terça-feira, 16 de outubro de 2018

Ribeirão Preto: Saiu o vídeo do Lançamento do Projeto Judô na EEFERP/USP



Sobre o Projeto "Judô na EEFERP – Aproximação entre a Universidade e a Sociedade através do Esporte" cujo lançamento oficial foi realizado no dia 10 de outubro, no Campi da USP de Ribeirão Preto, no auditório da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto e que reuniu docentes de vários cursos da USP de Ribeirão Preto, além da Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, Prof. Dra. Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, o Diretor da EEFERP/USP, Prof. Dr. Cristiano Roque Antunes Barreira, o Diretor do IFSC/USP (Gestão 2014-2018), Prof. Dr. Tito José Bonagamba, os professores kodanshas de judô Uichiro Umakakeba, Sadao Fleming Mulero, Hatiro Ogawa e Cleber do Carmo, alunos da EEFERP/USP, estudantes do ensino médio e fundamental praticantes de judô federados na 12ª Delegacia Regional da Mogiana da Federação Paulista de Judô e integram o Projeto Rumo ao Pódio.

Após a exibição do ciclo de palestras e das atividades com exercícios de física e também atividades com kimono nos tatames do ginásio da EEFERP que foi fundamental para a integração dos judocas, professores e alunos do curso de Educação Física da Universidade, percebemos que algumas dúvidas pairaram entre os participantes.

Enviamos essas dúvidas ao Professor Tito José Bonagamba,  Diretor do Instituto de Física da USP de São Carlos e faixa preta de judô, um dos idealizadores do projeto para explicar de uma forma sucinta como funcionará inicialmente a base do projeto e a parceria com a Federação Paulista de Judô.


1º - Aproximar a Universidade à Sociedade, com excelência;

2º - Estimular a prática do Judô e a procura pela formação em nível superior, com foco no desenvolvimento esportivo, social e humano, através de visitas guiadas de estudantes do ensino fundamental e médio à EEFERP/USP, acompanhados por professores, dirigentes e familiares, que deverão ocorrer ao longo do dia, incluindo almoço no Restaurante Universitário.

3º - Apresentar protocolos de avaliação física através de lutas de Judô simuladas. Com os dados obtidos pela avaliação, prescrever e monitorar treinamento, indicar métodos para o desenvolvimento de força e potência, bem como recomendar estratégias nutricionais para aprimorar o desempenho esportivo, de forma específica para cada judoca. Com os resultados obtidos, produzir conhecimento científico aplicado ao Judô, com publicações em revistas dedicadas à Ciência do Esporte. Ainda nesta ação, criar um Núcleo de Alto Rendimento, inicialmente dedicado ao Judô;

4º - Realizar ciclos de palestras e debates contínuos, tanto na Universidade quanto nas entidades esportivas e parceiros;

5º - Oferecer cursos de Judô na Universidade, em parceria com a F.P.Judô, Diretorias Regionais de Ensino e Secretárias Municipais de Educação, com o intuito de oferecer formação adicional para professores de Educação Física estarem aptos a ensinar e estimular a prática do Judô em escolas públicas.

Assista o vídeo, uma produção audiovisual do Boletim OSOTOGARI, e confira como foi o lançamento do Projeto "Judô na EEFERP – Aproximação entre a Universidade e a Sociedade através do Esporte", onde no final do vídeo o professor Tito também realiza um depoimento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada