quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

FIJ: O Afeganistão precisa de mulheres líderes

 
Friba Rezayee (à direita) praticando com Zakera no Instituto Kodokan no Japão

Friba Rezayee é uma jovem sorridente e dinâmica, que vive no Canadá e se formou em Ciências Políticas pela University of British Columbia, mas nem sempre foi assim. A fundadora e coordenadora principal do programa 'Mulheres Líderes do Amanhã' e sua liderança no projeto esportivo 'GOAL' (Meninas do Afeganistão Líder) nasceu e foi criada em Cabul, Afeganistão.

Quando ela tinha 18 anos, ela entrou para os livros de história ao competir no judô nos Jogos Olímpicos de 2004 em Atenas, como a primeira atleta olímpica afegã do sexo feminino. Sua participação nos Jogos Olímpicos ajudou a trazer o Afeganistão de volta ao cenário esportivo mundial após a queda do Taleban e ela se tornou uma inspiração para centenas de outras garotas afegãs praticarem diferentes esportes. Foi uma revolução esportiva para as atletas afegãs.

Desde 2011, ela mora em Vancouver e por muitos anos ela tem sido uma defensora aberta e apaixonada da educação de mulheres e meninas, igualdade de gênero, direitos humanos e direitos das mulheres no Afeganistão e em todo o mundo. Atualmente ela trabalha como educadora no sistema de escolas públicas de Vancouver.

Ciente dos desafios atuais de seu país natal e de amanhã, ela fundou a Women Leaders of Tomorrow (WLT), uma organização sem fins lucrativos com foco em educação e esportes no Afeganistão, que atua em duas áreas específicas:

• Educação: programas universitários de graduação nos EUA e Canadá para jovens mulheres afegãs

• Judô: Artes Marciais e Esportes
Judô em Cabul
Friba disse, “WLT é uma organização apolítica com o único propósito de fornecer oportunidades de ensino superior para mulheres afegãs. Os graduados devem retornar ao Afeganistão e preencher a lacuna de gênero na força de trabalho, especialmente nos setores governamental e privado. Essas mulheres líderes de amanhã aprenderão habilidades de liderança para se tornarem futuras executivas de negócios, funcionárias do governo e concorrer a cargos eletivos na política.

Mulheres Líderes do Amanhã também oferece plataformas para liderança e capacitação por meio de esportes, judô em particular. O WLT tem um programa único de liderança feminina no esporte chamado GOAL (Girls of Afghanistan Lead). O programa GOAL ajuda as jovens mulheres afegãs a ganhar confiança e autonomia por meio do treinamento em artes marciais. Por meio dessa atividade, a iniciativa GOAL oferece oportunidades de treinamento internacional de judô para jovens mulheres qualificadas.

Como outra parte da GOAL, ajudamos com oportunidades de carreira doméstica no Afeganistão para mulheres jovens qualificadas para ensinar ciências do esporte, educação física e artes marciais. Os membros do nosso programa são um grupo diversificado de amadores talentosos, atletas profissionais e estudantes. A confiança adquirida através do treinamento dedicado às artes marciais no Afeganistão oferece a essas jovens oportunidades novas e únicas e posições de liderança em suas comunidades locais. "

O GOAL foi criado especificamente com o objetivo de expandir as oportunidades para a liderança de mulheres e meninas afegãs nos esportes.

Para entender por que o judô se tornou a ferramenta perfeita, é preciso dizer que o esporte foi apresentado às mulheres afegãs pela primeira vez pelo diplomata norueguês e olímpico Stig Traavik, em 2002. Stig também foi o iniciador do 'Judô para Fred' (Judo pela Paz em norueguês), que ainda funciona hoje e ajuda centenas de crianças no Afeganistão. 

GOAL ajuda a encontrar oportunidades de treinamento de liderança esportiva de curto prazo para mulheres afegãs em diferentes esportes e locais. Seu objetivo é apoiar mulheres carentes a ganhar liderança em funções de treinadoras esportivas e se tornarem instrutoras, abrir seus próprios clubes esportivos ou se tornarem atletas profissionais.

A primeira aula de liderança e treinamento do GOAL aconteceu em janeiro de 2020 na Tokai University, no Japão, em parceria com a All Japan Judo Federation e a organização sem fins lucrativos doméstica japonesa 'JUDOs'. Os dois destinatários deste treinamento GOAL foram nossos membros Parwin Askari e Zakera Hosseini. A duração da aula de coaching foi de 12 dias entre 18 de janeiro e 31 de janeiro de 2020. Depois de participar deste seminário de coaching, liderado pelo herói do Japão Kosei Inoue, Parwin e Zakera estavam prontos para liderar os dojôs femininos no Afeganistão.


Na Tokai University junto com Kosei Inoue

Recentemente, a Diretora da Comissão de Equidade de Gênero da Ijf, Dra. Lisa Allan e o Diretor da Ijf Judo pela Paz, Nicolas Messner, participaram de um fórum online organizado por Friba Rezayee e testemunharam a determinação das jovens. 

Friba concluiu, “Nós também trabalhamos para combinar financiamento de doadores internacionais e recursos com a equipe nacional de judô afegã, para apoiar as necessidades de treinamento e instalações dos dojos de judô em Cabul. Como parte disso, a GOAL coordena a tradução inglês / farsi entre atletas nacionais e organizações parceiras internacionais no campo do judô competitivo, auxilia com requisitos administrativos e viagens para mulheres afegãs competindo em torneios, entre muitas outras tarefas. O Afeganistão precisa de mulheres líderes! "

Por: Nicolas Messner -Federação Internacional de Judô


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada