segunda-feira, 30 de julho de 2012

Rafaela é desclassificada por golpe ilegal e sai chorando do tatame; Bruno Mendonça também perde


A judoca Rafaela Silva perdeu a chance de se garantir pelo menos na repescagem na categoria até 57 kg nas Olimpíadas de Londres ao ser desclassificada diante da húngara Hedvig Karakas, devido a um golpe ilegal. No masculino, Bruno Mendonça também foi eliminado na sua segunda luta. 

Após ser desclassificada da disputa, Rafaela desabou no tatame e chorou muito. Até a sua adversária foi tentar consolá-la ao final da luta, depois do anúncio da decisão dos juízes.
No combate válido pelas oitavas de final, os juízes chegaram a apontar um waza-ari para Rafaela no começo da luta, mas a arbitragem verificou o vídeo e decidiu desclassificar a brasileira por atacar a perna direita da adversária antes do desequilíbrio.

O golpe foi ilegal porque Rafaela começou seu ataque contra a húngara direto pela perna, o que foi proibido há três anos pela Federação Internacional de Judô. A brasileira dominava a luta e tinha forçado uma punição à rival antes de se precipitar.

Na luta anterior, Rafaela derrotou com tranquilidade a alemã Miryam Roper na estreia, com dois yukos. Caso vencesse a sua segunda luta, iria para as quartas de final e se garantiria ao menos na repescagem. Seguindo, teria a chance de disputar ao menos a medalha de bronze. 
Descoberta no projeto social do medalhista olímpico Flavio Canto, a judoca da Cidade de Deus tem 20 anos e é a atleta mais jovem de toda a equipe brasileira de judô. Ela é campeã mundial sub-20 (2008), vice-campeã mundial sênior (2011) e medalha de prata no Pan de Guadalajara. 

Bruno Mendonça também perde

Campeão pan-americano na categoria até 73 kg, o judoca Bruno Mendonça também foi eliminado no seu segundo combate em Londres. O brasileiro não conseguiu passar pelo holandês Dex Elmont, terceiro do ranking e vice-campeão mundial.

O judoca brasileiro começou com vantagem na disputa pela pegada, mas não conseguiu encaixar seus golpes e deixou o holandês somar um yuko ao tomar duas advertências por falta de combatividade. Com a vantagem, Elmont apenas administrou a vitória.

Bruno começou com uma vitória fácil em Londres, derrotando o ruandês Fred Yannick Uwase, de apenas 18 anos, por estrangulamento aos 54 segundos. Mas, com uma chave difícil rumo ao pódio, parou logo em sua segunda luta.

O brasileiro de 27 anos vinha do título do evento preparatório em Londres, no ano passado. Bruno Mendonça é de Santos e treinou no mesmo lugar que formou Leandro Guilheiro: a academia de Rogério Sampaio.

Por: Uol Esportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada