Para o êxtase da torcida que lotou o Palais Omnisports de Bercy, não houve surpresas na final do peso pesado do Mundial de Judô. Teddy Riner, de 2,04 m e 130 kg, derrotou o alemão Andreas Toelzer e conquistou seu quarto título do mundo. Um dos maiores judocas da atualidade, o francês de apenas 22 anos venceu o ouro também em 2007, 2009 e 2010. Riner está há três anos sem perder em sua categoria - o último revés ocorreu justamente na semifinal da Olimpíada de Pequim, em que caiu para o uzbeque Abdullo Tangriev.
Se o gigante passeou até chegar à decisão, Riner enfrentou dificuldades na final. Toelzer se arriscou e deu trabalho para o francês, quase chegando a administrar golpes. O judoca da casa, porém, confirmou seu favoritismo a 1min27 do fim da luta e conseguiu seu sexto ippon.
Ao som dos gritos de "Teddy" entoado pela torcida local, o astro conseguiu sua vaga na decisão com um ippon sobre o coreano Sung-Min Kim em apenas 48s.Toelzer, por sua vez, avançou à final depois de imobilizar o cubano Oscar Brayson e obter seu ippon.
Na disputa do bronze, Brayson enfrentou o russo Alexander Mikhaylin e recebeu um wazari com menos de um minuto. O cubano buscou a reação e empatou o placar quando faltavam 30s para o fim do tempo regulamentar a partir de punições ao adversário. O russo conquistou o bronze a partir do Golden Score após punição ao rival. Na outra disputa, Kim conseguiu ippon a 1min12s do final e superou o iraniano Mohammad Rodaki.
O Brasil encerrou sua participação na competição individual com cinco medalhas, um recorde no número de pódios. Leandro Cunha (-66 kg) e Rafaela Silva (-57 kg) ficaram com a prata, enquanto Sarah Menezes (-48 kg), Mayra Aguiar (-78 kg) e Leandro Guilheiro (-81 kg) conquistaram o bronze.
Por: Allan Farina - Terra Esporte
Foto: Marcio Rodrigues - Fotocom.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!