domingo, 21 de agosto de 2011

França: Astros do judô são premiados na Ópera de Paris antes do Mundial.

A Federação Internacional de Judô (IJF) realizou neste domingo, na noite de Paris, a celebração dos 60 anos da entidade. O evento, ocorrido dois dias antes do início do Mundial da modalidade, teve como palco a luxuosa Ópera de Paris, no centro da capital francesa, cidade que recebe o evento. De quebra, a organização premiou os melhores atletas da história do judô.

Os convidados chegaram ao local no início da noite e entraram no histórico edifício por meio de um longo tapete vermelho. Observados por curiosos, judocas do passado e do presente, além de autoridades do esporte, entraram vestidos com roupas de gala. A festa contou também com um jantar, além da premiação.

O uzbeque Rishod Sobirov foi escolhido o melhor judoca masculino da atualidade. Ele disputará a categoria -60 kg no Mundial, a mesma categoria do brasileiro Felipe Kitadai. Já a japonesa Yoshie Ueno, atual bicampeã do mundo, recebeu o prêmio entre as judocas da atualidade. Ela é concorrente de Mariana Silva na categoria -63 kg.

O judô da casa teve motivos para comemorar. O francês David Douillet, tetracampeão mundial e medalhista de ouro nas Olimpíadas de Atlanta e Sydney, foi selecionado como maior judoca da história.

Entre as mulheres, a honra ficou com a japonesa Ryoko Tani, bicampeã olímpica (em Sydney e Atenas) e heptacampeã mundial. "O Brasil tem um judô que evoluiu muito, especialmente o feminino. Atualmente compete em alto nível", afirmou Tani.

O Mundial de Judô ocorre entre 23 e 28 de agosto em Paris. O Brasil tem 19 atletas na disputa, que envolve 949 judocas dos cinco continentes do globo. O sorteio das chaves da competição será realizado nesta segunda-feira.

Por: Allan Farina - Terra Esportes
Foto: Allan Farina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada