segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Festa de estrelas em Paris em aniversário do judô.


Estrelas do desporto mundial de antanho como a ginasta romena Nadia Comaneci e o jogador alemão Lothar Matthaus, prestigiaram a festa pelo 60 aniversário da Federação Internacional de Judô.

Uma festa especial na elegante Opera Garnier, horas antes do início do 28 Campeonato Mundial de judô, que reunirá a ao redor de 940 competidores de 136 países a partir de amanhã terças-feiras no Palais Omnisports de Paris-Bercy.

Já quase na curva dos 50 anos, Nadia Comaneci, nove vezes medalhista olímpica com cinco medalhas douradas, se uniu à homenagem junta a Matthaus, o ex-capitão da Mannschaft, e os lendários judocas Ryoko Tani (Japão) e David Douillet (França).

Precisamente Douillet foi um dos premiados do encontro, como Melhor Judoca Masculino da história. Sua marca, impressionante: monarca olímpico em Atlanta-96 e Sydney-2000 e em quatro ocasiões campeão mundial nos pesos pesados.

Ryoko Tani obteve similar distinção no ramo feminino. Seis medalhas em encontros olímpicas, delas duas de ouro em Sydney-2000 e Atenas-2004 na divisão dos 48 quilos, se disse lista para retornar aos judogi em seus 36 anos de idade.

Quanto à liça que arranca nesta terça-feira, os expecialistas adiantaram que pela primeira vez em muitos anos o país berço do judô, Japão, enfrentará uma resistência sem precedentes, após praticamente arrasar no passado ano.

Durante o torneio mundial em Tóquio, os anfitriões ganharam 23 medalhas, com 10 títulos, mas agora, além de enfrentar em casa a uma poderosa seleção da França, está a particularidade de que os atletas buscam estabelecer para os Jogos Olímpicos de Londres.

Uma das atrações do campeonato será o possível final em todos os pesos do ídolo local Teddy Riner, atual campeão da órbita mas derrotado em data recente pelo nipônico Daiki Kamikawa.

A Federação Internacional de Judo (IJF, por suas siglas em inglês), anunciou ademais ontem que se estudam novas regras para fazer mais atraente a este desporto.

Durante o congresso bianual efetuado aqui e a propósito da festa em Garnier, Marius L. Vizer, presidente da IJF, se congratulou dos avanços experimentados no mundo pela América Latina e Caribe estarão representados por 16 países no torneio, com Brasil, Cuba e Argentina entre os favoritos para atingir medalhas no 28 torneio mundial, com sede no Palais Omnisports de Paris-Bercy de 23 a 28 de agosto.

Além do Brasil e Cuba, o grupo da América Latina e Caribe compõem-no Argentina, Barbados, Colômbia, El Salvador, Equador, Guatemala, Haiti, Honduras, Venezuela, México, Panamá, Paraguai, Porto Rico e Uruguai.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada