quinta-feira, 25 de março de 2021

Eslovênia: Anja Stangar está de volta


No ano passado, soubemos da terrível notícia de que a judoca eslovena Anja Stangar foi diagnosticada com linfoma. Desde o início que acompanhamos Anja e no início de 2021 ficamos felizes em ver que ela havia vencido aquela terrível batalha contra o câncer. A questão então era clara: quanto tempo levaria para Anja voltar ao tatame.

Agora sabemos a resposta, pois ela recentemente ganhou seu campeonato nacional na Eslovênia. Quando o Grand Slam de Tbilisi estava prestes a começar, nós a encontramos e perguntamos como ela se sente por estar de volta ao tatame.

“Quando pisei no tatame da competição na minha primeira partida, minha cabeça estava cheia de emoções, mas ao mesmo tempo tive que me manter focado na luta e no adversário que estava parado na minha frente. Então, os sentimentos eram únicos e Acho que foi a primeira vez que realmente comecei uma competição com um sorriso no rosto. Fiquei muito feliz por poder participar da competição, porque isso significa que minha condição física melhorou, pelo menos até o nível que posso competir em nível nacional. Meio ano atrás eu não conseguia correr 2,5 km e mal conseguia 5 flexões. Posso dizer por experiência própria que o retorno ao tatame foi muito diferente de voltar após um cirurgia no joelho.

Você sabe, estou ansioso para minha primeira competição desde que comecei com a quimioterapia no ano passado. Sempre tive em mente que teria me recuperado totalmente daquela doença quando um árbitro me apontasse como vencedor de uma competição. Para ser sincero, gostei muito de tudo, desde a pressão e empolgação da competição até o aquecimento e a competição em si, é claro. Não me preocupei com meus oponentes ou como seriam as partidas; Eu só queria lutar.

Depois de 14 meses tão longos e difíceis, foi estranho sentir adrenalina e pressão novamente, mas me senti muito bem e percebi que tinha conseguido vencer a competição.

Há muito tempo que sonhava com a minha primeira competição, então antes de tudo queria aproveitar o dia e acho que por isso não senti tanta pressão, em comparação com o que costumava sentir. Porém, nos primeiros segundos da final cometi um grande erro e o adversário marcou waza-ari; Tive sorte de não ser ippon. Acho que isso foi consequência da ansiedade.

Durante a quimioterapia ganhei peso, principalmente por causa de um medicamento que tomei que retém água nas células. Ele cria edema por todo o corpo. Além disso, recebi infusões de 7 litros em períodos de 2 dias. Eu era como um balão! ” Anna riu, uma risada cúmplice e aliviada.

“Claro que durante 4 meses não consegui praticar muito desporto, por isso a minha gordura corporal aumentou. Infelizmente, é preciso muito tempo e esforço para se livrar desse excesso de água e gordura. Quando terminei todo o tratamento, meu sistema imunológico estava muito fraco e a rápida perda de peso suprimiria ainda mais o sistema imunológico, então fiz um plano com a nutricionista clínica do instituto de oncologia, aprendendo a perder peso aos poucos.

Agora estou com menos de 57kg, mas não adiantava perder peso para fazer o campeonato nacional com -52kg, pois ainda é muito cedo para eu praticar emagrecimento rápido. Isso seria um grande estresse para o meu corpo, que está se recuperando de um tratamento tão devastador. Continuo com o plano de perder peso com cuidado, então para os torneios internacionais estarei de volta aos -52kg, quando chegar a hora certa. Para a categoria de -57kg não tenho peso ou músculos suficientes para ser competitivo.

Para voltar ao nível Internacional irei passo a passo. Comecei com a competição nacional e como ganhei posso agora passar para as copas continentais. Quando eu for capaz de lutar em nível continental por uma medalha, então poderei subir para o Circuito Mundial de Judô. Este é o meu próximo grande sonho, ou talvez seja melhor dizer 'desafio'.

Hoje, em primeiro lugar, aprecio estar com saúde e poder praticar judô, porque agora já não é um dado adquirido, como antes. Então, por um lado, minha perspectiva de vida e de judô mudou. Percebi que a vida é muito mais do que treinar-competir-comer-dormir e que tenho uma vida cheia de oportunidades pela frente, mesmo que não consiga voltar ao nível de elite. Meu caso não poderia ser melhor exemplo para mostrar a importância de estudar ao lado de uma carreira esportiva, porque esta pode acabar da noite para o dia.

Talvez tenha sido também a primeira vez que vi o judô não apenas do ponto de vista competitivo, mas também gostei de praticar nosso lindo esporte. Agora vejo o treinamento pesado como um privilégio. Porém, por outro lado, minha mente como atleta de elite não mudou. Ainda acho que tenho que fazer algo marcante na minha vida e não terminar como uma pessoa comum. Para concluir, minhas ambições no judô permanecem, mas minha visão da vida é mais ampla. Pensando de uma forma muito, muito positiva, posso ser grato que a vida me deu essa experiência, então, como uma pessoa, estou definitivamente mais forte agora. "

Através desse terrível desafio, como Anja nos contou, ela aprendeu muito e, além disso, está disposta a transmitir sua mensagem, o que faz com perfeição. Ganhar os campeonatos nacionais depois do que passou já é uma conquista incrível e ela está de parabéns calorosa por isso, mas poder trabalhar nessa análise da situação talvez seja ainda mais forte.

No fim de semana, ela vai, sem dúvida, assistir ao Grand Slam de Tbilisi e vai adorar assistir, tendo em mente que, mais cedo ou mais tarde, ela quer estar de volta lá. 

Para finalizar, Anja também acrescentou: “Gostaria de agradecer a toda a equipe da IJF pelo trabalho que está sendo feito, também pelo esporte não competitivo, por promover o judô como estilo de vida e por fazer crescer nossa comunidade de judô em todo o mundo. Dá às pessoas um lugar onde podem encontrar amigos, ter um estilo de vida saudável e ter a oportunidade de se provar e melhorar. “Com isso tudo se diz.

Por: Nicolas Messner e Leandra Freitas - Federação Internacional de Judô


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada