quinta-feira, 4 de outubro de 2018

São Paulo: Lançamento do livro Grandes Mestres – 10ª edição entra para a história das artes marciais


O dia 29 de setembro de 2018 entrou para a história das artes marciais ao celebrar o lançamento da 10ª edição do livro Grandes Mestres na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP).

Vindos do Norte ao Sul do Brasil, os participantes da obra lotaram as dependências da ALESP, principalmente o auditório Franco Motoro, palco de grandes homenagens.

A solenidade também recebeu pioneiros como Woo-Jae Lee (Taekwondo no Rio de Janeiro), Park SungJae (Hapkido Moderno), Hong SoonKang (Taekwondo e Hapkido no Paraná), Carlos Silva (Kickboxing na Paraíba), o medalhista olímpico Luiz Onmura, o bicampeão pan-americano deTaekwondo, Fábio Goulart,os incentivadores esportivos Daniel Lucena e Luiz Carlos Gondim, entre outros.


A Bueno Editora, organizadora do evento, preparou uma série de atividades para professores e mestres lapidarem o conhecimento marcial. Logo no início, eles puderam prestigiar várias palestras, incluindo sobre artes marciais no cinema (Gutemberg Lins), Medicina Oriental e as artes marciais (JojiEnomóto), conduta (Rogério Wong), coaching esportivo (Marcelo Caldas), acupuntura auricular (Alex Raspa) e Taekwondo marcial (Woo-Jae Lee).

O grão-mestre Woo-Jae Lee classificou a cerimônia como grandiosa, pois fortaleceu as artes marciais. “A proposta do livro Grandes Mestres é promover a união entre nós, professores e mestres, por meio da disciplina, da educação e da promoção do conhecimento. Sem dúvidas, este evento simbolizou esta valiosa missão ”, disse.

O criador do Hapkido Esportivo Hong SoonKang, que veio do Paraná para o lançamento, afirmou que a obra reconhece e divulga com maestria o caminho percorrido pelos educadores, tirando muitos deles do anonimato. “É um trabalho, acima de tudo, de valorização profissional e visibilidade nacional”.


Valorização
Ao longo de 10 anos, o projeto Grandes Mestres, escrito por Fábio Amador Bueno, relatou mais de mil biografias de profissionais marciais, além de resgatar a filosofia e a tradição dos precursores. E é claro, que no lançamento esta característica não poderia faltar. A prova disso foi a exposição feita pelo GM Park SungJae, que esboçou a trajetória do Hapkido no Brasil. 

Mestre Park foi um dos primeiros a chegar ao país na década de 70 para disseminar esta vertente. Segundo ele, a exposição foi uma ótima oportunidade para que as pessoas pudessem conhecer melhor sua caminhada. “Agradeço ao autor Fábio Amador Bueno pelo convite e também por acreditar na força das artes marciais”, pontua. 


Antes das homenagens, o hall monumental da ALESP atraiu muitos olhares com uma demonstração inédita de Combate Medieval, feita por Fábio Toniolo Silvério, Raphael Silva, Tiago Danieli Vaz e demais integrantes.

Lutas demonstrativas
Posteriormente, aconteceram os Desafios dos Grandes Mestres, marcados por lutas demonstrativas entre Robson Maciel X seu aluno (Karate), Luiz Onmura X Alex Russo e Fábio Goulart X Eduardo Cintra (Taekwondo).

Considerado um dos maiores caratecas do Brasil, Robson Maciel trouxe para o evento uma demonstração baseada em situações do cotidiano. “Quis mostrar para as pessoas, independentemente de porte físico, que as técnicas de Karate podem ser utilizadas em qualquer situação, e não necessariamente apenas dentro dos tatames”.

Após quase 20 anos, o bicampeão pan-americano Fábio Goulart pisou novamente em um dojang para enfrentar Eduardo Cintra, adversário de longa data. “Neste lançamento, tive a oportunidade de rever pessoas muito queridas e reviver momentos inesquecíveis. Na década de 90, o Eduardo me deu muito trabalho, mas hoje somos irmãos. Esses momentos valem mais que qualquer coisa”, considera.

O primeiro medalhista olímpico de Judô nascido no Brasil, Luiz Onmura, ressaltou a importância de solenidades como esta para o desenvolvimento das artes marciais. “Esta obra e também o evento expressam que as artes marciais são grandes instrumentos de socialização e disciplina, podendo moldar o caráter de crianças e adolescentes”.
Ao final, LuisOnmura e Fábio Goulart ganharam cinturões da ISKA, trazidos dos EUA pelo mestre Carlos Silva.

Outro momento marcante foi a apresentação do grupo de Dança do Leão, liderada pelo shifu Gutemberg Lins. Alegre e vibrante, a equipe arrancou aplausos e exaltou a cultura chinesa.Para o shifu Gutemberg Lins, a Dança do Leão exprime sorte, felicidade e prosperidade. “Estes foram os votos de nosso grupo para todos que estiveram presentes nesta confraternização”, ressalta.  

Reconhecimento 
Em seguida, os organizadores deram início às homenagens. Em seu discurso, o autor e editor Fábio Amador Bueno agradeceu ao apoio de todos no decorrer de 10 anos e reafirmou o compromisso em reconhecer o trabalho de professores e mestres. “Não seria possível chegar a esta marca sem o incentivo de todos vocês. O livro Grandes Mestres nasceu para perpetuar o legado de seus respectivos trabalhos”, ressaltou.

Entre tantos parceiros, Bueno homenageou José Augusto Maciel Torres, Daniel Lucena, Woo-Jae Lee e Hong SoonKang com exemplares de katana (espada japonesa).

O coautor, mestre em Karate, Taekwondo e Goshin Jitsu, presidente da Federação de Hapkido Esportivo, Cultural e Educacional da Bahia, cônsul do Sri Lanka na Bahia e diretor da Facei e University Erich Fromm, José Augusto Maciel Torres, pontuou a relevância da publicação. “Não existe nada parecido no mercado editorial das artes marciais como o livro Grandes Mestres. Ele veio para preencher uma lacuna que muitos professores reivindicavam. A partir dele, histórias foram eternizadas”, discorre.

O presidente honorário da UIAMA e da Associação Shaolin Internacional de Artes Marciais e secretário de esportes de Santa Isabel, Daniel Lucena, acredita que o êxito do projeto se deve ao comprometimento da comunidade marcial. “Cada um, dentro de seu estilo ou modalidade, atua para quebrar estigmas e promover a educação e os valores sociais”, fala.
De acordo com o incentivador Luiz Carlos Gondim, todo trabalho que enaltece a arte marcial e o esporte está incentivando o progresso do país.

Vindo diretamente dos Estados Unidos, o mestre em Kickboxing e representante da ISKA, Carlos Silva, disse que o livro Grandes Mestres modifica vidas à medida em que reconhece a responsabilidade social dos professores. “É um título sem precedentes e a prova de seu sucesso é o fato de ser a maior referência em arte marcial no Brasil”, conta.

Participante há muitos anos, o sensei de Karate Antonio Lima Pinto, do Amazonas, disse que o lançamento permitiu muitas alegrias. “Tudo foi muito bem pensado e organizado para oferecer uma experiência indescritível aos envolvidos. Parabéns à Bueno Editora pelo trabalho de excelência em benefício das artes marciais do Brasil, que já se tornou uma marca registrada. Retornarei ao meu estado mais confiante e otimista”, pontuou.

Para a diretora da Bueno Editora, Elaine Ferreira, o empenho e a dedicação de todos engrandeceram o lançamento. “Nós sempre procuramos retribuir tudo aquilo que recebemos e nos empenhamos em resgatar valores que são a base das artes marciais. Neste evento, procuramos dar o nosso máximo, cientes que todos vocês agem do mesmo modo. A cada ano, recebemos cada vez mais força para continuar em frente, apesar de todas as dificuldades, e com certeza, esta edição foi sensacional”, analisa.

Depois de sete horas, a programação foi encerrada com entrega de medalhas, menções honrosas e certificados. 

O legado continua
Durante o lançamento, o autor Fábio Amador Bueno informou que a 11ª edição do livro Grandes Mestres está confirmada, e será produzida em 2019, mantendo o mesmo padrão de qualidade e excelência.

Os interessados em saber como participar, podem acessar ao portal exclusivo: www.grandesmestresmarciais.com.br 

Em breve, será divulgado um vídeo exclusivo do evento. Aguardem!

Onde adquirir
A publicação está disponível na Bueno Shop e pode ser entregue em todo o Brasil.
http://www.buenoeditora.com.br/produto/Livro_Grandes_Mestres_das_Artes_Marciais_10%C2%AA_edi%C3%A7%C3%A3o_-_Pr%C3%A9-Venda

Por:  Girliani Martins 
Foto: Alan Emerson

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada