terça-feira, 23 de março de 2021

Diretoria da Federação de Judô Social do Estado do Rio de Janeiro realizou cerimônia de posse

 
Presidente Eduardo Duarte e o Vice-Presidente Marcos Vinicius 
assinando o termo de posse da FJSERJ

A diretoria da Federação de Judô Social do Estado do Rio de Janeiro (FJSERJ - Judô Social Rio) foi empossada formalmente em 19/12/2020, exatamente três anos depois de ser criada a entidade.

A diretoria executiva envolvida num sentimento de muita alegria, esperança e muita responsabilidade através do Presidente Eduardo Duarte, o Vice-Presidente Marcos Vinicius, o Tesoureiro Michel Gonçalves e o Secretário Geral Marcelo Carvalho, iniciam uma árdua tarefa a frente do Judô Social Rio, o de fomentar o verdadeiro Judô Kodokan no estado do Rio de Janeiro de forma igualitária, com atenção especial aos mais desfavorecidos, crianças e jovens em vulnerabilidade social e pessoas com deficiência.

Quem somos

A Federação de Judô Social do Estado do Rio de Janeiro (FJSERJ) é uma entidade comprometida com o socioeducativo, em caráter social, recreativo, amador e profissional, voltada essencialmente para as pessoas em extrema vulnerabilidade social e com deficiência (PCDs), não excluindo qualquer pessoa que não se enquadre nos preceitos acima, com professores qualificados e dispostos a contribuir com a disseminação dos princípios Kodokan. 

 A FJSERJ tem por objetivo possibilitar a todos o acesso ao esporte de forma integral, para uma melhor formação de cidadãos que busquem o bem comum e o respeito mútuo, seguindo os princípios Bushidô e os ensinamentos do judô Kodokan. Outro objetivo é congregar os filiados, incentivar o aperfeiçoamento e o desenvolvimento do Judô Kodokan, dando apoio à sua prática em todo o estado do Rio de Janeiro, primando-se pelas orientações técnicas, éticas e filosóficas oriundas do Instituto Kodokan, Tóquio/Japão. 

A FJSERJ é uma entidade estadual de administração do desporto judô reconhecida pelo Ministério do Esporte e autorizada pela Lei Pelé. É filiada a Liga Nacional de Judô, que está filiada em nível continental à Confederação Sul-Americana de Judô e a União Pan-Americana de Judô. A LNJ a qual a FJSERJ está filiada, é vinculada ao Comitê Olímpico Internacional (COI), através da Federação Mundial de Judô e da Tafisa.

Palavra do Presidente

A Federação de Judô Social do Estado do Rio de Janeiro (FJSERJ) foi criada com o mesmo propósito do fundador do Judô Kodokan, o japonês Jigoro Kano, tendo como objetivo atender os mais fracos e desfavorecidos. A FJSERJ chega para fazer um judô diferente, seguindo os ensinamentos deixados por seu fundador: integrar aqueles que encontram-se em situações de maior vulnerabilidade social e pessoas com deficiência.

Jigoro Kano criou o judô para agregar, mas esse importante valor se perdeu há muito tempo. Deveria ser prerrogativa a prática de incluir, entretanto, a nossa modalidade tem se tornado excludente e não podemos permitir que o judô perca sua essência e filosofia.

No judô passei por todas as etapas. Fui aluno, atleta, instrutor, árbitro, professor, técnico, coordenador e agora presidente de uma entidade que tem em seu DNA o social. No âmbito do judô inclusivo, sou o precursor do judô para surdos no país com conquistas olímpica, mundial, sul-americano entre outras, além de ser uma referência da inclusão das pessoas com deficiência em competições convencionais e responsável pelo fomento do Judô Para Todos no país, trabalho esse que coordenei em outra entidade. Esta é uma causa a qual milito há quase 30 anos e conheço de perto as dificuldades dos projetos sociais e dos judôs clubes de pequeno porte em possibilitar os alunos estarem se filiando e participando de eventos realizados pelas entidades estaduais. Outro problema encontrado frequentemente é o judoca que alcança com perseverança a faixa marrom sonhando em se tornar um faixa preta, mas que esbarra nos elevados custos dos exames. Sonho esse que poucos se aproximam e desistem por não terem condições.

A modalidade judô é uma ferramenta educacional maravilhosa que promove a saúde, a educação, o respeito, a integração e a inclusão. Valores esses que pretendemos resgatar através de uma gestão participativa e para todos. Desta forma, a FJSERJ irá colocar em prática o Jita Kyoei, que segundo Jigoro Kano, significa a prática da solidariedade humana para o melhor bem individual e universal. Como presidente da FJSERJ sei que o nosso caminho não será suave, contudo, afirmo que faremos a diferença em nosso estado, oferecendo a todos a oportunidade da prática do judô, resgatando a essência e a filosofia herdadas por nosso grande Shihan Jigoro Kano.

Sensei Eduardo Duarte

Por: Assessoria de Imprensa da FJSERJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada