terça-feira, 9 de março de 2021

Comemoração dos 40 anos das pioneiras do judô feminino (NOVA DATA)


Em novembro de 2020, a CBJ publicou uma matéria pra lá de bacana sobre os 40 anos da primeira disputa do judô feminino em um Campeonato Brasileiro que aconteceu no Rio de Janeiro e também o primeiro Campeonato Mundial de Judô Feminino que aconteceu em Nova Iorque, ambos ocorrido em 1980.

A comemoração foi através de um artigo da Drª Gabriela Conceição de Souza, professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro e autora de diversos trabalhos acadêmicos sobre o judô feminino brasileiro, entre os quais o livro Mulheres no tatame: o judô feminino no Brasil. 

Para o primeiro campeonato brasileiro, os Estados brasileiros deveriam selecionar as atletas que os representariam. Em muitas destas competições estaduais o número de atletas surpreendeu, deixando de fora muitas mulheres que depois, ano após ano, foram disputando vagas na seleção brasileira para sul-americanos, pan-americanos e mundiais. As judocas não faziam ideia da quantidade de mulheres que já praticavam o judô por todo território nacional e muitas delas não sabiam que, menos de um ano antes, este evento seria proibido por decreto-lei. 

A primeira equipe feminina que disputou o primeiro campeonato mundial de judô nos Estado Unidos, na cidade de Nova Iorque, foi composta pelas primeiras campeãs brasileiras de judô: Gislene Aparecida Lamano (SP), Iara Cunha (RS), Solange Almeida Pessoa (SP), Heliana do Carmo (SP), Ângela Cruz (BA), Helena Cristina Guimarães (BA) e Soraia André (SP). Neste mundial, participaram 153 mulheres, de 28 países dos 5 continentes.

Clique aqui e confira a matéria na íntegra.

Agora, a Federação Paulista de Judô (FPJ) prestará também uma homenagem às pioneiras do judô, em evento que será realizado no dojô Centro de Aperfeiçoamento Técnico (CAT) em São Paulo em 27 de março, a partir das 10h, com transmissão ao vivo

Serviço:
Comemoração dos 40 anos das pioneiras do judô feminino
Data: 27 de março
Horário: 10h
Local: CAT da FPJ

Por: boletim OSOTOGARI


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada