quarta-feira, 18 de julho de 2012

Tradição brasileira, judô deve trazer muitas medalhas de Londres


Ontem parte da seleçao olímpica de judô embarcou para Londres, mais precisamente para Sheffild. Esta foi a cidade escolhida pela comissão técnica da Confederação Brasileira de judô para fazer a aclimatação dos atletas antes dos Jogos Olímpicos.

A comissão técnica optou em não ficar na Vila Olímpica por achar uma lugar com muitas distrações que podem tirar o foco dos atletas. Portanto dois dias antes da luta de cada um eles viajarão três horas de trem para chegar em Londres.

Em Atlanta também tivemos o mesmo tratamento Eu particularmente não gostei, pois chegava na Vila sem sentir o clima da maior competição esportiva do planeta e passava a noite em um lugar que você não esta acostumado a dormir. Em Athenas foi diferente, ficamos na Vila dez dias antes de lutar e foi muito melhor, porque tivemos tempo para nos adaptarmos aquela situação.

Com relação as diversões que tem na Vila, é obvio que existem, mas acho muito improvável que esses atletas que passaram quatro anos se dedicando a um objetivo muito grande que é conquistar uma medalha olímpica, se deixem levar por coisas que podem prejudicar o rendimento deles na competição.

Quanto as tentações gastronômicas, realmente se não tomar cuidado fica difícil ter uma alimentação balanceada, porque tem comida saudável, mas também tem muitos doces, sorvetes, sanduíches, pizza, etc… Aliás a maior fila do restaurante da Vila Olímpica é no Mc Donald's, então nesta questão as nutricionista da CBJ acertaram em cheio. Melhor prevenir do que remediar.

Acho que a CBJ acertou nesta questão da alimentação, mas por outro lado dividiu o grupo no momento mais importante que é o dia da competição. Os primeiros atletas a lutarem não terão o apoio dos seus companheiros de equipe, pois estarão em Sheffild. E mesmo os que forem chegando à Vila próximo ao dia de lutar, normalmente não gostam de ir ao ginásio na véspera da competição. Enfim essa é uma questão que nunca vai agradar a todos e divide muito a opinião dos próprios atletas.

Embarcaram ontem Leandro Guilheiro, Tiago Camilo, Rafael Silva e toda comissão técnica. Hoje embarcam Sarah Menezes, Erika Miranda, Rafaela Silva, Mariana Silva, Maria Portela, Mayra Aguiar, Suelen Altheman, Felipe Kitadai, Leandro Cunha, Bruno Mendonça e Luciano Corrêa.

O judô, ao lado do atletismo e iatismo, é a modalidade que mais traz medalhas olímpicas para o Brasil. Há sete Jogos Olímpicos consecutivos que subimos no pódio, de Los Angeles até Pequim. Uma marca espetacular que vai ser mantida sem duvida nenhuma, porque pelo retrospecto deste ciclo Olimpico, esta é a equipe mais homogênea que o Brasil já teve. Eu acredito que o Brasil vai conquistar quatro medalhas, inclusive uma de ouro para quebrar um jejum de 20 anos. O último judoca que foi campeão olímpico foi o santista Rogério Sampaio, em Barcelona 1992. Aurélio Miguel conquistou a primeira medalha de ouro do judô brasileiro em Seoul 1988.

Então como diz a técnica da Seleçao feminina: "missão dada, missão cumprida"!

A nossa "tropa de elite" já foi para batalha, então vamos torcer, porque muita coisa boa vem por aí. Eu acredito que esta equipe tem tudo para fazer um resultado histórico.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada