiores competições que o mundo do judô já viu; uma disputa de 24 minutos entre dois atletas fenomenais, ambos campeões mundiais, para decidir uma vaga olímpica. Vimos a maior alegria e alívio no rosto de Abe e ficamos boquiabertos com a derrota respeitosa e honrosa de Maruyama. Milhares de judocas sintonizaram para assistir na transmissão ao vivo e todos ficaram paralisados, sendo educados por dois grandes mestres da habilidade dinâmica do judô. Que privilégio ter testemunhado isso.

Dezembro também nos traz o primeiro JudoFest digital, com uma mistura de prêmios, seminários online e tudo o que é judô! 27 de dezembro é um final adequado e positivo para o ano do judô!

Então aqui estamos nós, no final de um ano turbulento que nos forçou a recorrer a energias que nunca soubemos que precisaríamos. Mas conseguimos, chegamos aqui. Estamos valorizando nossas amizades de longa distância e estamos ansiosos para voltar às vidas que amamos, mas talvez com um pouco mais de apreço pelas pequenas coisas que alimentam nossa alma. 

Obrigado por fazer sua parte para nos manter seguros. Obrigado por seu espírito de equipe e sua adesão inata e gentil ao ideal de 'juntos mais fortes'. Obrigado por ser judoca de coração e por viver de acordo com nossos valores compartilhados. É esta solidariedade que nos torna uma grande equipe e é o que nos transportará para o novo ano com esperança, muito trabalho e união nas nossas bagagens. 2021, estamos vindo para você.

Por:  Jo Crowley - Federação Internacional de Judô

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada