terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Em parceria com a AJJF e com o Sport for Tomorrow, CBJ lança o Manual O Ensino do Judô com Segurança


A Confederação Brasileira de Judô promoveu nesta segunda-feira, 30, o lançamento do Manual de Ensino do Judô com Segurança, produzido pela All Japan Judo Federation (Federação Japonesa de Judô) e traduzido para o português, para ser disponibilizado aos professores e judocas brasileiros. O documento foi apresentado pelo professor da Universidade de Tsukuba, Hirotaka Okada, em um workshop virtual transmitido ao vivo pelo canal Brasil Judô, o canal oficial da CBJ no Youtube. O Manual foi publicado na Biblioteca online da CBJ e pode ser baixado gratuitamente. 


 “Nossos agradecimentos ao Governo Japonês pela possibilidade que ali atrás nos proporcionou, com a proposta do legado olímpico de incluir o Brasil nessa proposta do Judô do Amanhã. Esse feito nos proporcionou uma enorme contribuição ao Judô formativo do nosso país, a construção e a possibilidade do avanço do Judô nas escolas”, agradeceu o presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges. “Muito conscientes de nossas responsabilidades, nós estamos muito próximos da efetivação de uma comissão voltada para esse segmento do Judô educacional, o Judô nas escolas. Queremos continuar proporcionando ao povo brasileiro, aos profissionais de Judô do Brasil, essa condição de estar cada vez mais se aperfeiçoando na verdadeira e única escola de Judô do mundo”, complementou. 

A transmissão contou com dois momentos especiais. Abriu com o workshop ministrado pelo sensei Okada diretamente do dojô de Tsukuba e se encerrou com a solenidade de lançamento do Manual prestigiada por autoridas brasileiras e japonesas representando instituições como a Embaixada do Japão no Brasil, o Comitê Olímpico do Brasil, a Federação Japonesa de Judô, o Comitê Brasileiro de Clubes, o Conselho Federal de Educação Física e o Sport For Tomorrow. 

 “Acho esse workshop fundamental e muito significativo para todos os envolvidos no Judô brasileiro. No Brasil, muitas crianças estão começando a praticar Judô, portanto é essencial que os orientadores previnam e forneçam orientações para segurança. Então acredito que a introdução do ensino do Judô com segurança será útil para todos”, ressaltou Hiroyuki Suzuki, primeiro secretário de cultura e publicidade da Embaixada do Japão no Brasil e representante do governo japonês na solenidade.

“O Manual do Judô com Segurança é um documento que já teve sua eficácia comprovada no Japão e agora poderá ser utilizado pelos professores e judocas brasileiros. O aprendizado do Judô precisa ser prazeroso, e é fundamental que o primeiro contato do jovem com o esporte seja feito de maneira lúdica, divertida e de forma segura. Só assim é possível multiplicar o número de praticantes e dar prosseguimento ao desenvolvimento da modalidade”, destacou Rogério Sampaio, campeão olímpico de Judô e diretor geral do Comitê Olímpico do Brasil.

O workshop integra uma série de eventos de capacitação e intercâmbio de conhecimento promovidos pela CBJ em parceria com a Embaixada do Japão e o governo do Brasil, que assinaram, neste ano, um memorando de cooperação esportiva entre os países.

Autoridades presentes no Lançamento do Manual de Ensino do Judô com Segurança:

1. Sr. Silvio Acácio Borges (Presidente da Confederação Brasileira de Judô).

2. Sr. Rogério Sampaio (Diretor Geral do Comitê Olímpico do Brasil).

3. Sr. Hiroyuki Suzuki (Primeiro Secretario de Publicidade e Cultura da Embaixada do Japão no Brasil) - Representante do Governo Japonês e responsável pelo projeto.

4. Sr. Takumi Kawahara (Director de Sport for Tomorrow)

5. Sra. Chizuru Sasaki (Representante do departamento Internacional, All Japan Judo Federation)

6. Sr. Kei Iwabuchi (Especialista, Departamento de Olimpíada e Paralimpíada, Agência do Esporte do Japão).

7. Sr. Hirotaka Okada (Professor Associado, Universidade de Tsukuba)

8. Sr. Yú Shishido (Sport for Tomorrow)

9. Sr. Ryosuke Kimura (Sport for Tomorrow)

10. Sr. Akio Shiba (Técnico de Equipe e Professor da Escola de Assistência Médica em Yokohama, Heisei Iryo Gakuen)

11. Sr. Jorge Steinhilber (Presidente da Conselho Federal de Ed. Física)

12. Sr. Daniel Dell’Aquila (Presidente do Instituto Kodokan Brasil)

13. Sr. Matheus Theotônio (Gerente de Esporte Comitê Brasileiro de Clubes)

14. Sra. Thiara Bertoli (Gestora Técnica Nacional e de Eventos da CBJ)

15. Sr. Ademir Shultz (professor representante do intercâmbio BRA x JPN)

16. Sr. Hatiro Ogawa (Instituto Kodokan Brasil)

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada