quarta-feira, 18 de julho de 2012

Umuarama: Sete vezes Mirelle no Judô do Paraná


Com a conquista do Campeonato Paranaense de Judô Sub 23 na categoria Ligeiro (até 48 kg), no dia 7 de julho em Maringá, a judoca Mirelly Thaisa Santos chegou ao sétimo título estadual da carreira, alcançando uma marca que dificilmente será batida e consolidando-se como a atleta com maior número de títulos estaduais, em todas as modalidades, competindo por Umuarama.

Atleta da Academia Prosport, Mirelly compete com patrocínio da Universidade Paranaense (Unipar) e apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
Ela tem 19 anos, é faixa marron e iniciou no esporte com o sensei Marco Suguimati em 2005. Cursando o segundo ano de Educação Física na Unipar, Mirelly também é monitora na própria Prosport e acaba de iniciar um trabalho com o Judô na Escola Municipal Zilda Arns.

Brasileiro
O título estadual garantiu a Mirelly uma vaga na Seleção do Paraná para o seu sexto Campeonato Brasileiro, que será disputado nos dias 25 e 26 de agosto em Cuiabá (MT). Sua melhor classificação até aqui no Brasileiro é o quinto lugar, conquistado por duas vezes: em 2010 também em Cuiabá e em 2011em Curitiba.

Competindo em alto nível desde 2007, além dos campeonatos paranaenses Mirelly acumula inúmeras conquistas em competições regionais, como testemunham as medalhas guardadas com muito carinho. Mas a maior conquista da carreira da jovem judoca veio em 2010, quando foi campeã Sul-Brasileira Sub-20, depois de vencer a Seletiva Paranaense da categoria.

Expectativa
Mirelly considera que este é o Campeonato Brasileiro em que chegará em melhores condições, já que está tendo condições de realizar um programa de treinamento específico, especialmente por causa das férias escolares. “No ano passado, por exemplo, eu praticamente não treinei e lá (no Brasileiro) o nível é muito forte, porque você compete só com as campeãs, muitas delas com títulos mundiais, e tem de estar bem preparada”, diz a judoca.
Desde a última semana Mirelly tem treinado diariamente sob a orientação do treinador Marco Suguimati e inclusive se prepara para, de 16 a 20 de julho, participar de um treinamento intensivo na Sociedade Morgenau, em Curitiba, como parte de sua preparação para o Brasileiro.

Sonho olímpico
“A Mirelly é a maior atleta do Judô na história de Umuarama e também a que tem maiores conquistas entre todas as modalidades, porque é uma menina de um talento indiscutível, com muita técnica e uma agilidade que a diferencia em sua categoria no Paraná, onde ela é, há vários anos, o nome a ser batido pelas adversárias. E como ela está com apenas 19 anos, tenho certeza de que ainda vamos comemorar muitas conquistas com essa jóia do nosso Judô”, diz Marco Suguimati. 

Focada na necessidade de se preparar e evoluir sempre, Mirelly sabe que vive um bom momento e está disposta a aproveitá-lo. Afinal, a partir do Brasileiro deste ano, se inicia uma nova etapa de preparação do Judô brasileiro pensando nas Olimpíadas de 2016. A campeã Sub-20 e Sub-23 em Cuiabá estarão automaticamente classificadas para uma seletiva pré-Olimpíca, que é a porta de entrada para buscar uma vaga na equipe que vai representar o Brasil nos Jogos do Rio de Janeiro.

O objetivo inicial é conquistar uma medalha no Brasileiro, que já seria um grande feito, mas Mirelly não deixa de sonhar. “Está começando um novo ciclo olímpico e não tem como não pensar nessa possibilidade. Não é fácil, mas o sonho existe sim”, revela a judoca, que elege a persistência como a sua principal qualidade.

Medalhas da Prosport em Maringá

O Campeoanto Paranaense de Judô Sub 23 foi disputado no dia 7 de julho nas instalações do Parque do Japão, em Maringá. Para chegar ao título Mirelly venceu três lutas. Passou por Ana Ferreira (Curitiba) e Camila Almeida (Campo Mourão) com vitórias por ippon (equivalente a um nocaute técnico) e, na luta final, venceu a curitibana Paula Nunes por um wazari, que é a maior pontuação possível antes do ippon.

Prata para Juan
Outro atleta da Prosport/Umuarama que competiu no Paranaense Sub 23 foi Juan Cláudio Gimenez da Silva, medalha de Prata na categoria Meio-pesado, para judocas até 81 quilos.

Com o Ouro de Mirelly e a Prata de Juan, a Prosport ficou em sétima na classificação geral entre as 27 equipes que participaram do Paranaense em Maringá.

As Conquistas Estaduais
2008
- Campeão Paranaense Sub 17
2009
- Bicampeã Paranaense Sub 17
- Campeã Paranaense Sub 20
2010
- Bicampeã Paranaense Sub 20
- Campeã da Seletiva Paranaense Sub 20 para o Sul-Brasileiro
2011
- Campeã Paranaense Sênior (19 a 30 anos)
2012
- Campeã Paranaense Sub-23


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada