O boletim OSOTOGARI reconheceu a importância desse projeto desde o princípio, acompanhando de perto todas as suas etapas, inclusive marcando presença no dia de seu lançamento. Desde então, temos mantido um olhar atento sobre cada ação desenvolvida no âmbito do projeto.
É gratificante constatar que, ao longo desses cinco anos, o projeto já está colhendo frutos significativos. Um desses notáveis avanços é a inclusão da equipe de judô do Club Athlético Paulistano (CAP), sob a orientação do medalhista olímpico Douglas Vieira. Esta equipe prontamente compreendeu a importância de forjar uma parceria com uma instituição acadêmica, como a EEFERP/USP, para combinar expertise e conhecimento científico em prol da otimização do desempenho dos atletas.
Como parte das celebrações do quinto aniversário do projeto, estamos entusiasmados em apresentar uma matéria especial escrita a quatro mãos pelos Professores Tito José Bonagamba e Douglas Vieira. Vamos comemorar juntos essa conquista!
Celebrando os 5 anos do Projeto “Judô na EEFERP/USP” com bons resultados
No dia 10 de outubro de 2018, ocorreu o lançamento do Projeto “Judô na Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto - EEFERP/USP”, contando com a presença de várias autoridades da comunidade acadêmica e do poder público, bem como do Judô, destacando os Profs. Cleber do Carmo, Osvaldo Hatiro Ogawa, Sadao Fleming Mulero e Uichiro Umakakeba, representando a Federação Paulista de Judô e o Instituto Kodokan do Brasil.
Para a consolidação do Projeto, a EEFERP/USP contou com a diligente e contínua colaboração do Prof. Cleber do Carmo, delegado regional da Federação Paulista de Judô – 12a Delegacia Regional. Posteriormente, o projeto ganhou robustez adicional com o apoio dos Profs. Ogawa e Umakakeba, que seguiram apoiando e participando das atividades propostas.
O evento recebeu uma excelente cobertura da Equipe do Boletim Osotogari, que publicou uma série de matérias sobre o lançamento do Projeto:
https://www.boletimosotogari.com/2018/10/ribeirao-preto-eeferpusp-lanca-projeto.html
https://www.boletimosotogari.com/2018/10/ribeirao-preto-saiu-o-video-do.html
https://fpj.com.br/eeferpusp-lanca-projeto-com-parceria-da-f-p-judo/
Entre as principais atividades propostas, destacam-se:
- Estímulo à prática do Judô e à formação de atletas em nível superior;
- Realização de cursos e palestras sobre temas associados ao Judô;
https://www.boletimosotogari.com/2019/08/ribeirao-preto-secretaria-de-estado-da.html
- Busca pela integração com instituições de Ensino e Pesquisa de relevo internacional que atuam na área do Judô, dando prioridade à Universidade de Tsukuba;
https://www.boletimosotogari.com/2018/10/ribeirao-preto-eeferpusp-e-12-delegacia.html
https://www.boletimosotogari.com/2019/09/japao-professor-uichiro-umakakeba.html
- Criação da Clínica Multidisciplinar de Avaliação de Atletas de Alto Rendimento (CAMAR), inicialmente com atividades em parceria com a Associação do Judô Corpore Sano – Ribeirão Preto e a Associação de Judô de Bastos.
https://www.boletimosotogari.com/2019/07/eeferpusp-realiza-avaliacao-da-equipe.html
A partir de 2021, uma nova parceria foi cuidadosamente construída, integrando as atividades da CAMAR-EEFERP/USP com a Equipe liderada pelo Prof. Douglas Vieira, junto ao Club Athletico Paulistano (CAP), atividades que foram documentadas pelos Setores de Jornalismo da USP e do CAP:
https://www2.ifsc.usp.br/portal-ifsc/integracao-em-prol-do-desenvolvimento-do-judo/
https://www.paulistano.org.br/noticias/judo-realiza-encontro-de-treinadores-em-convenio-a-usp-eefe-ribeirao-preto/
A partir do estabelecimento da parceria entre a EEFERP/USP e o CAP, várias atividades foram realizadas através da CAMAR-EEFERP/USP, com avaliações da Equipe de Judô do referido Clube e reuniões para analisar os resultados individuais de cada atleta.
