quarta-feira, 24 de março de 2021

Pesos Pesados são centralizados em Tbilisi


Não é sempre que a categoria feminina dos pesos pesados ​​supera o faturamento em um Grand Slam. Mas, por vários motivos, as + 78kg vão atrair a atenção dos fãs de judô enquanto alguns dos melhores do mundo continuam a caminho de Tóquio. Para alguns dos 513 atletas (284 homens, 229 mulheres) programados para participar de Tbilisi, será sobre a qualificação olímpica. Para outros, é a necessidade de competição de alto nível em preparação para o que em julho provavelmente será o maior evento de suas carreiras no judô. 

Tendo já conquistado três medalhas olímpicas, Idalys ORTIZ (CUB) se prepara para seus quartos Jogos Olímpicos, e a número um raramente perde o pódio. Na outra metade do sorteio estará Maria Suelen ALTHEMAN (BRA) que busca vaga no que seria seu terceiro Jogos. Pressionando fortemente por esse lugar está Beatriz SOUZA (BRA), de 22 anos, que tem suas próprias ideias sobre quem deveria ir para Tóquio. Mas os fogos de artifício começarão (e provavelmente terminarão) com Romane DICKO (FRA), que está em uma forma devastadora, vencendo seus últimos quatro eventos do FIJ Tour e, entre eles, o Campeonato Europeu. Dicko ainda não enfrentou Altheman e aqui em Tbilisi elas estão sorteadas no mesmo tempo. Olhando para jogar de lado todos os itens acima estarão WANG Yan (CHN) e XU Shiyan (CHN) nenhuma das quais foi semeada. A China conquistou uma medalha na divisão superpesada feminina em todos os Jogos. Espera-se que um deles continue essa tradição e outro que receba a medalha aqui em Tbilisi.

DIA UM

Na categoria de -60kg, o número um, Sharafuddin LUTFILLAEV (UZB), vai tentar se recuperar depois de uma chocante saída em casa em Tashkent no início deste mês. Lutfillaev terá muita dificuldade para chegar ao pódio em Tbilisi, onde, mesmo na ausência do atual campeão mundial Lukhumi CHKHVIMIANI (GEO), haverá muitos georgianos. E se Lutfillaev tiver a sorte de evitar, ou habilidoso o suficiente para derrotar os atletas da casa, sempre haverá Tornike TSJAKADOEA (NED), Luka MKHEIDZE (FRA) ou talvez Oruj VALIZADA (AZE) para testá-lo no que parece ser um campeonato nacional da Geórgia.

Tornike TSJAKADOEA (NED) e Luka MKHEIDZE (FRA) no evento IJF Masters, Doha 2021.

Vazha MARGVELASHVILI (GEO) começará como favorito na categoria de -66kg, onde a maior ameaça provavelmente virá de GANBOLD Kherlen (MGL) e YONDONPERENLEI Baskhuu (MGL). A batalha pelo primeiro lugar na categoria para a Rússia continua com a aparição de Yakub SHAMILOV (RUS) e Mikhail PULIAEV (RUS), dois dos quatro russos que têm esperanças de qualificação. Também se espera que Denis VIERU (MDA) esteja entre as medalhas aqui.

A semente número um na categoria de -48kg é MUNKHBAT Urantsetseg (MGL) recém-conquistada pela medalha de ouro em Tashkent. Enfrentando ela estará um grupo de atletas famintas por lugares. As batalhas internas continuam entre Melanie CLEMENT (FRA) e Shrine BOUKLI (FRA), Milica NIKOLIC (SRB) e Andrea STOJADINOV (SRB), bem como Julia FIGUEROA (ESP) e Laura MARTINEZ (ESP). Na esperança de evitar a carnificina estarão Marusa STANGAR (SLO) e Catarina COSTA (POR).

Odette GIUFFRIDA (ITA) é a cabeça-de-chave na categoria -52kg onde parece levar a melhor sobre o campo. Astride GNETO (FRA) é a sementeira número dois. Chelsea GILES (GBR) espera poder manter o ímpeto que a levou à sua primeira medalha de ouro no Grand Slam há pouco mais de um mês, em Tel Aviv. Mariam JANASHVILI (GEO) e Tetiana LEVYTSKA-SHUKVANI (GEO) carregam qualquer esperança razoável que os anfitriões tenham de ganhar uma medalha aqui.

Campeã da Europa, Odette GIUFFRIDA (ITA).

Um número impressionante de 37 atletas batalhará na categoria de -57kg, onde a atual campeã mundial Crista DEGUCHI (CAN) é a cabeça-de-chave número um. Há no papel um grupo forte o suficiente para dar a Deguchi uma forte oposição, mas isso exigirá que elas dêem o seu melhor. Deguchi é um ato de classe e, se no seu melhor, a canadense certamente será forte demais até para nomes como Sarah Leonie CYSIQUE (FRA), Nora GJAKOVA (KOS) e DORJSUREN Sumiya (MGL). Fique atento também para Eteri LIPARTELIANI (GEO) e Daria MEZHETSKAIA (RUS).

DIA DOIS

O momento pode ser perfeito para o campeão olímpico Lasha SHAVDATUASHVILI (GEO) de 2012. Poder competir em casa deve ser uma verdadeira vantagem e o georgiano também será retirado de Akil GJAKOVA (KOS) e TSEND-OCHIR Tsogtbaatar (MGL), que já derrotaram Shavdatuashvili duas vezes. Arthur MARGELIDON (CAN) é a semente número um.

O georgiano do momento é o atual campeão europeu na categoria -81kg Tato GRIGALASHVILI (GEO) de quem muito se espera. Alan KHUBETSOV (RUS) pode se dar um grande impulso com um bom resultado aqui, enquanto Sami CHOUCHI (BEL) e Anri EGUTIDZE (POR) parecem prontos para atuar. O tricampeão mundial Antoine VALOIS-FORTIER (CAN) é o mais experiente de uma forte equipe canadense e será difícil mantê-lo fora do pódio.

Campeão Europeu, Tato GRIGALASHVILI (GEO).

A categoria de -63kg vê apenas duas das oito primeiras sementes vindo da Europa. Há uma força considerável fora dessas oito primeiras e é perfeitamente possível que as medalhas vão principalmente para atletas não classificados. Magadalena KRSSAKOVA (AUT) é semeada número quatro enquanto Daria DAVYDOVA (RUS) é semeada número seis. YANG Junxia (CHN) e TANG Jing (CHN) não são semeados e serão oponentes difíceis.

A atual campeã mundial Marie Eve GAHIE (FRA) e a semente número dois Margaux PINOT (FRA) renovam sua luta pela supremacia no topo do WRL, onde apenas alguns pontos separam a dupla. O pack de perseguição inclui Michaela POLLERES (AUT), Gemma HOWELL (GBR) e a dupla alemã de Giovanna SCOCCIMARRO (GER) e Miriam BUTKEREIT (GER).

DIA TRÊS

Em uma das maiores categorias (44 atletas), a categoria de -90kg oferece uma oportunidade para os atletas não classificados de evitar os oito primeiros. Também significa que provavelmente presenciaremos a matança de gigantes. Dependendo de seu humor, ainda podemos ver algum brilho do ex-campeão mundial Avtandili TCHRIKISHVILI (GEO), enquanto Marcus NYMAN (SWE) precisará tirar vantagem de sua posição elevada de número quatro. Ivan Felipe SILVA MORALES (CUB) é a semente número um.

O atual campeão mundial Jorge FONSECA (POR) deve estar se perguntando quando voltará a ter aquela sensação de conquistar a medalha de ouro. Desde que venceu o campeonato mundial em 2019, Fonseca conquistou uma medalha de bronze do FIJ Tour em cinco eventos. As coisas parecem um pouco diferente para Toma NIKIFOROV (BEL), que em sua 19ª tentativa conseguiu vencer um Grand Slam, quando ele levou o ouro em Tashkent, no início deste mês. O belga está semeado aqui e vai tentar continuar a subir na lista de classificação. Os jovens Onise SANEBLIDZE (GEO) e Ilia SULAMANIDZE (GEO) liderarão o ataque pelos georgianos.

Atual Campeão do Mundo Jorge FONSECA (POR).

Já a dupla vencedora da medalha de ouro do Grand Slam, Gela ZAALISHVILI (GEO), está pronta para roubar a cena na categoria + 100kg, apesar de não ser o número um. Esse privilégio vai para Rafael Silva (BRA), que conquistava medalhas no Grand Slam quando Zaalashvili ainda estava no ensino fundamental. Apenas uma performance de medalha de ouro de Zaalashvili fará aqui. Na ausência do ex-campeão mundial Guram TUSHISHVILI (GEO), Zaalashvili, de 21 anos, tem que impressionar. Fique atento também para Ushangi KOKAURI (AZE), Vladut SIMONESCU (ROU) e um escolhido de fora, Johannes FREY (GER), qualquer um dos quais poderia subir ao pódio.

A França pode lançar mais uma de suas armas desta vez na forma da atual campeã mundial com -78 kg Madeleine MALONGA (FRA) que se senta confortavelmente no topo do WRL. Os alemães ainda estão ocupados com a escolha entre Anna Maria WAGNER (GER) e Luise MALZAHN (GER) e há um lugar que separa Aleksandra BABINTSEVE (RUS) e Antonina SHMELEVA (RUS). Fique atento também para Loriana KUKA (KOS) e Bernadette GRAF (AUT).

Por: Sheldon Franco Rooks - EJU


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada