sábado, 27 de março de 2021

Grand Slam de Tbilisi: Certeza e Incerteza - Resultados do segundo dia


O segundo dia de um torneio World Judo Tour como o Grand Slam em Tbilisi é sempre mais compacto, com apenas quatro categorias de peso competindo, mas ainda é um dia particularmente dinâmico e espetacular. Este não era uma exceção à regra.

O segundo dia de um torneio World Judo Tour como o Grand Slam em Tbilisi é sempre mais compacto, com apenas quatro categorias de peso competindo, mas ainda é um dia particularmente dinâmico e espetacular. Este não era uma exceção à regra.

A partir das 10h os jogos decorreram um após o outro, seguindo um ritmo veloz no ritmo de Adjaruli ou Baghdadouri (danças tradicionais georgianas). No entanto, várias nações demonstraram sua capacidade de aprender danças locais rapidamente. A Mongólia ganhou assim uma segunda medalha de ouro, com TSEND-OCHIR Tsogtbaatar, após o título de MUNKHBAT Urantsetseg no primeiro dia. Este bom desempenho, sobretudo sabendo que TSEND-OCHIR venceu há duas semanas em Tashkent, permite à Mongólia assumir a liderança no ranking das nações, à frente da Geórgia.

O Canadá sai com força com dois finalistas, incluindo um título, enquanto Brasil e Bélgica venceram as chances em duas categorias ainda muito disputadas.

Existem vários prazos excelentes e seria preciso um adivinho para tirar conclusões agora. Aqueles que estavam em boa forma hoje, ainda estarão em algumas semanas? Aqueles que sofreram, encontrarão os recursos necessários para melhorar seu nível? Estamos longe de ter todas as respostas e os próximos prazos estão cada vez mais interessantes. Antes disso, haverá mais um lindo dia de judô, domingo, 28 de março, em Tbilisi.

-63kg: BEAUCHEMIN-PINARD abre a colheita canadense para o dia

A equipe canadense esteve em grande forma durante o segundo dia do Grand Slam de Tbilisi e começou com Catherine BEAUCHEMIN-PINARD, que confirmou seu papel como favorita da competição ao se classificar para a final, onde encontrou YANG Junxia (CHN), que não aparecia em um pódio internacional desde sua medalha de bronze em 2019 no Grand Slam de Abu Dhabi.

A final começou com dois atletas tentando controlar o adversário, mas com sequências especialmente incertas no chão, onde os dois competidores pareciam capazes de ganhar a vantagem. Foi finalmente BEAUCHEMIN-PINARD quem encontrou a abertura, em pé, após um controle muito rígido da manga para deslizar por baixo com um kata-guruma baixo para ippon.

OZBAS Szofi (HUN), de apenas 19 anos, é um daquelas jovens judocas que estão crescendo, depois de ter surgido nos juniores, agora mostrando o nariz para os mais velhos, sem medo. Campeã mundial júnior em 2019, medalha de bronze em Budapeste em 2020, a jovem voltou a marcar presença no bloco final de uma prova do circuito mundial, pela medalha de bronze, contra o lutador holandês Geke VAN DEN BERG, que volta a se dar bem em Tbilisi , tendo sido finalista aqui em 2019. VAN DEN BERG assumiu a liderança com um contra-ataque forte e dobrou o placar pouco tempo depois para ganhar sua primeira medalha em um grand slam. 

Lucy RENSHALL (GBR) voltou ao bloco final, pela segunda medalha de bronze, contra a vencedora do Grand Slam de Ekaterinburg 2019, Daria DAVYDOVA (RUS). Após trinta segundos do período de pontuação de ouro, o russo pode finalmente contra-atacar uma das inúmeras tentativas de arremesso de quadril do RENSHALL, para ganhar o bronze. 


Resultados finais
 1. BEAUCHEMIN-PINARD, Catherine (CAN) 2. YANG, Junxia (CHN) 3. DAVYDOVA, Daria (RUS) 3. VAN DEN BERG, Geke (NED) 5. OZBAS, Szofi (HUN) 5. RENSHALL, Lucy (GBR) 7. FAZLIU, Laura (KOS) 7. QUADROS, Ketleyn (BRA)

-73kg: Segunda Vitória consecutiva para TSEND-OCHIR

Pela segunda final consecutiva, o Canadá esteve presente, com uma bela atuação de Arthur MARGELIDON. É preciso dizer, mais uma vez, que o canadense não é realmente um estranho. Semeado como número um em Tbilisi, ele terminou em um bom terceiro lugar em Budapeste em 2020. Desta vez, MARGELIDON está subindo uma marcha. Na final encontrou TSEND-OCHIR Tsogtbaatar (MGL), já vencedor em Tashkent há duas semanas, que na semifinal destruiu as esperanças de medalha de ouro do judoca Kosovan Akil GJAKOVA (KOS).

Esta foi uma final interessante, com alguns ataques muito bons do canadense, mesmo que ele sempre pareça engajado em um seoi-nage em câmera lenta, controlando apenas a ponta da manga, mas com algumas fugas impressionantes do mongol. Com dois shido ao lado de seu nome, TSEND-OCHIR olhou um pouco para trás, quando de repente se envolveu com um ko-uchi-gari que marcou um waza-ari. TSEND-OCHIR então só tinha que manter o controle por mais alguns segundos e prestar atenção para não receber um terceiro shido, para ganhar um segundo grand slam consecutivo.

Na primeira luta pela medalha de bronze, foi um velho conhecido da torcida georgiana e do mundo do judô que pisou no tatame. Lasha SHAVDATUASHVILI não é outro senão o campeão olímpico de Londres 2012 e medalhista de bronze do Rio 2016 e ainda tem a motivação para ganhar medalhas. À sua frente, Akil GJAKOVA (KOS), vencedor do Grande Prêmio de Budapeste em 2019 e que quer continuar a provar que Kosovo também está se tornando uma nação que importa para os homens, mas após receber um terceiro shido, GJAKOVA foi derrotado, oferecendo a medalha para a Geórgia e SHAVDATUASHVILI.

O segundo georgiano presente no bloco final faz parte da jovem geração de atletas que já estão com os pés na porta e que pretendem correr para a brecha para inscrever o seu nome no panteão de renomados competidores georgianos nos próximos anos. Aleko MAMIASHVILI (GEO) enfrentou o experiente russo Denis IARTCEV, de trinta e poucos anos. Depois de uma partida muito emocionante, onde os dois atletas marcaram waza-ari, eventualmente Aleko MAMIASHVILI poderia se aproximar do IARTCEV para apresentar um o-uchi-gari, dirigido até o chão com perfeito controle da parte superior do corpo e um perfeito e claro ippon.


Resultados finais
 1. TSEND-OCHIR, Tsogtbaatar (MGL) 2. MARGELIDON, Arthur (CAN) 3. MAMIASHVILI, Aleko (GEO) 3. SHAVDATUASHVILI, Lasha (GEO) 5. GJAKOVA, Akil (KOS) 5. IARTCEV, Denis ( RUS) 7. KARAPETIAN, Ferdinand (ARM) 7. YULDOSHEV, Murodjon (UZB)

-70kg: PORTELA adiciona mais um ouro à sua lista de prêmios 

Não era bom estar entre as favoritas no grupo de -70kg, já que muitas delas foram eliminadas da competição prematuramente. A primeira finalista, porém, não é uma estreante, Maria PORTELA (BRA), que já tem uma boa lista de prêmios em seu currículo com 9 medalhas de Grand Slam até agora, antes do início da final de hoje. À sua frente, uma jovem russa, Madina TAIMAZOVA, já finalista em Doha este ano e que, a cada uma das saídas, mostra cada vez mais confiança.

A final não foi a mais espetacular do dia, já que shido começou a chover sobre os dois competidores, sendo o terceiro concedido a TAIMAZOVA por agarrar o título, dando a oportunidade à PORTELA de conquistar mais uma medalha de ouro no World Judo Tour .

