Meio-médio conquista seu 13o pódio em 14 competições desde que subiu para a nova categoria, em 2009. Campanha já iguala recorde de medalhas em Mundiais de 2007 e 2010
Leandro Guilheiro conquistou a quarta medalha para o Brasil no Campeonato Mundial de Judô, que está sendo disputado até domingo (28/8) no Palais Omnisports de Bercy, em Paris. O meio-médio ficou com a medalha de bronze ao vencer por ippon Elkhan Rajabli (AZE). Foi a 13a medalha de Guilheiro em 14 competições disputadas desde que subiu para o meio-médio depois do Mundial de Roterdã em 2009. Com as pratas de Leandro Cunha (66kg) e Rafaela Silva (57kg) e os bronzes de Sarah Menzes (48kg) e Leandro Guilheiro (81kg) em Paris, o Brasil já iguala suas melhores participações em Mundiais Sênior em números de medalhas no Rio de Janeiro 2007 e Tóquio 2010.
“Tive um dia difícil aqui em Paris, que é um lugar onde gosto muito de lutar. Não sei o que aconteceu. Dei cabeçada, arranhei o rosto, o peito, os dedos... Mas mostrei força mental e coração. Mesmo quando o judô me abandona, é bom saber que ainda tem o resto”, disse Leandro Guilheiro. “É um pouco decepcionante a medalha de bronze, mas não vou mudar tudo o que vinha fazendo porque não fui campeão como esperavam. É uma conquista o bronze e vou curtir essa medalha. Depois pensarei nos erros para corrigi-los. De qualquer forma, é bom saber que tenho conseguido me manter nas cabeças”, completou Leandro.
Leandro, vice-lider do ranking mundial, venceu seus dois primeiros combates por wazari (3 punições). Foi assim contra Pedro Castro (COL) e Amir Ghasemi (IRI). No duelo com o francês Alain Schmitt, nas oitavas de final, Leandro ganhou na decisão dos árbitros (2 a 1) calando a torcida em Bercy. O brasileiro venceu em seguida Sergio Toma, da Moldávia, mas foi derrotado por um wazari contra três yuko por Srdjan Mrvaljevic, de Montenegro.
Com a medalha de bronze, Leandro Guilheiro marcou 200 pontos no ranking mundial e ficou mais perto da vaga para as Olimpíadas de Londres 2012.
“É quase impossível eu ficar fora dos 22 melhores do ranking. Mas a disputa para Londres 2012 é interna, com o Flávio Canto, que também está bem ranqueado”, observou Guilheiro.
Flávio Canto e Mariana Silva, os dois meio-médios que competiram nesta quinta-feira, não disputaram medalha. Na categoria até 63kg, Mariana perdeu com uma chave de braço para a austríaca Hilde Drexler. Já Flávio Canto começou arrasador, ficando menos de dois minutos no tatame para despachar o mexicano Karim Rezc e o ucraniano Vitalii Dudchyk, ambos com chave de braço. Mas o experiente Canto, quinto colocado no Mundial de 2010, acabou perdendo nas oitavas-de-final para o russo campeão mundial de 2009, Ivan Nifontov.
“Me senti bem fisicamente, mas preciso de seis meses treinando bem para voltar a pegar ritmo”, avaliou Flávio Canto, que ficou afastado dos tatames por sete meses devido a uma infecção no joelho.
Nesta sexta-feira lutam Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg), Tiago Camilo e Hugo Pessanha (90kg). Os combates começam às 9:00 (4:00 de Brasília), já com transmissão da TV Esporte Interativo. As finais são a partir de 15:30 (10:30 de Brasília), com transmissão ao vivo para o Brasil por TV Esporte Interativo, SporTV e Bandsports.
Por: Media Guide Comunicação - CBJ
Foto: Marcio Rodrigues / Fotocom.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!