O judô brasileiro está na reta final de preparação para a disputa dos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023 e, nesta quarta, aconteceu o primeiro treino de tatame com a equipe completa na sede dos Jogos. Como a delegação chegou em dois grupos separadamente, apenas os atletas que vieram de São Paulo e Minas Gerais participaram do treino de terça-feira, o primeiro em solo chileno.
Nesta quarta, a equipe ficou completa no treinamento com os judocas que vieram do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul.
A atividade comandada pelos treinadores Kiko Pereira, Andrea Berti e Sarah Menezes aconteceu no dojô (área de treinamento) anexo ao tatame principal montado na arena de Esportes de Contato, palco da competição de judô nos dias 28, 29, 30 e 31 de outubro.
Além de poder fazer o reconhecimento do shiai-jo (área de competição), os judocas brasileiros aproveitaram para fazer uma ativação no tatame e trabalhar questões táticas
“Esses últimos treinos são para ajustes finais, pensando em questões técnicas focadas em alguns adversários. O volume cai bastante e a gente tenta fazer uma intensidade alta para manter essa agressividade, essa lembrança que tem que lutar bem. É um treino para focar bem nos adversários e ficar preparado para o que vai encontrar na competição”, explicou o experiente Rafael Silva “Baby”, que vai lutar seu segundo Pan em busca de uma medalha de ouro inédita. “O cubano é o meu principal adversário, campeão mundial. Na última luta perdi para ele, voltei com bastante aprendizado e treinei muito para lutar com ele nesse Pan”, projetou.
A equipe seguirá treinando nesse dojô até sexta-feira, 27, véspera da competição e dia em que os atletas conhecerão, finalmente, os primeiros adversários. O sorteio das chaves está marcado para as 11h (local e Brasília), na própria arena.
O Brasil contará com 19 judocas no Pan, a maior delegação da modalidade em Jogos Pan-Americanos. Isso porque os campeões dos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali, em 2021, também se classificaram para Santiago.
Logo, além dos 14 (1 por categoria) classificados via ranking pan-americano sênior, o Brasil contará com seus cinco campeões pan-americanos júnior: Aléxia Nascimento (48kg), Luana Carvalho (70kg), Eliza Ramos (78kg), Gabriel Falcão (73kg) e Kayo Santos (100kg), dobrando as chances de medalhas, portanto, nessas cinco categorias.
+CONVOCAÇÃO DA SELEÇÃO PARA O PAN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!