Quinto em Tashkent, há duas semanas, Anka POGACNIK (SLO) se ofereceu mais uma chance de subir no pódio, contra Gulnoza MATNIYAZOVA (UZB), que em Tashkent recentemente levantou um povo inteiro com sua bela medalha de bronze, mas mais uma vez POGACNIK perdeu para MATNIYAZOVA com um uchi-mata espetacular para waza-are.

Para completar o pódio, Joana CRISOSTOMO (POR), apenas 71ª no ranking mundial, se opôs a Gabriella WILLEMS (BEL), segunda em Düsseldorf em 2020. A vitória foi de Gabriella WILLEMS, após assumir o controle do braço de CRISOSTOMO para uma chave de braço e um ippon.


Resultados finais
 1. PORTELA, Maria (BRA) 2. TAIMAZOVA, Madina (RUS) 3. MATNIYAZOVA, Gulnoza (UZB) 3. WILLEMS, Gabriella (BEL) 5. CRISOSTOMO, Joana (POR) 5. POGACNIK, Anka (SLO) 7. ALREBAI, Asma (BRN) 7. COUGHLAN, Aoife (AUS)

-81kg: CHOUCHI dá um grande golpe em Tbilisi

A categoria -81kg é sempre uma das mais esperadas e que oferece um grande show. Mais uma vez, foi o que aconteceu ao longo do segundo dia de competição em Tbilissi. Semente número um, Tato GRIGALASHVILI (GEO) fez o pó acender até a semifinal. Encontrou no seu caminho o belga Sami CHOUCHI (BEL). Sem dúvida o georgiano pensou que isso seria uma formalidade, mas contra todas as expectativas, CHOUCHI mandou GRIGALASHVILI de volta aos estudos, para encontrar no final outra surpresa, o austríaco Shamil BORCHASHVILI, vencedor contra o mundial e medalhista olímpico Antoine VALOIS-FORTIER, também na semifinal.

Depois de apenas doze segundos, BORCHASHVILI assumiu uma liderança muito forte, ao marcar um magnífico ippon que foi logicamente alterado para um waza-ari, com base no vídeo. Talvez um pouco desfocado ou simplesmente porque CHOUCHI esteve em chamas o dia todo, o belga pegou seu oponente com um shime-waza que não deixou chance para BORCHASHVILI. Com esta importante vitória, CHOUCHI volta à corrida pela qualificação olímpica na Bélgica, onde Matthias CASSE é seu principal rival. CASSE, que não estava competindo na Geórgia, continua sendo o número um do mundo.

Após o massacre das fases preliminares, encontramos para a primeira medalha de bronze, Murad FATIYEV (AZE), ainda sem referência no circuito mundial e o experiente Antoine VALOIS-FORTIER (CAN), mas devido a uma lesão, o canadense não pôde competir por outra possível medalha canadense. Murad FATIYEV conquistou assim a medalha de bronze.

Para completar o pódio, Alan KHUBETSOV (RUS), vencedor de um grand slam anterior, em 2014 em Baku, enfrentou Tato GRIGALASHVILI (GEO), que finalmente ganhou a medalha de bronze depois que uma terceira penalidade foi dada a KHUBETSOV por passividade. Esta definitivamente não é a medalha pela qual GRIGALASHVILI veio aqui, mas é uma medalha importante, no entanto.


Resultados finais
 1. CHOUCHI, Sami (BEL) 2. BORCHASHVILI, Shamil (AUT) 3. FATIYEV, Murad (AZE) 3. GRIGALASHVILI, Tato (GEO) 5. KHUBETSOV, Alan (RUS) 5. VALOIS-FORTIER, Antoine ( CAN) 7. EGUTIDZE, Anri (POR) 7. GOTONOAGA, Dorin (MDA)

Por: Nicolas Messner - Federação Internacional de Judô

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada