Os judocas paraolímpicos deficientes visuais Mateus Rodrigues dos Santos e Wodson Barreto Cruz de 19 anos participarão no período de 26 a 31 de agosto das Paraolimpíadas Escolares Edição 2011. O evento contará com a participação dos paraatlétas das modalidades Atletismo, Natação, Futebol de Cinco, Futebol de Sete, Goalball, Tênis de Mesa, Bocha, Tênis em Cadeira de Rodas, Judô e Voleibol Sentado. É dirigido ao segmento de pessoas com deficiência intelectual (DI), deficientes físicos (DF) e deficientes visuais (DV), das faixas etárias de 12 a 19 anos, regularmente matriculados nas escolas do ensino fundamental, médio e especial das 26 Unidades Federativas mais o Distrito Federal.
O Evento terá a participação de 1.820 pessoas entre estudantes, comissão técnica e dirigentes. A organização ficará sob a responsabilidade do Comitê Paraolímpico Brasileiro- CPB com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Prefeitura de São Paulo e Ministério dos Esportes.
Mateus e Wodson que competem pela Seleção Mogiana de Judô Paraolímpico da Secretaria de Esportes e Lazer da Cidade de Mogi das Cruzes/CIPD participarão do evento competindo na Categoria B de 16 a 19 anos da Classe Ligeiro até 60 kg. Santos cursa o último ano do Ensino Médio na E.E. Jornalista Paulo Eduardo Olintho Rehder de Poá e Cruz é estudante do segundo Ano do Ensino Médio da E.E. Homero Fernando Milano da Cidade de Itaquaquecetuba.
O professor Hélio Rong Junior, será o técnico da delegação paulista na competição, salienta que o evento será muito competitivo e seus judocas já obtiveram resultados significativos: Mateus é bi campeão das Paraolimpíadas Escolares e já integrou a seleção brasileira no parapan do México e no mundial para jovens dos E.U.A. em 2009. O judoca Wodson participará da competição pela segunda vez, foi terceiro colocado na edição anterior e atualmente é o campeão brasileiro para iniciantes.
Rong observa que as Paraolimpíadas Escolares têm o objetivo de revelar novos talentos, com o intuito de preparar a nova geração de paraatletas para representar o país nas Paraolimpíadas (Olimpíadas) do Rio de Janeiro em 2016.
Por: Hélio Rong Junior - técnico na Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Mogi das Cruzes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!