Evento vale 100% dos pontos na corrida pelas vagas nas Olimpíadas de Londres 2012. Brasil será representado por nove judocas
A seleção brasileira disputa neste fim de semana (28 e 29), na Rússia, o Grand Slam de Moscou, etapa do Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô e evento que conta pontos para o ranking olímpico para as Olimpíadas de Londres 2012. Moscou recebe o segundo grand slam da temporada 2011 e o primeiro dentro da janela de 100% de pontuação para os Jogos. O Brasil será representado por Sarah Menezes (48kg), Erika Miranda (52kg), Rafaela Silva (57kg), Mayra Aguiar (78kg), Felipe Kitadai (60kg), Leandro Cunha (66kg), Hugo Pessanha (90kg), Daniel Hernandes (+100kg) e Rafael Silva (+100kg).
No Grand Slam de Moscou, a medalha de ouro conta 300 pontos no ranking, enquanto a prata 180 e o bronze 120. Segundo o critério da FIJ, os 22 homens e as 14 mulheres mais bem colocadas na lista garantem presença em Londres.
No sábado competem os atletas das categorias até 48kg, 52kg, 57kg e 63kg, no feminino, e 60kg, 66kg e 73kg, no masculino. No domingo, entram no tatame os judocas dos pesos 70kg, 78kg, +78kg, no feminino, e 81kg, 90kg, 100kg e +100kg, no masculino.
Nesta sexta-feira (27) a organização do evento realizou o sorteio das chaves da competição. Na categoria até 60kg, Felipe Kitadai está de bye na primeira rodada e espera o vencedor do confronto entre Ashey Mckenzie (GBR) e Alexander Lundqvist (SWE). Leandro Cunha (66kg) também aguarda uma rodada para saber se o seu adversário de estréia será Georg Reiter (AUT) ou Pawel Zagrondinik (POL). No 90kg Hugo Pessanha pega o vencedor de Marvin Huisman (NED) e Parviz Sobirov (TJK). No peso pesado, Daniel Hernandes e Rafael Silva pegam russos na primeira rodada. Daniel enfrenta Andrey Volkov, enquanto Rafael Silva luta com Aslan Kambiev. No feminino, Sarah Menezes (48kg) faz sua primeira luta com Gayane Arutiunyan (ARM). Erika Miranda (52kg) terá pela frente Lichuan Zhang (CHN). Rafaela Silva (57kg) encara Shareen Richardson (NED). Já Mayra Aguiar (78kg) luta com Dinara Kakharova. Competem no Grand Slam de Moscou 463 judocas de 63 países.
Segundo o coordenador técnico internacional da Confederação Brasileira de Judô, Ney Wilson, o fato de o Grand Slam de Moscou ser o primeiro evento deste nível valendo 100% dos pontos no ranqueamento para Londres 2012, atraiu muitos competidores. Porém, segundo o coordenador, é possível notar algumas diferenças.
“Os países, inclusive o Brasil, estão selecionando mais os atletas que vão aos eventos. Ainda vieram muitos judocas por este torneio acontecer na Europa e, para a maioria dos países, ser menos oneroso. Mas é um momento de estratégia das comissões técnicas”, explica Ney Wilson, que também comentou os adversários dos brasileiros. “Analisando friamente as chaves, tivemos atletas com um pouco mais de sorte, como a Sarah Menezes, Mayra Aguiar, Hugo Pessanha e Rafael Silva. Mas isto não significa que os demais não avancem no evento. Terão um pouco mais de dificuldade, porém, se superarem estes primeiros confrontos, têm tudo para chegar longe”.
Além da adversária de estreia, a judoca Erika Miranda destacou um outro inimigo em Moscou: o clima seco.
“Ano passado eu senti bastante e vim mais preparada desta vez. Fiz uma preparação muito boa e estou confiante. Sabíamos que não teríamos luta fácil aqui e faz parte. O importante é não se sentir pressionado por isto”, diz Érika.
Esta será a segunda vez que o vice-campeão mundial Leandro Cunha (66kg) competirá no Grand Slam de Moscou. Em 2010, o judoca estava se recuperando de uma lesão no joelho e não conseguiu um bom resultado. Esta ano, espera que a história seja diferente.
"Minha categoria é muito disputada e ter numa só competição a certeza de encontrar quatro russos é um grande desafio. Além deles, todo o leste europeu estará aqui. Mas, em eventos como os grand slams não se pode escolher adversário", diz Leandro Cunha.
Por: Media Guide Comunicação - CBJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!