Entre as atividades individualizadas que foram feitas, destacam-se avaliações psicológicas e sociológicas, testes de força e potência musculares, bem como análises fisiológicas com o emprego e aprimoramento do Special Judo Fitness Test.
A partir das avaliações individuais detalhadas, a equipe técnica do CAP pôde prescrever e monitorar treinamentos, indicar métodos para o desenvolvimento de força e potência, bem como recomendar estratégias nutricionais para aprimorar o desempenho esportivo, de forma específica para cada judoca.
Como resultado dessas atividades conjuntas entre a Equipe Técnica de Judô do CAP e a Equipe de docentes e pesquisadores da CAMAR-EEFRP/USP, as judocas e os judocas do CAP estão alcançando continuamente melhores resultados, demonstrando o valor da integração da Ciência do Esporte com a Prática Esportiva de Alto Rendimento. Além do resultado esportivo, simultaneamente ocorreu geração de conhecimento científico, documentado em relatórios e artigos publicados em revistas da área.
Depoimentos de membros do Projeto
- Prof. Douglas Vieira – Supervisor do Judô - Club Athletico Paulistano
Quando fui consultado sobre o estabelecimento de uma parceria entre a EEFERP/USP e o Judô do CAP, me voltaram à mente lembranças de anos anteriores, quando iniciei um projeto com colaboradores da UNIb (Universidade Ibirapuera) e da CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário). Neste projeto, elaborei atividades envolvendo avaliações dos atletas e redação de relatórios para a comissão técnica da Seleção Brasileira Universitária de Judô, realizando estudos e trazendo resultados muito mais próximos à prática esportiva, com a produção de conteúdos teóricos e práticos.
A parceria entre a EEFERP/USP e o CAP é hoje uma grata e estimulante realidade, sendo realizada a todo vapor, produzindo ótimos resultados práticos e ampliando estudos nas diferentes áreas do treinamento, sempre aproveitando e integrando os conhecimentos científicos e as experiências práticas dos Acadêmicos e Treinadores envolvidos no projeto. Agradeço muito essa parceria, certo de que estamos continuamente aprofundando os conhecimentos necessários para o aprimoramento da preparação física e dos recursos técnicos dos atletas, produzindo excelentes perspectivas de sucesso para os próximos Jogos Olímpicos.
- Prof. Cristiano Barreira, psicólogo e ex-diretor da EEFERP/USP
O projeto põe em prática uma situação rara no ambiente acadêmico: “É uma oportunidade para estudantes envolvidos em pesquisas em diferentes níveis, da iniciação científica à pós-graduação, terem uma vivência prática em Psicologia do Esporte junto a uma equipe de alto rendimento. Do lado da equipe, por sua vez, é também uma oportunidade de se saberem avaliados com base naquilo que está nas fronteiras do conhecimento científico, o que nós percebemos ser fonte de motivação e confiança por se saberem bem acompanhados. Falo da Psicologia porque é a área que supervisiono diretamente, mas sei que o mesmo acontece nas demais áreas lideradas pelos meus colegas da EEFERP-USP”.
Prof. Marcelo Papoti coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ciências Fisiológicas da EEFERP/USP
Esta é uma oportunidade verdadeiramente única, uma vez que nos permite aplicar uma parte crucial do nosso conhecimento científico em um ambiente de vida real, trabalhando diretamente com atletas de alto desempenho. Essas interações estreitam a lacuna entre teoria e prática, proporcionando aos alunos de graduação e pós-graduação uma base sólida para sua formação acadêmica e profissional. Além disso, o trabalho com esses atletas de elite gera inúmeras questões de pesquisa que são altamente relevantes para o desenvolvimento da prática profissional.
Membros do Projeto de Colaboração EEFERP/USP, IFSC/USP e CAP – Judô
CAP – Judô
Prof. Douglas Vieira
- Cristina Madi
- Giovani Marcon
- Guilherme Kuriki
- Marco Dagnino
- Rainner Oscisk
USP
Prof. Tito J. Bonagamba (IFSC)
Prof. Cristiano Roque Antunes Barreira (EEFERP)
Prof. Enrico Fuini Puggina (EEFERP)
Prof. Marcelo Papoti (EEFERP)
Prof. Renato Francisco Rodrigues Marques (EEFERP)
Por: Boletim OSOTOGARI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!