segunda-feira, 29 de março de 2021

Como a tecnologia evoluiu e pode ajudar atletas, árbitros e organizadores


Muito poucos esportes estagnaram. Conforme os tempos avançam e novos esportistas entram em cena, como em Tbilisi no Grand Slam, esses esportes tendem a existir em um estado de evolução quase constante. Nos últimos anos, essa evolução tem demonstrado uma propensão a trazer esportes para as garras da revolução tecnológica como a cobertura de vídeos no judô e formas de análise.

O judô está evoluindo, não só dentro do esporte, mas também para transformar o judô e melhorar as condições dos atletas, da arbitragem e da organização de eventos como o replay de vídeo no estádio. Em um esporte tradicional como o judô, a tecnologia é difícil de implementar, mas a análise de vídeo é insuportável atualmente.

Para alguns, isso representa uma grande aquisição tecnológica, para outros, a tecnologia atua mais como um complemento às atividades que não podem ser totalmente removidas do mundo real; das corridas de cavalos ao futebol, poucos esportes estão totalmente separados da tecnologia.

E, embora o judô tenha visto algum progresso no campo da inovação tecnológica especializada, há muito mais a ser feito. Leia mais sobre seu impacto atual e potencial nos competidores, árbitros e organizadores abaixo.

CONCORRENTES
Para o judoca, uma das maneiras mais fortes em que a tecnologia pode ser utilizada com grande efeito no mundo do judô é através do uso de realidade virtual, que já está sendo implantada em uma variedade incrivelmente ampla de esportes - especialmente esportes de combate - para apoiar o lutador no treinamento e aperfeiçoamento. A relação virtual será uma nova forma de treinar métodos, certamente em tempos de vírus. 

Embora sua implantação difira drasticamente em diferentes esportes, aqueles que se concentram no combate obtiveram grande sucesso ao utilizar a tecnologia para exercitar não apenas o corpo, mas também a mente. Os esportes de combate dependem fortemente da preparação mental, e isso é algo que o exercício solo muitas vezes não consegue atender o suficiente. Com a realidade virtual para esportes de combate, os lutadores podem aproveitar ao máximo a tecnologia de imersão e se transportar para um 'espaço' de treinamento mental, além de físico.

ÁRBITROS FIJ
Não somos, neste momento, estranhos ao uso da tecnologia na arbitragem. Sua implantação tem sido relatada com mais veemência no campo do rugby e do futebol, onde os esportes utilizam o Television Match Official (TMO) e o Video Assistant Referee (VAR), respectivamente.

Ainda assim, o escopo de utilização da inteligência artificial e da realidade aumentada nos esportes vai muito além dos esportes com bola. Da mesma forma que é implantado nessas partidas, os árbitros de judô podem utilizar tecnologia avançada de IA para analisar em grande quantidade cada momento de uma competição, onde for necessário, a fim de reduzir o conflito - algo que sempre foi um questão dentro do esporte, e tornou a arbitragem do judô um trabalho impopular .

O uso de câmeras de 360 ​​graus e sistemas de replay já garantem a maior cobertura possível - tanto para os espectadores, quanto para os competidores e árbitros - mas, com o clima atual para aprimorar a tecnologia para uso em esportes especializados, podemos antecipar muito mais mudanças no horizonte.

ORGANIZADORES DE EVENTOS
Para quem tem experiência em realizar torneios e em garantir fluidez para o dia, você já sabe o quão desafiador pode ser garantir que tudo corra bem. Em alguns casos, e com regularidade crescente, um sistema integrado de gerenciamento de jogo está sendo utilizado, por meio do qual a criação de pools, bem como a atribuição de lutadores aos tatames e a combinação automática das pontuações podem ser alcançados com relativa facilidade e agilidade - garantindo assim que lutadores, espectadores , e os oficiais do torneio possam se concentrar no que realmente importa.

Para os lutadores, manter o controle da programação da partida pode ser extremamente perturbador, e é por isso que se concentrar em tornar esse sistema o mais eficiente e eficaz possível será tão vital para o esporte no futuro.

Mais globalmente, vimos a enorme dificuldade de competir neste período de pandemia. Tem muito mérito organizar torneios internacionais e muito mais treinar e participar dessas competições, com as restrições atuais e a tecnologia pode ajudar a explorar vírus em eventos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada