sábado, 26 de dezembro de 2020

Itália: Glória de ouro para Giuffrida após uma série de "desastres"


No início do ano, conversamos com a atual campeã europeia, Odette Giuffrida (ITA), quando a Itália se tornou a primeira nação europeia a sentir o efeito pleno do coronavírus. Durante este período de reclusão em que foram proibidos de sair das suas residências, teria sido impossível prever os resultados de 2020, muito menos um título europeu.

Estamos muito satisfeitos por voltar e falar com Odette novamente, especialmente quando tanta decepção pairava no ar no início deste ano, quando, embora ela ganhasse uma medalha de prata no Grand Slam de Paris, ela também levou uma lesão para casa com ela. Isso a colocou fora de ação. Então, com o adiamento das Olimpíadas, seu espírito encorajador foi um fator importante para a recuperação positiva da equipe italiana.

"2020 com certeza foi um ano muito especial. Um ano cheio de altos e baixos. Eu estava prestes a recomeçar depois da lesão, depois houve a explosão do vírus e o início da quarentena. Depois houve o anúncio do adiamento dos Jogos. Olimpíadas. Foi um golpe no coração, mas foi o momento de prioridades e embora o judô seja uma grande parte da minha vida, há coisas que vêm primeiro. Aceitei e concordei com a decisão, mas nunca perdi meu objetivo de vista, Pelo contrário. A medalha de ouro no Campeonato da Europa, a emoção que senti, devolveu-me tudo o que vivi. Penso que de alguma forma fui eu quem decidi dar uma recordação positiva deste ano ”.

Triunfante! Odette garante seu lugar na final do Grand Slam de Paris em 2020. Crédito: Emanuele Di Feliciantonio

Transformar o negativo em positivo não deve ter sido uma tarefa fácil, mesmo com o fim do bloqueio e a IJF restabelecendo a competição com o Grand Slam em Budapeste, acabou sendo um desastre para a equipe italiana. Dois testes positivos encerraram o torneio antes mesmo de começar, mas ainda tiveram que esperar algumas horas agonizantes antes de tomar a decisão de colocar toda a equipe fora do evento.

“Lembro que houve uma grande incerteza por alguns minutos. Não sabíamos o que dizer e mais ainda o que ia acontecer. Mais tarde, meia hora depois, eles nos disseram que os negativos podiam lutar. Naquele momento eu pessoalmente não sabia o que estava sentindo, Fiquei triste pelos meus amigos positivos, estava feliz por poder lutar, mas também não tinha certeza se seria certo fazer isso tendo contato com meus amigos. Depois de quinze minutos, recebemos a notícia oficial de que nenhum de nós teria realmente participado de maneira adequada. Não acreditávamos nisso tudo o que estava acontecendo, além dos dois testes negativos que fizemos pouco antes de deixar a Itália. Só depois de algumas horas percebemos que tudo estava acabado. "

Os atletas com resultado positivo permaneceram em Budapeste enquanto os demais voltaram para Roma, no Centro Olímpico para se isolar e se preparar para o Campeonato Europeu. Após 10 dias de isolamento individual, as 5 mulheres e 8 homens foram autorizados a treinar em grupos, mas sem acesso ao mundo exterior, eles estavam novamente seguindo restrições estritas.

4 meninas prontas para lutar

“Apoiamo-nos mutuamente em todas as situações. Pessoalmente, os primeiros dias foram difíceis mas um dia ao olhar-me no espelho desabei. Comecei a imaginar a competição e a sensação de vitória todos os dias. Queria fazê-lo a todo o custo. Imaginei todos os detalhes. Queria fazê-lo por Por mim, pela minha equipe e pela minha família. Nós merecemos. Quando realmente aconteceu, a emoção foi muito grande. Acho que o que aconteceu me fez crescer muito e tenho certeza que também vai me ajudar na minha preparação para as Olimpíadas. "

Odette já percorreu um longo caminho desde sua primeira experiência no tatame, querendo desesperadamente experimentá-lo depois de ver o quanto seu irmão gostava do esporte e suas aulas de ginástica rítmica haviam acabado. Ela nos conta sobre sua hiperatividade quando criança, a incapacidade de ficar parada e suas tentativas de praticar outros esportes, incluindo natação, que era um sonho de curta duração devido a danos no tímpano, e até dança clássica, ao que parece, sempre foi ágil com os pés! Mas o judô foi um amor instantâneo. Continuar em todas as provações e tribulações elimina os melhores desempenhos, aqueles que "vão conseguir".

"Minha maior motivação é minha família, mesmo que meus pais depois de todos esses anos ainda estejam com medo quando eu faço Yoko tomoe nage - ela ri. Quero retribuir a eles todos os sacrifícios que fizeram por mim. Quero dar a eles grandes emoções e fazer com que tenham um Vida melhor. E então tenho a promessa de cumprir com a minha avó. Eu me considero um trabalhador. Muitas pessoas me disseram que eu sempre tive talento, mas não acredito apenas no talento. Acredito em motivações internas, trabalho duro e mentalidade. Se alguém me perguntar qual é o meu talento ou a minha força, eu responderia que é a minha maneira de pensar, ver as coisas, falar comigo mesmo e nunca parar. "

Odette é uma presença muito dominante no tatame, confiante, agressiva e sem dúvida gosta de ser o centro das atenções, mas apenas no tatame. Além disso, ela se considera bastante tímida e reservada, embora seus amigos próximos a considerem sociável.

"Sou feliz com as coisas mais simples e adoro rir. Sou uma pessoa muito positiva. Também tenho muitos 'defeitos'. Sou muito teimosa e também um pouco orgulhosa. Há muitas outras coisas que eu poderia dizer sobre mim e mais sobre a minha história. . Minha vida nem sempre foi 'flores e romance', mas eu sempre preferi mostrar o bom. "

Pode ser difícil imaginar o enérgico e carismático italiano como tímido, mas competir no tatame é, afinal, uma atuação e, neste ano, Odette roubou o show. Devemos muitos parabéns a ela e sua equipe pelos esforços nos bastidores para tornar esses sucessos uma realidade. Esperançosamente, veremos nossos atletas de volta ao grande palco no ano novo.

Por: JudôNotícias


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada