sexta-feira, 2 de abril de 2021

FIJ: Apenas um pequeno erro

Loïc Pietri durante o Grand Slam de Düsseldorf em 2019 em -90 kg

O francês Loïc Pietri fez uma aposta meio maluca, uma aposta que os fãs do esporte adoram: voltar ao nível mais alto para os Jogos de Tóquio.

Campeão mundial em 2013 no Rio, terceiro em 2014 e medalha de prata em 2015, as coisas complicaram-se para o nativo de Nice, no sul da França.

Ferido e afastado do tatame por muito tempo, já havia tentado algumas vezes na categoria -90kg, mas sem voltar ao nível anterior. Depois de ter arrebatado uma nova seleção para a seleção francesa, a título de abnegação e treino, em Antalya voltou e chegou com a ideia fincada no corpo, de que podia ganhar a aposta e se qualificar no último minuto para o Jogos de Tóquio, de volta à sua amada categoria de -81kg. Perguntamos a ele suas impressões ao descer do tatame após sua derrota no segundo turno da competição.

“Francamente, me senti bem. Cometi um pequeno erro, mas no judô não dá para errar. Foi um retorno à competição para mim, passei muito tempo sem. Estou obviamente decepcionado, mas sabia que era uma temporada de bônus e tinha que ser muito eficiente, de imediato, muito rapidamente.

O pódio muda frequentemente no grupo de -81kg e é complicado encontrar um caminho para o topo, mas me senti bem, de verdade. Fui preciso com as mãos. Tive vagas. Quase funcionou mesmo quando eu estava sendo conduzido durante a partida do segundo turno.

O judô é difícil! Treinei muito e coloquei muita emoção nesse treinamento. Tenho minha companheira grávida (a campeã olímpica Sarah Menezes, BRA), mas optamos por eu ir para Paris. Eu não queria que fosse por nada. É difícil, mas é assim.

Eu aproveitei tudo para dar uma chance. Eu sabia que era um momento de 'um tiro'. Tive que marcar pontos rapidamente. Não funcionou, embora eu ache que não foi muito longe disso. Eu tive bons sentimentos. Cometi esse pequeno erro que me custou a passagem para a próxima rodada; Eu fui contrariado. Este é o jogo. É tipo isso.

O -81kg ainda é uma categoria forte. Você tem que estar 100% pronto. Esse pequeno erro me faz dizer que não estava 100% pronto. É interessante porque ainda há atletas de -81kg que estavam lá há alguns anos, quando eu estava no topo. Aqui meu problema não era tanto pegar uma medalha, mas ganhar pontos. A temporada olímpica já havia acabado, agora realmente acabou. 


Loïc Pietri (FRA) contra Medickson Del Orbe Cortorreal (DOM) durante a primeira rodada 

Vou agora me concentrar em Paris 2024 e vou ter certeza de voltar mais forte no início da nova temporada. Vou ter que passar por pequenas competições antes de voltar ao circuito internacional. Haverá etapas, mas estou determinado a voltar com firmeza. Os Jogos Olímpicos de 2024 serão em casa e espero que a medalha de Paris seja para mim. Já se passaram pelo menos quatro anos desde que eu estava no circuito aos 81s. Fiz algumas competições no peso mais pesado -90kg, mas se você quer ter a chance de ganhar uma medalha, realmente tem que colocar todas as oportunidades do seu lado, pois para competir um evento após o outro, se você só tiver uma chance em dois, isso não é suficiente. Tenho que riscar as porcentagens para voltar a um nível perfeito. Às vezes não é preciso muito para vencer, apenas um pouco mais de sorte. Continuo convencido de que posso fazer isso, mas temos apenas uma chance. Não devemos perder isso. "

A calma e a serenidade de Loïc impressionam. Ele analisa retrospectivamente uma derrota que, no entanto, põe fim ao seu sonho do momento. Sem dúvida, voltar para a família e para o companheiro, com a perspectiva de uma família crescendo, o fará esquecer rapidamente esse pequeno erro e lhe dará ainda mais vontade de voltar ao topo.

Por: Nicolas Messner e Leandra Freitas - Federação Internacional de Judô

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada