quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

CBJ premia os destaques individuais da Copa Brasil Interclubes de Judô


Seis grandes clubes de Judô do Brasil competiram, de 25 a 29 de novembro, pelo título inédito da Copa Brasil Interclubes de Judô. O Esporte Clube Pinheiros levou a melhor na disputa e garantiu a medalha de campeão na competição organizada pela CBJ, e apresentada por Bradesco, patrocinador oficial do Judô brasileiro há mais de 10 anos. Em um duelo muito equilibrado, o Minas Tênis Clube ficou com a medalha de prata. Já o bronze foi para a equipe do Paineiras do Morumby.

Com disputas espetaculares e viradas emocionantes, diversos atletas se destacaram, mostraram seu talento, raça e determinação e foram premiados individualmente nas categorias: Melhor Atleta; Atleta Revelação; e Ippon de Ouro; além do Trófeu Jita Kyoei, que premiou a equipe com o maior espírito esportivo da competição.

Confira abaixo os destaques individuais, masculinos e femininos, da Copa Brasil Interclubes de Judô

MELHOR ATLETA - Rafael Buzacarini (Paineiras do Morumby/90kg) e Maria Taba (Minas Tênis Clube/57kg)

Levando o prêmio de melhor atleta entre os homens, Rafael Buzacarini (Paineiras/+90kg) saiu da competição com 100% de aproveitamento, após conquistar cinco vitórias em cinco lutas disputadas. Na fase de grupos, o vice-campeão pan-americano foi o responsável por classificar sua equipe para as semifinais ao ser sorteado para competir na luta de desempate, batendo seu adversário por ippon.

“Fiquei muito feliz pelo reconhecimento de ser o melhor atleta masculino da competição e ainda conseguir trazer o resultado da medalha de bronze para a minha equipe em uma competição bastante importante para os clubes e para o retorno do Judô. Espero continuar lutando nesse alto nível e conseguindo trazer mais medalhas”, destacou Buzacarini.

Já entre as mulheres, Maria Taba (Minas Tênis Clube/57kg) competiu em quatro combates, vencendo três deles por ippon, ajudando sua equipe a chegar até a disputa da grande final e conquistando o troféu de melhor atleta feminina.

ATLETA REVELAÇÃO - Wilgner Mendes (SESI/90kg) e Maria Diniz (Paineiras do Morumby/70kg)

No prêmio de atleta revelação, Wilgner Mendes (SESI/90kg) levou o troféu masculino ao demonstrar toda sua técnica, força e perseverança na competição. Na luta de desempate contra o Instituto Reação, pelo Grupo B, coube ao atleta de apenas 20 anos a glória de classificar sua equipe para a próxima fase, após vencer seu adversário por waza-ari.

"Esse reconhecimento da competição foi muito bom pra mim. Com esse resultado eu me sinto mais confiante, porque essa competição foi muito grande e esse resultado individual e com a minha equipe do Sesi foi ótimo para mim", analisou Wilgner Mendes.

Com apenas 18 anos, Maria Diniz (Paineiras do Morumby/70kg) chamou a atenção por seu ritmo eletrizante durante os combates, batendo de frente com atletas já experientes e consagradas como Maria Portela e Beatriz Souza. Na disputa pelo 3º lugar, a bicampeã brasileira garantiu a medalha de bronze para sua equipe após vencer sua luta por ippon, fechando o confronto em 4 x 0 para o Paineiras.

“Eu fiquei super feliz em receber esse prêmio, ser uma das mais jovens do evento e lutar com as meninas mais experientes foi bem complicado para mim, mas acredito que fiz boas lutas. Esse prêmio me motivou muito mais a voltar pra casa, treinar mais e corrigir meus erros para fazer uma atuação melhor na próxima competição”, celebrou Maria Diniz.

IPPON DE OURO – Maria Taba (Minas Tênis Clube/57kg)

Com três vitórias por ippon durante a competição, Maria Taba (Minas Tênis Clube/57kg) arrematou para si o prêmio de melhor ippon da Copa Brasil Interclubes de Judô após projetar Catarina Silva (SESI/57kg) em um golpe perfeito. Sua vitória no duelo garantiu ao Minas Tênis Clube o primeiro lugar no Grupo B, sendo o único clube a passar invicto pela fase de grupos.

“Eu fiquei muito feliz com tudo isso. Eu treinei bastante, minha sensei pegou muito no meu pé também. Eu não lutei na minha categoria, lutei em uma categoria acima. Nós fizemos umas estratégias, também, e ainda bem que deu certo”, comemorou a judoca, única atleta a conquistar dois prêmios individuais na competição.

TRÓFEU JITA KYOEI – Instituto Reação

O Jita Kyoei, um dos princípios morais do Judô, que significa solidariedade para benefício e crescimento mútuos, foi o fio condutor do Instituto Reação durante a disputa da Copa Brasil Interclubes de Judô. Mesmo desfalcada de dois atletas, a equipe carioca seguiu na competição, demonstrando respeito aos adversários e ao evento, além de mostrar toda sua união ao fazer frente nos duelos e levar seus dois confrontos do Grupo B para a luta de desempate.

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada