O mundo das artes marciais viu diferentes estilos comparados e quanto ao Jiu Jitsu (BJJ) e ao Judô, eles são mais semelhantes e indistinguíveis do que diferentes. Ambos os estilos verão os atletas vestindo quimonos, tendo uma disputa no tatame e ganhando pontos ao ter um oponente no chão. Esportes como Mixed Martial Arts (MMA) trouxeram a arte de combinar diferentes estilos de artes marciais, incluindo BJJ e Judô.
No entanto, como qualquer outro estilo de arte marcial, há uma diferença entre o Judô e o Jiu-Jitsu. Aqui estão as principais diferenças;
Diferença Histórica
Sua semelhança deriva da ancestralidade comum (Jiu-jitsu japonês). Esta arte (Jujitsu ou Ju Jutsu) foi desenvolvida como um estilo de autodefesa para os samurais. Suas primeiras formas envolviam o uso de armas ao lado do combate corpo a corpo. O foco principal do Jujitsu era equipar o samurai com habilidades de luta, quer eles tivessem uma arma ou não. Seus estilos se concentravam em derrotar um oponente blindado incluindo arremessos, goivas, chaves de junta, entre outros.
Após a Restauração Meiji de 1870, os samurais deixaram de existir com o uso de espadas em público foi proibido. Isso viu Jigoro Kano trazer um estilo diferente de Jujitsu que evitava o lado violento. O judô surgiu como uma tática de treinamento físico, descartando todas as táticas perigosas anteriores. Posteriormente, Mitsuyo Maeda levaria o judô para o Brasil e após incorporar outras disciplinas em sua luta, foi expulso da disciplina do Kodokan por sua luta. Ele então começou sua academia e viu a evolução do Brazilian Jiu Jitsu (BJJ).
Diferença de regras
Desde o início do Jujitsu, os estilos evoluíram e viram as armas caírem, os estilos mudaram e, desde então, passaram a confiar mais em arremessos, agarrões, golpes e técnicas de bloqueio para derrotar um oponente. A principal diferença de regra entre os dois é que o Judô se concentra em jogar o oponente no chão, enquanto o BJJ se concentra em finalizar o adversário.
No entanto, os judocas também podem marcar pontos segurando o oponente no chão, forçando a finalização e nos pênaltis. Os atletas de Jiu-Jitsu também podem marcar pontos em quedas, varreduras, controle das costas e outras técnicas.
Diferença de cores de faixa
A progressão da faixa em ambos os estilos compartilha algumas semelhanças e diferenças. A faixa definitiva em todos os estilos é a preta e para os judocas, haverá 6 faixas antes da faixa final (branca, amarela, laranja, verde, azul e marrom). Atletas de Jiu-Jitsu terão menos faixas antes de chegar à preta (branca, azul, roxa e marrom)
Diferença de traje e equipamento
Embora seus trajes possam parecer semelhantes à primeira vista, existem algumas diferenças a serem observadas. O quimono de Judô é construído para suportar todas as pegadas e arremessos e por isso é mais durável e pesado que os uniformes normais de taekwondo e caratê.
No entanto, os trajes de Jiu-Jitsu são mais pesados e duráveis quando comparados ao quimono de judô, pois estão preparados para suportar mais punições.
A cor dos trajes também é diferente. Os judocas só podem usar quimono branco e atletas de Jiu-Jitsu permitem uma variedade de preferências de cores. As cores permitidas nos torneios de Jiu-Jitsu variam de; branco, azul e preto.
Diferença de popularidade
O judô é um esporte mais antigo e, atualmente, o estilo é mais popular que o Jiu-Jitsu. Mais judocas estão disponíveis em todo o mundo em comparação com os participantes de Jiu-Jitsu.
Por: JudoInside
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!