quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Rodrigo Motta publica mais um texto acadêmico conciliando judô e qualidade total em vendas


Professores de judô, há muito mais potencial na nossa modalidade do que imaginamos. O judô com seu carisma, sua fama de esporte educador, que constrói cidadãos é o canal de entrada para um mundo de infinitas possibilidades, que podem ir além do dojô. 

Pensando nisso há muito tempo, o professor kodansha Rodrigo Motta (Instituto Camaradas Incansáveis) tem se desenvolvido em duas especialidades, aliando-as e obtendo resultados impressionantes comprovados academicamente e profissionalmente. Além de difundir e popularizar o judô em outros setores da sociedade, Motta conseguiu implantar um projeto de sucesso que tem como foco a utilização do judô como mecanismo motivacional em um programa de gestão da qualidade total de vendas. Motta tem produzido muito material acadêmico e tem pesquisado bastante. Um dos objetivos do boletim OSOTOGARI é poder difundir esse material para que todos possam ter acesso e conhecer novas oportunidades de negócios através da utilização do judô como ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional. Confira o material acadêmico apresentado no VII Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade:

Contextualização: Gestão da qualidade total (GQT) é uma prática comum nas empresas. Um programa de GQT em vendas objetiva padronizar as melhores práticas comerciais para ter um time preparado para atingir as metas da empresa. Para aumentar a adesão as empresas utilizam ícones inspiradores que possuam valores em convergência a organização. Estudamos aqui uma empresa que utilizou como ícone o Judô e que realizou um evento de lançamento temático para inspirar os colaboradores no programa. Objetivo: Analisar como a utilização dos conceitos do Judô como analogia a profissão de vendas para explicar o programa impacta na motivação e engajamento do time de vendas a participar cumprindo todas as metas e processos. Método: Foi realizado um evento com uma dinâmica relacionada ao Judô. O time foi levado a um dôjo, onde receberam a faixa branca, simbolizando o caminho à faixa preta. Uma equipe de judocas campeões mundiais, um deles olímpico, conduziu a dinâmica onde o time praticou técnicas de aquecimento, técnicas de lutas (Osotogari e Seoinage) e puderam praticar os golpes em uma luta com campeões, cada etapa foi seguida de uma analogia com a atividade de vendas. Fundamentação Teórica: A GQT surgiu nos EUA a partir dos estudos de Shewhart (1931), Deming (1982) e Juran (1980), inicialmente como um conceito aplicado as linhas produtivas, somente a partir dos estudos de Ishikawa (1985) passou a ser uma ferramenta que busca a eficiência em toda a empresa. É muito comum temas relacionados as artes marciais para ajudar no engajamento nestes programas. O judô possui princípios muito próximos com os princípios da gestão da qualidade total. Resultados e Análises: Ao final os colaboradores comentaram sobre a dinâmica onde os feedbacks foram todos positivos. Os colaboradores ressaltaram alguns aspectos do judô que refletem de forma idêntica a atividade de vendas, esses aspectos reforçaram o espirito guerreiro do profissional de vendas e ajudaram no aumento da motivação dos colaboradores em participar do programa. Em pesquisa realizada posteriormente com estes colaboradores, 98,51% deles afirmaram que a metáfora do judô foi muito útil na implementação do programa. 

Clique na imagem para ampliar

Considerações Finais: Este estudo pode ser complementado por outros que busquem entender os impactos nos resultados e na motivação dos colaboradores participantes do programa após o lançamento do mesmo e que são influenciados pelo tema Judô. 

Clique aqui e confira a publicação original.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada